quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Festa do Bonfim: Só entende bem quem ama

Resultado de imagem para Imagem de convivência religiosa católico e candomblecistaHoje , dia 17 de janeiro, todos caminhos levam à Sagrada Colina, a Igreja do Bonfim. Católicos celebram Jesus Crucificado sob o título de Nosso Senhor  Bom Jesus do Bonfim, lembrando o significado profundo que tem o Crucificado na tradição cristã.  O apóstolo Paulo, escrevendo aos coríntios, afirma: " Os judeus pedem sinais, e os gregos andam em busca de sabedoria; nós, porém, anunciamos Cristo crucificado, que para os judeus, é escândalo, para os gentios é loucura, mas para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, é Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus" (1Cor 1,22-23). Continua o apóstolo, " Pois não quis saber outra coisa entre vós a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado" (1Cor 2,2).  Ou seja,  Cristo crucificado é expressão máxima do amor de Deus para com a humanidade. "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos" ( Jo 15,13).

Apesar disso, muitos se escandalizam, ainda,  com a imagem de Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim. Não poderia ser diferente, somos muitos presos ao egoísmo, à indiferença e, sobretudo, à falta de amor. Quem não ama nunca poderá entender a linguagem da cruz, do Crucificado. Além disso, fica refém das doutrinas que pregam a discriminação, a intolerância e a incapacidade de abraçar a diversidade e a diferença. Sem amar, é quase impossível respeitar a alteridade, o outro como diferente de mim, com suas ideias, com suas orientações sexual e religiosa. Celebrar Senhor do Bonfim, portanto, é ir ao encontro do sagrado, do Deus que se fez homem e se deixou crucificar por amor a todos os homens e a todas as mulheres. Ou seja, caminhar até a Colina Sagrada é desejar a paz, é vencer o preconceito , é lutar contra a intolerância nas suas variadas matizes.

Por isso que na Lavagem pouco importa se é católico ,candomblecista ou evangélico, sob o olhar do Senhor do Bonfim, o importante é entender a mensagem da cruz e desejar profundamente viver o amor que dela emana. A Festa da Lavagem do Bonfim nos mostra que a convivência com a diferença pode ser harmônica e tolerante; é um exemplo.

Salve Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...