A data-base dos servidores da Prefeitura de Salvador é maio. A Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) - bem como outras entidades representativas da categoria - já apresentou, antecipadamente, a pauta de reivindicações discutida e aprovada pelos agentes de saúde em assembleia à gestão. Apesar disso, até o momento, nada de concreto foi oferecido aos trabalhadores. É verdade que já houve rodadas de negociação, porém por puro enfeite.
Sem chegar a acordo ainda, uma nova Mesa de Negociação deve ser realizada quinta-feira, dia 11. Desta vez, espera-se que os pleitos dos agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) possam ser atendimentos pelo prefeito ACM Neto. Os ACEs e ACSs reivindicam o Piso Nacional, que há 5 anos Neto não efetivou, apesar de receber os recursos federais para implantá-lo, e a manutenção do Horário Ininterrupto, modalidade de serviço que minimiza exposição dos trabalhadores a períodos críticos de violência no campo de trabalho. Essas são as principais reivindicações da categoria na Campanha Salarial 2019.
Por conta do imbróglio, a semana deve iniciar com mobilizações na Câmara de Vereadores da capital baiana. A maior expectativa, porém, está voltada para a rodada de negociação que deve ocorrer na próxima quinta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário