Depois de muitas rodadas de negociação e com pouco avanço na contraproposta da Prefeitura de Salvador, os agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) da capital baiana, em assembleia realizada no dia 5 de julho, acataram a proposta da Gestão de parcelar em 12 vezes o retroativo da progressão de carreira retida em 2016, finalizando a Campanha Salarial de 2018. No acordado, alem do parcelamento, os 5,5% de mudança de nível também serão aplicados já no mês de julho.
Hoje (6), reconhecendo a deliberação dos servidores na assembleia da Praça Castro Alves, a Gestão recebeu a Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) e o Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia (Sindacs - BA) para finalizar a campanha salarial dos ACEs e ACSs de Salvador.
O acordo firmado entre as entidades representativas da categoria e a prefeitura foi semelhante ao realizado com os servidores da Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito do Município (Astram) e dos engenheiros e arquitetos, no qual os trabalhadores tiveram enquadramento de um nível no plano de cargos e vencimentos, e aqueles que não foram enquadrados tiveram reajuste de 2,5%. Os servidores da Astram ainda tiveram o pagamento do retroativo dos avanços fixado em 20 parcelas.
Não foi o ideal, mas o possível dentro da conjuntura atual. Embora os velhos agoureiros conhecidos dos agentes de saúde tentassem politizar a soberania da assembleia realizada no dia 5 de julho e a negociação firmada entre a Aaces, o Sindacs - BA e a Gestão, o bom senso mostra que foi o caminho mais viável. Por isso, as entidades estão de parabéns pela maneira prudente, respeitosa e sensata como conduziram a campanha salarial deste ano.
Não foi o ideal mas foi o possível.... afff.... melhor não comentar
ResponderExcluir