Neste domingo, celebramos a Imaculada Conceição de Maria. Imaculada quer dizer sem mácula, sem mancha, toda pura; conceição, gerada, formada, concebida. A santíssima Virgem Maria foi gerada sem a mancha do Pecado Original em virtude da maternidade do Verbo de Deus, Jesus Cristo; o Mestre não poderia herdar uma "carne" tocada pelo pecado. Foi assim porque Deus mesmo o quis. Esta incompatibilidade entre Maria e o pecado já havia sido profetizada no livro do Gênesis.
"Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre tua linhagem
e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar" ( Gn 3,15-16).
Se nós somos salvos depois da queda, Maria foi salva antes de cair, foi preservada. Recebeu por antecipação os méritos da salvação trazida por Cristo na cruz. Daí a saudação surpreendente do anjo Gabriel a ela: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor é contigo! Ela ficou intrigada com essa palavra e pô-se a pensar qual seria o significado da saudação" (Lc 1,28-29).
Na Igreja Católica, a profecia de que "Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventura, pois o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor" (Lc 1,48) se realiza continuamente.
Se Eva é a mãe da humanidade decaída porque disse não a Deus, Maria é a nova Eva, mãe da humanidade renascida em Cristo pelo seu sim e obediência ao projeto divino. A amamos porque foi nos dada como mãe da Igreja por Cristo na Cruz. "Mulher, eis aí seu filho. Depois disse ao discípulo: "Eis tua mãe" ( Jo 19,26-27 ). Dizemos diuturnamente como Santa Isabel: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite? ( Lc 1,42-43).
Maria é a Mãe Conselheira que sempre nos pede: "Fazei tudo que ele (Jesus) vos disser" (Jo 2,5). Ser devoto dela significa se comprometer em amar o próximo, novo mandamento dado por Jesus. "Isto vos mando: amai-vos uns aos outros" (Jo 15,17). Sua
Imaculada Conceição é a realização plena daquilo que falara São Paulo aos efésios: " Nele nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor" (Ef 1, 4).
Salve a Imaculada Conceição de Maria! Rogai por nós, Mãe, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.