segunda-feira, 13 de maio de 2019

Celebrar Nossa Senhora de Fátima é colocar-se a favor dos oprimidos, marginalizados e pobres


Hoje reverenciamos a Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora de Fátima. A mãe do Senhor apareceu a três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, enquanto brincavam perto de um local chamado de Cova da Iria. A Senhora de Fátima pairava sobre a copa de uma pequena árvore chamada azinheira e tinha uma beleza incomparável, segundo relato dos três videntes.


Se fizermos uma síntese do que foi a mensagem de Fátima, a palavra evidenciada é conversão. Converter significa mudar de rumo, de direção, caminhar em direção a uma vida plena, na qual a justiça, a solidariedade, o perdão e o amor sejam os princípios que guiem a caminhada do homem e da mulher neste mundo. Ou seja, é a tônica de Jesus no começo da sua pregação pública na Galileia: " O tempo se cumpriu, e o Reino de Deus está perto. Convertam-se e acreditem no evangelho" ( Mc 1,15).

Essa boa notícia a Virgem Maria já sinalizava no seu cântico: "Eis que, de agora em diante todas as gerações me considerarão feliz, pois o Todo-poderoso fez grandes coisas por mim. Ele agiu com a força de seu braço. Dispersou os arrogantes de coração. Derrubou dos tronos os poderosos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu os ricos sem nada" ( Lc1,48- 49. 51-53)

Ou seja, a boa notícia proclamada por Jesus acolhe os marginalizados, os oprimidos, os pobres e sofredores; são chamados a fazer parte de uma nova civilização, onde Deus é reconhecido como Pai todo amoroso, e os homens e as mulheres, como filhos e filhas que se amam, se perdoam, se ajudam e fazem do amor regra de vida. Mas lança também um julgamento a quem vive guiado pelo egoísmo e faz das suas riquezas e poder um serviço a si próprio.

Celebrar Nossa Senhora de Fátima é compreender que a Virgem de Nazaré é instrumento de Deus no mundo, é sinal que aponta para seu Filho e sempre diz: "Façam tudo o que ele disser" (Jo 2,5). Compreender também que as lutas travadas contra o Sistema Financeiro, que promove injustiças sociais, relegam muitos a pobreza ou a uma vida subumana  estão em consonância com o Cântico de Maria, que mostra o compromisso de Deus com a causa dos pobres, famintos e marginalizados.

Salve Nossa Senhora de Fátima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...