domingo, 17 de janeiro de 2016

Missa e procissão encerram homenagens ao Senhor do Bonfim

  • Fiéis participaram de procissão na tarde deste domingo - Foto: Edilson Lima | Ag. A TARDE
    Fiéis participaram de procissão na tarde deste domingo
Os fogos de artifício e as batidas dos sinos anunciavam o início da esperada Missa Solene em homenagem ao Senhor do Bonfim. A celebração, que aconteceu neste domingo, 17, às 10 horas, na Colina Sagrada, é um dos eventos responsáveis por encerrar os festejos em homenagem ao santo. As atividades religiosas também incluíram a Recitação do Terço da Misericórdia e a Procissão dos Três Pedidos, às 16 horas.
O governador Rui Costa decidiu começar a véspera do seu aniversário na grande missa. Ele, que completa nesta segunda, 18, 53 anos de idade, chegou à basílica ao lado da esposa, a primeira-dama Aline Peixoto. Rui falou sobre sua emoção em visitar a Igreja do Senhor do Bonfim todos os anos e reforçou a importância dessas celebrações para a renovação da fé.
"Venho aqui, primeiro, para participar do encerramento dessa festa belíssima. Segundo, porque tenho a felicidade desse período festivo coincidir com a proximidade do meu aniversário. Vir aqui é sempre um momento para agradecer. Além disso, também é preciso renovar pedidos de paz, saúde e serenidade", afirmou.


Rui Costa participou de missa em comemoração antecipada de aniversário (Foto: Margarida Neide | Ag. A TARDE)
Fé pelas ruas
Os fiéis encheram todos os espaços da basílica, também se espalhando pelas ruas. Sob o comando do bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio de Almeida, o cortejo entrou na igreja entoando cânticos e espalhando incensos pelo ambiente.
Emília Barbosa veio de Itabuna especialmente para acompanhar a Missa Solene. Acompanhada da filha Carla e da neta Maria Ísis, ela conta que sempre fica emocionada ao pisar no Igreja do Senhor Bonfim. Para ela, essas celebrações evidenciam a riqueza do sincretismo baiano.
"Trouxe minha neta de três meses para assistir a missa pela primeira vez. É tão bonito ver que a tradição dos corais continua preservada aqui. Fico com lágrimas nos olhos quando ouço as músicas. É um momento de agradecer e renovar os pedidos para nosso santo", completa Emília.
A aposentada Zélia Rita frequenta todas as etapas dos festejos de Senhor do Bonfim desde criança. Ao lado dos pais, ela aprendeu a importância de reforçar todos os anos a sua fé no santo. "Não gosto muito da lavagem, mas, na Missa Solene, eu sempre estou. Eu tenho muita fé em Senhor do Bonfim, nosso Jesus crucificado".
Já Graça Cavalcante, moradora do bairro da Graça, diz que essa é a primeira vez que presencia a força da Missa Solene. Ela explica que fez uma promessa de ir todos os domingos à Basílica do Bonfim e aponta que foi importante a coincidência de presenciar o evento neste ano. "Sinto que estou limpando todas as energias ruins. É uma renovação".
Bahianotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...