sexta-feira, 6 de julho de 2018

Conheça a Língua, Agente! Entre mim e ele ou entre eu e ele?

images (6)
Olá, pessoal! O Brasil não avançou na Copa, mas precisamos continuar avançando no nosso conhecimento acerca da Língua Portuguesa. O estudo de hoje, na verdade, é uma extensão da aula anterior. Observe os exemplos:

a) Entre mim e ela não há nada.

b) Entre eu ficar aqui e ir embora,  prefiro viajar.

Notou, na primeira oração, que,  depois da preposição entre, empregou-se o pronome oblíquo mim? Está corretíssimo o emprego. Ou seja, após preposição, geralmente, o pronome a ser empregado é o oblíquo. Vejamos outros exemplos:

* Isso fica entre mim e ela. Mas não: Isso fica entre eu e ela.

* Entre mim e ela há diferenças incontornáveis. Mas não: Entre eu e ela há diferenças incontornáveis.

Já na segunda oração, depois da preposição entre, foi empregado o pronome eu mais o verbo no infinitivo ficar. Todas as vezes nas quais  tivermos a seguinte construção: preposição + pronome + infinitivo, o pronome a ser empregado é o  reto, isso porque exerce a função de sujeito na oração. Outros exemplos:

* Entre eu namorar e estudar, prefiro namorar. Mas não: Entre mim namorar e estudar, prefiro namorar.

* Entre eu casar e ter dor de cabeça, quero a dor de cabeça. Mas não: Entre mim casar e ter dor de cabeça, quero a dor de cabeça.

Resumindo: Depois da preposição entre, emprega-se o pronome pessoal do caso oblíquo tônico mim. No entanto, se depois da preposição aparecer um verbo no infinitivo, emprega-se o pronome do caso reto eu.

Gostou do nosso estudo de hoje? Um forte abraço e até o próximo sábado.

Ubiraci Moraes é licenciado em Letras e Pedagogia e pós-graduado em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...