segunda-feira, 13 de junho de 2022

Opinião: Confira o que foi o encontro extraoficial de agentes com Thiago Dantas

 







Se você não ouviu, certamente terá oportunidade de escutar o áudio que está circulando nos grupos de Whatsapp sobre reunião de um grupo de agentes de saúde com o secretário de Gestão, Thiago Dantas. No áudio, Ivando Antunes, presidente da Associação dos Agentes de Saúde do Estado da Bahia (Aasa- BA), explica o que ocorreu lá. Antunes afirma que participou dela não como representante das Entidades Unificadas, mas apenas como um agente de saúde convidado. O objetivo era saber como as lideranças da categoria estavam tratando com a prefeitura  a respeito da Emenda Constitucional120/2022. Pelo aúdio , ficou claro que as Entidades Unificadas estão fazendo o dever de casa de acordo com o que os trabalhadores esperam: o base não inferior a dois salários mínimos e sem perda de nenhuma gratificação, postura considerada por Thiago Dantas como inflexível.


Para quem anda questionando a atuação dos líderes sindicais, a reunião é prova cabal de que não há motivos para desconfiança, já que realizam um trabalho sério e com muita competência; inclusive o secretário chegou a sugerir aos agentes lá reunidos que ajudassem as Entidades a serem mais flexíveis no tocante às gratificações.


Segundo o áudio, Dantas afirmou que o município não  questiona a determinação da Emenda Constitucional 120/2020, mas o problema estaria no reflexo das gratificações sobre o base. Por isso questionado sobre uma contraproposta, ensaiou elevar  o nível 1 para R$1.790. Com o reflexo  da progressão, a categoria ficaria com o base de mais ou menos R$2.468, incidindo sobre esse valor as gratificações , fora a do SUS e periferia. Não se trata de uma proposta oficializada, mas ensaiada pelo gestor, que, sequer, a apresentou às Entidades Unificadas.

Portanto, estamos diante de uma reunião não oficializada, que não tinha o objetivo de discutir propostas, mas apenas de saber como as lideranças estão conduzindo as discussões sobre o cumprimento da EC120 com a prefeitura. Provou-se que a condução  se realiza dentro dos limites do que os trabalhadores esperam de sua liderança e, pela preocupação de Thiago, infere-se que está sendo feita com competência e muita firmeza.


Um comentário:

  1. bom dia, caro colega Bira. Não entendi essa elevação de nível? Se nosso salário virá da união ($R 2424). esse valor 2468 é acrescentando 44 reais a mais da prefeitura é isso?

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...