Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva concluiu que 49% dos brasileiros ignoram o conceito de transgênero ou trans. Essa razão nos levou a explicar melhor o termo para que as dúvidas sejam sanadas.
De acordo com as convenções sociais, existem apenas dois gêneros: masculino e feminino. Essa identidade de gênero estava diretamente ligada ao sexo biológico. Se uma criança nascesse e tivesse um pênis, era "naturalmente" ligada ao gênero masculino, por exemplo.
Um transgênero, no entanto, é aquela pessoa que, mesmo nascendo com um pênis, não se identifica com o gênero masculino.Ela dota um comportamento do sexo oposto. Ou seja, não é o seu sexo que determina seu gênero: poder nascer com sexo masculino é ter o gênero feminino ou nascer com o sexo feminino e ter o gênero masculino. O transgênero sente-se estar no corpo errado.
Outro ponto a ser esclarecido é que a identidade de gênero não está obrigatoriamente relacionada à orientação sexual. Isto é, uma mulher transgênero (homem que se identifica com o gênero feminino) pode ser homossexual se sentir atração sexual por mulheres ou heterossexual se sentir atração por homens.
Para concluir, há ainda a necessidade de se fazer a diferença entre transgênero e transexual. O transgênero não faz mudança de sexo; se fizer, torna-se um transexual. O termo contrário ao trangênero é o cisgênero, ou seja, o indivíduo que tem sua identidade de gênero relacionada ao seu sexo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário