domingo, 23 de junho de 2019

Entendendo o nascimento do profeta João Batista

Liturgicamente, celebramos o nascimento de São João Batista no dia 24 de junho. Grande figura humana e o maior profeta do Antigo Testamento. De seu primo Jesus recebeu o maior louvor: " Entre os nascidos de mulher, ninguém é maior que João" ( Lc 7,28). Entre os santos católicos, é o único que se celebra o nascimento, e não a morte, como os demais santos. Essa data foi escolhida pela Igreja Católica em contraposição a rituais pagãos que celebravam em 24 de junho o solstício do verão ( dia com maior luminosidade do sol) no Hemisfério Norte . Luciana Chianca, professora de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), faz um excelente comentário sobre isso:

Antes da evangelização da Europa,"a diferença entre as estações é bem marcada por um contraponto: o solstício de verão – dia com maior duração da luminosidade do sol (21 de junho) –, e seis meses depois, o solstício de inverno – dia menos beneficiado pela luz solar (21 de dezembro). Entre os mais importantes cultos solares, registrava-se por toda a Europa a queima noturna de fogueiras no solstício de verão, para festejar a vitória da luz e do calor sobre a escuridão e o frio. A Igreja Católica adotou esses marcos cósmicos, atribuindo aos primos João e Jesus dois momentos de honra para seus nascimentos: o primeiro, perto do solstício de verão; o segundo, perto do solstício de inverno”.

Dessa forma, festejos pagãos são ressignificados é incoporados ao calendário cristão. O simbolismo, por exemplo , de acender folgueiras passa a ser o anúncio de nascimento do profeta João. A pesquisora Lúcia Rangel nos informa  "que Santa Isabel era muito amiga de Nossa Senhora e, por isso, costumavam visitar-se. Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que dentro de algum tempo nasceria seu filho, que se chamaria João Batista.

Nossa Senhora então perguntou:

— Como poderei saber do nascimento dessa criança?

— Vou acender uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que João nasceu. Mandarei também erguer um mastro com uma boneca sobre ele.

Na tradição cristã, João Batista é conhecido por  ser o precursor do messias, de quem prepararia o caminho. "Eis que  envio o meu mensageiro à frente dele, para lhe preparar o caminho. Uma voz grita no deserto: 'Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas' " ( Mc 1, 2-3).

Ao celebrarmos, portanto, o nascimento de São João Batista, devemos nos atentar para o convite que nos faz para uma mudança radical de vida, baseada na solidariedade, na recusa da extorsão, da violência e da ameaça, sobretudo com os pobres e desvalidos ( cf. Lc 3,11-14). Dessa forma, o Batista preparava o caminho do Senhor, a chegada da Boa Nova.

Brinque em paz! Feliz São João!




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...