terça-feira, 8 de maio de 2018

Febre amarela: Por precaução, moradores da Nova Sussuarana devem se vacinar contra a doença

Já é sabido  que há um caso  suspeito de febre amarela no bairro da Nova Sussuarana. Ações preventivas já estão sendo realizadas na região. Mas a vacina contra a doença é o melhor instrumento de combate. Por isso, os moradores da Nova são orientados a ir ao posto médico para se vacinar.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, transmitida pela picada dos mosquitos infectados. Não há transmissão de pessoa a pessoa. A principal ferramenta de controle e prevenção é a vacina. Existem dois diferentes ciclos de transmissão, o silvestre e o urbano. No ciclo silvestre, os macacos são os principais hospedeiros. Vale ressaltar que eles não transmitem a doença ao homem. O ser humano só se contamina se entrar em matas e for picado pelo mosquito. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro, sendo que a transmissão ocorre pelo Aedes aegypti, o mesmo vetor que transmite a dengue, a zika e a chikungunya.


No início, os principais sintomas são: febre, calafrios, dores de cabeça intensa, dores nas  costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa desenvolve febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.



O diagnóstico da doença só pode ser feito por um médico, e o tratamento é sintomático. Como já foi sinalizado, a vacina é o melhor controle e prevenção da doença. Se a pessoa for acometida pelos sintomas descritos acima, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...