2a.parte - O assunto de hoje é plural das siglas e sua presença no texto.
Quando é mencionada pela primeira no texto, deve ser escrita primeiramente por extenso, observando duas maneiras diferentes:
a) Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces);
ou
b) Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador - Aaces.
Observou? No primeiro exemplo, foi escrita primeiramente por extenso, seguida da sigla entre parênteses. No segundo exemplo, também foi escrita primeiramente por extenso, depois a sigla separada por um hífen. Se no mesmo texto ela voltar a ser mencionada, deve ser escrita apenas a sigla, no caso, Aaces. Viu como foi fácil? Avancemos então.
Como podemos pluralizar as siglas? Observe os exemplos abaixo:
a) Os ACEs terão reajuste no vencimento básico de 10%.
b) Dois PMs foram atingidos com pedras durante a greve dos caminhoneiros.
Notou como é fácil pluralizar as siglas? Basta acrescentar um s minúsculo. Mas, aqui e acolá, vemos a pluralização das siglas feita com o acréscimo do apóstrofo, seguido de s minúsculo, mas é um erro. Portanto, nunca as pluralize assim:
a) Os ACE's terão reajuste...
b) Dois PM's foram atingidos...
Lembrando que a função do apóstrofo é indicar a supressão ou retirada de uma letra, como no caso de Dias de Ávila = Dias D'ávila . O apóstrofo foi utilizado para marcar a supressão da letra e. Sendo assim, não poder ser utilizado para marcar o plural das siglas.
Chegamos ao final do nosso assunto. Até a próxima semana.
Ubiraci Moraes é licenciado em Letras e Pedagogia e pós-graduado em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.
Ubiraci Moraes é licenciado em Letras e Pedagogia e pós-graduado em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário