domingo, 1 de maio de 2022

Dia do Trabalhador: Reivindicar e defender direitos

 










O mês de maio já se inicia e começa com importante feriado, mas não é um feriado qualquer. Trata-se de uma data comemorativa na qual se celebra o Dia do Trabalhador ou Dia do Trabalho. O presidente Artur Bernardes decretou feriado nesta data em 1925 por influência dos imigrantes europeus, que em já em 1917 realizavam paralisações para reivindicar direitos trabalhistas. No entanto, ela tem referencial mais antigo, que foi uma greve geral realizada no dia 1o. de maio de 1886, em Chicago, centro industrial dos Estados Unidos. Os trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho e saíram às ruas para fazer reivindicações.

Sendo assim, é uma chamada à reflexão sobre as condições nas quais todos os trabalhadores realizam suas atividades, bem como a garantia de seus direitos trabalhistas, que sofrem constantemente ataques de governos que não valorizam a classe trabalhadora.

Os agentes de saúde de Salvador conhecem bem essa situação. Desde o então prefeito ACM Neto e, agora, seu fiel escudeiro, o mandatário da capital baiana, Bruno Reis, que essa categoria é demasiadamente desvalorizada. Ganha um dos piores vencimentos básicos da prefeitura (R$877,07, quando deveria ser, por Lei do Piso Nacional, R$1.550,00), sem reajuste salarial há 7 anos, sem correção no auxílio alimentação, além do auxílio fardamento capenga, que malmente consegue suprir a necessidade da aquisição do uniforme. Ou seja, é uma desvalorização total, inclusive os servidores já marcaram assembleia com indicativo de greve para o dia 4, às 9h, em frente à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador.

Fica, portanto, o abraço a todos os trabalhadores pelo seu dia e o desejo de fazer desta data comemorativa momento de conscientização, reflexão e luta. Feliz Dia do Trabalhador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...