Os agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) da capital baiana receberam sem alarde o anuncio do prefeito ACM Neto, na tarde de terça-feira (9), sobre a indicação de Léo Prates (DEM) para a pasta da Saúde. Sabe-se que Prates é aliado de Neto e, portanto, está alinhado às políticas do prefeito.
Apesar disso, o novo secretário tem a oportunidade de corrigir as muitas injustas das quais os ACEs e ACSs são objeto. O vencimento inicial de R$877,07 é uma delas. O descumprimento da Prefeitura de Salvador em não implantar o Piso Nacional da categoria - apesar de receber os recursos federais - talvez seja a maior das injustiças contra esses servidores. Nessa mesma esteira, está a retirada do Horário Ininterrupto.
O que os agentes de saúde desejam , na verdade, não é nada além de ter os seus direitos respeitados. Não é favor nem condescendência, é conquista garantida por lei. Sendo assim, o novo secretário de Saúde, Léo Prates, tem a oportunidade de efetivar isso, marcando a história dos ACEs e ACSs soteropolitanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário