No final da manhã desta terça-feira (10), o presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces), Enádio Careca, concedeu entrevista ao apresentador Suíca no Programa de Olho na Cidade, da TV Baiana.
O sindicalista falou sobre a última Mesa de Negociação realizada com os secretários Thiago Dantas, da Gestão, e Léo Prates, da Saúde.Segundo ele, foi uma reunião "acalorada", não houve avanços nessas negociações, mas os gestores se comprometeram em apresentar uma proposta formal ainda nesta semana.
O líder dos agentes de saúde da capital baiana demonstrou muita sobriedade e compromisso com a verdade ao falar das recentes vitórias com as ações judicais exigindo o pagamento do Piso Nacional, bem como seu retroativo. Cabe recurso , e a Prefeitura de Salvador certamente irá recorrer da decisão. Isso significa dizer que a discussão segue para o Supremo Tribunal de Justiça (STF), que deve demorar muito para colocá-la em pauta. Além disso, se houver ganho de causa, o pagamento virá em forma de precatório, o qual dura décadas e mais décadas para ser cumprido. Por isso, gostaria de "dizer com muita tranquilidade para a categoria que entre ganhar e receber há um caminho muito longo", pontuou Enádio.
Uma das condições que a gestão colocou para que uma proposta possa ser efetivada é a retirada das ações contra a prefeitura movidas pelos trabalhadores. Ao ser formalizada, essa questão deve ser apreciada pela categoria em assembleia.
Não falou mas ameças quanto a tirar as gratificações caso fizéssemos greve ou continuar com as ações na justiça e o que ele supôs foi pagar o piso incorporando alguma gratificação e sem recebimento dos ativos passado.
ResponderExcluir