quinta-feira, 21 de junho de 2018

Os agentes de saúde garantem 5,5% em julho; demais servidores da saúde não receberão

Já estamos em junho, mas o imbróglio da Campanha Salarial de 2018 de parte dos servidores de Salvador não foi resolvido. Em particular os trabalhadores da Saúde, a situação está complicada, uma vez que os 5,5% da progressão de carreira não serão aplicados mais em 2018.


Resultado de imagem para Imagem de progressão de carreira
Os agentes de saúde fogem a essa regra porque receberão os 5,5% em julho deste ano, conforme a Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) e o Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia (Sindacs - BA) já divulgaram. Além disso, as entidades lutam para que esse mesmo percentual da progressão de carreira seja mantido no Plano de Cargos e Vencimentos dos Agentes de Saúde (PCV) . Dois fatores são favoráveis para que isso ocorra.


Primeiro é o impacto financeiro. Sabemos que os agentes de saúde correspondem a quase 50% dos servidores da Saúde, mas têm um base ínfimo de R$831,34 cujo impacto financeiro dos 5,5% é bem menor se comparado ao menor base dos outros servidor, que chega  a mais de R$2.000,00. Segundo são as estratégias adotadas pelas entidades que representam a categoria - o Sindacs - BA, mas, sobretudo, a Aaces. São táticas que valorizam o diálogo e a demonstração de como os agentes vêm sendo desvalorizados pela prefeitura. Portanto, são estratégias inteligentes, que evitam o ataque pessoal, tão desnecessário, diríamos até provocador de resistência por parte da gestão.

Há uma expectativa de que depois do São João as negociações avancem mais, apontando para um desfecho da campanha salarial dos agentes de saúde.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...