sexta-feira, 1 de junho de 2018

Santo Antônio: Pregador da Boa Notícia e exemplo de lutra contra a opressão

Nada melhor do que começar o mês com pensamentos positivos, desejando o melhor para nós mesmos e para o próximo. A energia positiva atrai o bem e alavanca a vontade de viver e construir coisas boas, sobretudo os agentes de saúde que estamos em plena campanha salarial.

Que nos deem licença os colegas que não partilham conosco a fé em Deus ou que não têm a mesma perspectiva religiosa que apreciamos. Hoje se inicia o mês de junho. Nele, festejamos figuras que deixaram marcas indeléveis na história da humanidade: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. Agora, queremos fazer uma singela referência a Santo Antônio, para quem inicia nesta sexta-feira (1º) uma trezena.

Fernando de Bulhões ( seu nome original) nasceu em 1195, em Lisboa, numa família rica e nobre, entrou na Ordem de Santo Agostinho e, aos 25 anos, foi ordenado sacerdote. Movido por ardoroso amor à causa de Jesus, foi ao encontro de São Francisco de Assis, tornando-se um renomado professor de teologia dos frades de Bolonha. Chegou a ser eleito superior provincial dos franciscanos do norte da Itália, mas queria mesmo era pregar a Boa Nova e socorrer os mais necessitados.

Erudito em assuntos bíblicos e famoso pelos eloquentes sermões que fazia, Santo Antônio foi um homem forte, destemido, intolerante contra os opressores dos fracos e contra o clero que não testemunhavam a fé que professavam. Muitos milagres foram atribuídos à sua intercessão. Morreu com 36 anos de idade em 13 de junho de 1231, nos arredores de Pádua, na Itália. Em 1232 foi canonizado e recebeu o título de Doutor da Igreja.

Sua luta implacável contra os opressores dos fracos e necessitados é um exemplo para os servidores da Prefeitura de Salvador, que sofrem o descaso e opressão de um gestor que não se preocupa nem valoriza seus trabalhadores.

Oração

Senhor, conceda-nos a graça de ser movidos 

pelo mesmo espírito que moveu seu servo Antônio,
de modo que nos comprometamos com a luta pela 
justiça social e contra toda espécie de opressão contra
os irmãos mais necessitados e os servidores da prefeitura de Salvador. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo, 


amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...