sábado, 5 de maio de 2018

Bairro da Mata Escura também tem um caso com suspeita de febre amarela


Não bastasse a Nova Sussuarana, o bairro da Mata Escura, em Salvador, também está com um caso suspeito de febre amarela. A suspeita está sendo investigada, e as ações preventivas cabíveis serão adotadas.

Um pente fino está sendo feito no bairro da Nova Sussuarana depois que um homem foi diagnosticado com suspeita da doença. Os agentes de saúde intensificaram as atividades de controle do Aedes Aegypti e aplicaram um questionário para levantar dados sobre o quantitatitvo da população que já se vacinou e se teve alguém doente com os sintomas da febre amarela.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, transmitida pela picada dos mosquitos infectados. Não há transmissão de pessoa a pessoa. A principal ferramenta de controle e prevenção é a vacina. Existem dois diferentes ciclos de transmissão, o silvestre e o urbano. No ciclo silvestre, os macacos são os principais hospedeiros. Vale ressaltar que eles não transmitem a doença ao homem. O ser humano só se contamina se entrar em matas e for picado pelo mosquito. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro, sendo que a transmissão ocorre pelo Aedes aegypti, o mesmo vetor que transmite a dengue, a zika e a chikungunya.




No início, os principais sintomas são: febre, calafrios, dores de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa desenvolve febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.




O diagnóstico da doença só pode ser feito por um médico, e o tratamento é sintomático. Como já foi sinalizado, a vacina é o melhor controle e prevenção da doença. Se a pessoa for acometida pelos sintomas descritos acima, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...