O Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia (Sindacs - BA), em vídeo divulgado nas redes sociais, desmascara as pessoas que tentaram tumultuar a assembleia dos agentes de saúde convocada pelo Sindacs - BA e pela Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces). Aldenilson Rangel, coordenador estadual do Sindacs, afirmou que o Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps) propôs aos secretário de Gestão, Thiago Dantos, que anulasse os acordos feitos com os servidores e desse 2,5% de aumento linear. Na prática, queria que os agentes de saúde não obtivessem os 5,5% já fechados com a prefeitura. Vale salientar que os demais servidores da saúde não têm mais direito à progressão de carreira automática, depois da aprovação do PLC 01/18 na Câmara de Vereadores, e, portanto, não recebem mais neste ano.
Essa foi a razão por que algumas pessoas tentaram inviabilizar a aprovação da proposta da prefeitura. Felizmente, tal empenho foi em vão, porque a maioria absoluta dos agentes que se encontrava na Praça Castro Alves aprovou. Como foram derrotados, logo se empenharam em desqualificar a assembleia, dizendo que foi manipulada, quando na verdade, foram eles que tentaram manipulá-la. Mas nas redes sociais a manipulação tomou corpo e os agoureiros de plantão colocaram nos grupos do whatssap e em blog a afirmação de que a assembleia foi falsa.
Na verdade, os agentes de saúde de Salvador representam quase a metade dos servidores da saúde, embora tenham um vencimento inicial ínfimo; além disso, são os trabalhadores que engrossam as mobilizações e dão visibilidade às assembleias convocadas pelo Sindseps. Obviamente, se a proposta da prefeitura fosse acatada pelos agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate às endemias (ACEs), o Sindseps perderia muito no seu confronto com a Prefeitura de Salvador. Ou seja, suas assembleias ficariam ainda mais desidratadas, sem força política.
Portanto, essa é a lógica dos que distorcem e tentam manipular o resultado legal e soberano da assembleia ocorrida na Praça Castro Alves, no último dia 5 de julho. Prejudicando os ACSs e ACEs, garantiriam força nas mobilizações em favor dos outros servidores da Saúde. Foi justamente essa maracutaia que o vídeo do Sindacs - BA está desmascarando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário