Salvador sediou o Seminário Novo Financiamento da Atenção Básica e Curso Técnico dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). O evento foi realizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), no Auditório Zezéu Ribeiro, e contou as presenças do deputado federal Jorge Solla, do presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) , Enádio Nunes, Dra. Elane, Antônio Brito, cerca de 450 ACEs e ACS de 147 municípios da Bahia,dentre outros.
No encontro foram debatidos os seguintes temas:
* Proposta do novo financiamento da atenção primária;
* Curso técnico dos ACEs e ACSs
* Piso Nacional, dentre outros.
Das discussões, foram deliberadas propostas de alterações à Portaria 2979/2019, a saber, garantir cobertura mínima à população pelos ACSs , fixar teto de pessoas a serem cadastradas por equipe de saúde da família e pactuar um limite de pessoas a serem acompanhadas por cada ACS, considerando acessibilidade geográfica, distinguindo zona rural de zona urbana e a vulnerabilidade da comunidade assistida.
A iniciativa é de suma importância porque ajuda a fortalecer a luta pela defesa de um serviço de saúde pública prestado com qualidade, bem como a valorização dos profissionais, garantido-lhes formação especializada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário