sábado, 15 de junho de 2019

Agentes de saúde de Salvador unem protesto e solidariedade com doação de sangue no dia 17


Em campanha salarial, os agentes de combate às endemias (ACEs) e os agentes comunitários de saúde (ACSs) da capital baiana vão fazer doação de sangue coletiva ,na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), no próximo dia 17 de junho, segunda-feira. O ato tem dois viés : um de solidariedade, em comemoração ao Dia Mundial do Doador, porque doar sangue é salvar vidas. E outro de protesto contra  a Prefeitura de Salvador, que não cumpre a lei do Piso Nacional há 5 anos. Os servidores já participaram de duas Mesas de Negociação, mas a gestão não propôs nada de concreto. Outra rodada de negociação deve ocorrer no dia 11 de julho. Por conta disso, os ACEs e ACSs, em assembleia, decidiram por estado de greve.


Os trabalhadores que doarem sangue têm, por lei, a garantia de 3 três dias de folga. "É uma maneira inteligente e solidária de suspender as atividades, mas respaldados na legislação municipal", comentou Enádio Careca, presidente da Associação dos Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces).

Em decorrência do feriado de Corpus Christi no dia 19, só vão retornar às atividades no dia 25. "Seria bom que todos se comparecessem à Hemoba na segunda-feira (17). Vamos protestar ajudando quem precisa", afirmou Cléber Bispo, diretor da Aaces.

A Hemoba fica na Avenida Vasco da Gama, ao lado do Hospital Geral da Bahia (HGE). O funcionamento para doação de sangue começa das 7h30min  às 18h30min. Há alguns pré - requisitos básicos para poder fazer a doação:


a) Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
b) Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
c) Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
d) Não fumar por pelo menos 2 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...