sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Salvador: Agentes de saúde estão morrendo de câncer; há alguma relação com os produtos químicos utilizados?


Cléber Bispo, diretor da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces), foi um dos entrevistados ontem na Rádio Cajazeiras 87,9. O sindicalista tocou num ponto que consideramos muito relevante:a morte de alguns agentes de saúde vítimas do câncer. Sabemos que esses servidores trabalham com produtos químicos, os quais, de alguma forma, impactam sobre a saúde deles. Embora o líder sindical não tenha feito nenhuma relação direta entre as mortes e os produtos químicos utilizados, a falta de exames periódicos deixa margem para muitas interpretações.


O fato é que existem muitos colegas adoecendo e indo a óbito. Além disso, já foi exposta à gestão a necessidade dos exames, mas até o momento nenhuma providência foi adotada. Enquanto isso não ocorrer, a especulação de que os colegas estão falecendo em decorrência dos larvicidas usados ganha corpo e faz parte do imaginário dos agentes de saúde da capital baiana.

Para dirimir essas dúvidas, a Prefeitura de Salvador precisa realizar os exames com médicos especialistas no assunto, de modo que os trabalhadores tenham a garantia de que não estão correndo risco de se contaminar ao utilizarem os produtos químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...