Com o Tempo do Advento, inicia-se o novo Ano Litúrgico de 2019. No calendário religioso, é o período de 4 semanas que antecedem o Natal. Assim, é preparação para a chegada de Jesus, que nasce no Natal. "Preparem o caminho do Senhor, aplainem as suas veredas. Todo vale será preenchido, montes e colinas serão abaixados, o torto será endireitado e o escabroso será nivelado e todo mortal verá a salvação de Deus" ( Lc 3,4-6). Ou seja, trata-se de uma boa notícia, algo de bom irá acontecer. Há esperança!
Aliás, a esperança é o mote desse período litúrgico. Por isso é necessário arrumar a casa, deixar tudo bem limpo para que o visitante possa encontrar acolhida. A fé e a esperança é a arrumação indispensável para que a mensagem natalina fomente e contagie a todos que estiverem a nosso redor. Dessa forma, movido por esse espírito, somos capazes de enfrentar as agruras da vida porque somos homens e mulheres iluminados pela esperança que nasce em Belém.
Quando olhamos a violência e a corrupção que se alastram por todos os setores da nossa sociedade, nos sentimos abatidos, desolados e tentados a mergulhar nesse caos sem nenhuma perspectiva. Os sinais de morte pululam nos meios de comunicação. Aí que mensagem de esperança torna-se robusta e nos impulsiona a lutar contra essa situação. Preparar-se para o Natal significa, antes de qualquer coisa, que podemos lutar, lançando mão de todos instrumentos que possam transformar a nossa realidade. Ou seja, a esperança nos mobiliza, nos lança para a ação. O desafio, no entanto, é acreditar na mensagem do Natal. Como diz um belíssimo canto: " Como o sol nasce da aurora, de Maria nascerá Aquele que a terra seca em jardim converterá. Ó Belém, abre as portas ao pastor que a ti virá: Emanuel, Deus Conosco, vem ao nosso mundo vem!"
Preparemos, portanto, o nosso coração, nos deixando animar pela esperança e pela fé, de modo que as nossas ações sejam sinais de que é possível construir um mundo melhor. Feliz novo Ano Litúrgico de 2019 e uma boa preparação para o Natal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário