Agentes comunitarios de saúde (ACSs) e agentes de combate às endemias (ACEs) baianos participam do Encontro Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias no auditório central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) nesta manhã de sexta-feira (3). O evento foi idealizado pelo deputado federal Zé Neto e contou com as presenças de Ilda Correia, presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Conacs) e da Diretoria da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces), dentre outros convidados.
Com o tema Resistência, Luta e Vitória, os servidores querem aglutinar forças e manter-se resistentes à desvalorização sofrida pela categoria diante de gestores intransigentes que não cumprem legislação que beneficia a categoria. A Emenda Constitucional 120/2022, que estabelece o vencimento não inferior a dois salários mínimos, além da aposentadoria especia e o adicional de insalubridade, foi um dos principais temas do encontro.
Alguns municípios baianos já até anteciparam o pagamento do "novo piso", mas centenas ainda não, todos puxados pelo carro-chefe, que é Salvador, que tem tradição histórica de não valorização dos ACEs e ACSs, exemplificada na não implantação do Piso Nacional e na mudez oficial sobre o cumprimento da EC120.
O encontro estadual é de grande relevância para os agentes de saúde porque, além de tratar de questões caras aos agentes como a EC120, serve como reforço à luta dos trabalhadores em todo Estado", comentou Cléber Bispo, ACE e diretor da Aaces.
Nenhum comentário:
Postar um comentário