A semana da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs) em Brasília foi marcada por muitas articulações para aprovação da MP827/2018. Houve reunião da presidenta da Conacs, Ilda Correia, o presidente da Comissão Mista, que apreciará a MP827, Raimundo Gomes, com o Ministério da Saúde. O gestor da pasta afirmou que não é contrário à MP827 nem contra o reajuste do piso, mas é preciso garantir verba no orçamento financeiro da União. Providência essa que foi tomada pelo deputado André Moura ao colocar no relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) a garantia do reajuste do piso salarial nacional dos agentes de saúde.
Apesar desses avanços durante esta semana nas articulações em favor da aprovação do MP827 e do reajuste do piso, a questão enfrenta empecilhos. "Isso não é fácil, é muito complicado de se entender. Não é fácil, não vai ser fácil a gente vencer os obstáculos", afirmou Ilda, presidenta da Conacs. Ainda segundo ela, a greve dos caminhoneiros prejudicou bastante a tramitação da MP827/2018 e do reajuste do piso por conta dos cortes que o governo fez na saúde para subsidiar a redução do preço do óleo diesel, mas que a categoria "tem força política suficiente para vencer essa guerra", finalizou.
Na próxima semana, a Conacs fará uma convocação da categoria para acompanhar o relatório do senador Cássio Cunha. Ouça o vídeo abaixo de Ilda Correia no qual detalha essas informações.
LOGO APÓS A REUNIÃO COM O MINISTRO DA SAÚDE,ILDA ANGÊLICA SE REUNIU TAMBÉM COM O LIDER DO GOVERNO DEPUTADO FEDERAL ANDRÉ MOURA QUE TAMBÉM É UM FORTE PARCEIRO DA CATEGORIA,E O MESMO TEVE A PREOCUPAÇÃO MEDIANTE A FALA POSITIVA DO MINISTRO DA SAÚDE,DE TRATAR DE COLOCAR DENTRO DO RELATÓRIO FINAL DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS,A INCLUSÃO E A GARANTIA DO REAJUSTE DO PISO SALARIAL NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE.
ISSO FOI FEITO PARA FACILITAR A APROVAÇÃO DA EMENDA QUE TRATA DO REAJUSTE NA MP 827/18,E QUE GARANTIRÁ O TÃO SONHANDO REAJUSTE DO PISO SALARIAL NACIONAL DOS ACS E ACE DE TODO BRASIL.
SEMANA QUE VEM ESPERA-SE QUE O RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO MISTA TAMBÉM ESTEJA PRONTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário