quarta-feira, 6 de julho de 2022

Salvador: Contraproposta para implementação da EC120 pode sair hoje

 







Os agentes de saúde de Salvador estão numa expectativa só: O que vai ocorrer na mesa de negociação hoje, logo mais às 16h, entre Thiago Dantas e as Entidades Unificadas? Sai alguma contraproposta da gestão? Será boa? Será ruim? Ficam todas as gratificações? Sai alguma?

Ninguém sabe ao certo. O fato é que o dindim ainda não caiu no Fundo Municipal de Saúde (FMS). Falar de gasto sem o dinheiro em mãos é um complicador. Se tivéssemos um gestor com políticas de valorização dos servidores,  isso não seria o problema. 

Enquanto isso, vamos ouvindo as mais esdrúxulas opiniões: " só os ACSs terão o piso",  "nada de negociação",  "é só cumprir".

Seria ótimo se tivéssemos uma contraproposta hoje,  mas que fosse boa , trazendo significativa remuneração aos agentes de saúde soteropolitanos. 

Certamente, a implementação da Emenda Constitucional 120/2022 em Salvador não será sem perda. Nem adianta torcer o nariz e ficar repetindo o mantra: "nenhum direito a menos", no que tange às gratificações. Estou entre aqueles que torcem para que a retirada não seja significativa. 

Infelizmente, devido ao limite de repasse para os ACEs, estamos em desvantagem argumentativa contra a truculenta gestão. É bem verdade que a EC120 é lei maior que obriga o cumprimento dela por parte dos gestores. Gestores essses que recebam a verba da União, responsável pelo repasse integral do vencimento  não inferior a dois mínimos.

Nessas circunstâncias,  negociar é mais que importante , faz-se necessário. Se em outros municípios o buraco é mais embaixo, em Salvador, o buraco fica mais embaixo ainda.

Só espero que consigamos resolver isso logo e que seja vantajoso para todos nós. 




5 comentários:

  1. Não acho nenhuma falta de senso. É lei , tem que cumprir. Sobre as gratificações, o município, pode tirar a que ele tem direito a tirar. O que a" unificação" tem que saber, é que a categoria não é cega , nem tapada como antes, e o município TB. Se antes só existiam ACS ou ACEs, hoje na categoria, existem já advogados, enfermeiros( as), etc. Ninguém mais é cego . Nem quanto a Gestão , nem aos que se dizem " nos representar". É Lei. Cumpra-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente,até porque a prefeitura assume 100% sozinha outras categorias enquanto a nossa ela recebe verbas do gov federal.
      Os professores também têm piso nacional e gratificações que incide em cima do base e não foi preciso retirar nada.

      Excluir
  2. https://www.mikaelsampaio.com/post/câmara-de-vereadores-de-salgueiro-aprova-piso-salarial-dos-agentes-comunitários-de-saúde-e-endemias

    ResponderExcluir
  3. As gratificações são direitos adquiridos por mais de 10 anos. Mesmo assembléias em diário ele não pensou 2 vezes para cortar. A Lei está ai, pode ter portarias, ou acordos para reduzir o valor a ser pago, mais não somos obrigados a aceitar. Quem aceitar ou se vender. Quando se aposentar vai vê a besteira que fez, pois a grana um dia acaba. Vamos na pegada de nenhum direito a menos e a luta nossa é agora. As outras categorias como transalvador, ganha bem superior, e ainda tem os plantões que aumentam bem mais. Vamos nos valorizar, rumo ao curso técnico, boa parte já tem o curso superior, e vamos tbm em busca as melhorias salarias. Nenhum direito a menos!

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...