sábado, 30 de novembro de 2019

Advento: tempo de esperança por excelência



Domingo começa um novo Ano Litúrgico, uma nova era, uma nova longa caminhada na qual reviveremos as ações salvíficas realizadas por Jesus. O Advento é a porta de entrada desse novo calendário religioso. São quatro semanas de preparação ao nascimento do Senhor. É um período de alegria contida, mas que se transbordará no Natal.

A esperança é o sentimento que move e enche o coração de  homens e mulheres que se preparam para receber Jesus Cristo, o Emanuel - o Deus-conosco -, que nasce em Belém. Trata-se do acontecimento histórico mais importante até hoje registrado na caminhada da humanidade.

Atualmente, vivemos tempos difíceis. A violência graceja na sociedade, a intolerância religiosa e ideológica é alimentada por autoridades políticas que  deveriam  combatê-la. Direitos das classes menos favorecidas são retirados sob alegação de destravar o crescimento do País, quando na verdade a intenção é favorecer os que já  gozam das benesses do poder.
Neste cenário,  o Advento nos convoca a renovar a esperança em Deus, que nunca nos abandona, e vem caminhar conosco. Ou seja, mesmo diante dos sinais de morte que nos cerca e desafia, não estamos sós, órfãos, mas com a força divina que nos encoraja para lutar contra as forças injustas e desumanizadoras imiscuídas no nosso interior e no seio da sociedade.
"Como o sol nasce da aurora, de Maria nascerá Aquele que a terra cerca em jardim converterá. Ó Belém, abre teus braços ao Pastor que a ti virá, Emanuel, Deus-conosco, vem ao nosso mundo vem". Que assim seja! Abramos nossos corações para nos preparar ao nascimento de Jesus. Que a esperança seja nosso guia durante este tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...