segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Ilda Angélica Correia: E que venha 2019!

A imagem pode conter: 1 pessoa, em péEstá chegando um novo ano e com ele a esperança de dias melhores.

Vamos refletir sobre tudo que conseguimos realizar juntos em 2018: derrubamos 13 vetos da lei federal 13 595 ( Ruth Brilhante), conquistamos uma medida provisória 827/18 que obteve um veto, o qual nós derrubamos também,  garantimos o tão sonhado reajuste do piso salarial nacional, conseguimos ocupar uma cadeira no Conselho Nacional de Saúde, dentre muitas outras conquistas a nível de estados e municípios. Então não podemos dizer que 2018 foi um ano ruim para os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias , ao contrário, foi um ano muito positivo e você fez parte diretamente destes avanços .

Quero agradecer a cada liderança que fez o esforço e esteve presente de alguma forma fortalecendo a nossa luta e elevando as nossas categorias a estas grandiosas vitórias, que não foram fáceis, mas que com o nosso empenho e dedicação aconteceram.

Para o próximo ano, muitos desafios estão por vir e devemos estar preparados com muito mais disposição, garra e muita fé, pedindo a Deus, nosso pai, que continue no comando, nos garantindo a saúde necessária e nos capacitando a continuar.

E QUE VENHA 2019!!!!!
Ilda Angélica Correia 
Presidente da CONACS

Ministros são orientados a blindar Bolsonaro no caso Queiroz

Resultado de imagem para imagem de silêncioO caso envolvendo o ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, e a família do presidente eleito não deve ser comentado pelo alto escalão do governo Bolsonaro. O obljetivo é blindar, a qualquer custo, o futuro presidente da República. Dessa forma, o discurso da ética e da moral, tão propalado pelo candidato da maioria evangélica, foi jogado por terra; a hipocrisia graceja.

Brasil é líder mundial por mortes com arma de fogo

Resultado de imagem para imagem de arma de fogoEstudo realizado entre 1990 e 2016 revelou que o Brasil teve 43.200 óbitos por arma de fogo, liderando o ranking  mundial. Especialistas explicam que esse número poderia ser bem maior caso não houvesse o Estatuto do Desarmamento. Apesar disso, o futuro presidente afirmou que irá facilitar a posse de arma por decreto, demonstrando irresponsabilidade diante das estatísticas. Ou seja, Bolsonaro poderá promover um derramamento de sangue no País.










domingo, 30 de dezembro de 2018

Posse de Bolsonaro: Uma pantomima a favor da propaganda enganosa

O aparato de segurança que será utilizado na posse  de Jair Bolsonaro será inédito no Brasil. Cerca de mais de 3,2 mil policiais militares, civis, federais e bombeiros. A isso se acrescem integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Tudo para alimentar um clima de terror e de ameaça à integridade dele.

O objetivo é claro: desviar a atenção dos brasileiros das falcatruas em que parte significativa do futuro governo está envolvida, além do caso do ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício  Queiroz, que não explicou a contento a movimentação de quantia vultuosa de dinheiro  atípica  na sua conta. Além disso, pretendem  criar um ambiente de insegurança pela qual Bolsonaro estaria passando, para insinuar uma suposta conspiração contra o futuro presidente.

Trata-se, na verdade, de uma grande encenação na qual os autores sabem muito bem o papel a desempenhar; tudo para propagar uma ideia fabulosa sobre um governo "novo" que veio para "mudar" o Brasil, mas que encontra resistência dos corruptos. Ou seja, uma propaganda enganosa para ludibriar os incautos.

Prevenção às DSTs, uma virada de ano bem celebrada

Resultado de imagem para Imagem da camisinhaMuitas cidades brasileiras farão grandes festas para celebrar a chegada de 2019. Em Salvador, os festejos já começaram desde sexta-feira, dia 28.

Brincar, divertir-se é muito bom, mas a antena da responsabilidade deve estar ligada. Isso porque, com essas comemorações as pessoas ficam expostas às doenças sexualmente transmissíveis( DSTs), como sífilis e HIV/Aids.

Por isso, todo cuidado é pouco. O uso do preservativo ainda é a melhor prevenção contra essas doenças. Para celebrar bem, una celebração, responsabilidade e prevenção. Para a brincadeira ficar mais gostosa, faça o teste da sífilis e do HIV/ Aids.

sábado, 29 de dezembro de 2018

O agradecimento

O ano de 2018 foi muito difícil, mas, graças a Deus e aos amigos, estou atravessando-o com força suficiente para enfrentar as correntezas contrárias à minha navegação. Foi um ano marcado por perdas e embaraços que, confesso, chegaram a me sufocar em determinados momentos. A morte de Isaías, sem dúvidas, fez com abrisse a porta das minhas  sombras incontroláveis, sofri terrivelmente, e os resquícios do sofrimento ainda me acompanham; me acompanham, mas já não me dominam...  Os problemas de ordem financeira paralisaram a já trôpega caminhada. As dificuldades se avolumaram, e a melancolia achou um terreno fértil para se desenvolver.

Diante desta situação que chegou a beirar o desespero, me agarrei à fé e intensifiquei as orações e recorri à ajuda dos amigos mais íntimos. Paulatinamene, o equilíbrio emocional foi se restabelecendo, e os passos vacilantes foram ganhando firmeza. Hoje, já me sinto muito melhor.

           "POR TUDO DAI GRAÇA"
(1Ts 5,18)

Por toda esta experiência sou grato e estou saindo dela mais fortalecido. Pude experimentar a generosidade de muitas pessoas e a providência divina  agindo, a seu modo, sem me deixar abandonado. De uma coisa estou cônscio: estou mais amadurecido e amando ainda mais a vida. O amor que perdi está na minha doce e maravilhosa lembrança. Isso porque a vida deve seguir; um dia também serei lembrança para alguém. A vida é assim... O importante mesmo é criarmos condições ( fazer a parte que nos cabe ) para torná-la menos angustiante e infeliz. Por tudo isso só me resta dizer: sou agradecido por tudo. Agradeço a Deus pela imensa generosidade comigo e por ter me presenteado com as amizades de pessoas maravilhosas. A elas também toda minha gratidão; algumas, certamente, vão ler esta reflexão.

Para 2019 peço a Deus saúde e trabalho para quitar as minhas "velhas" pendências, estar ainda mais próximo da minha família, robustecer os lanços das minhas amizades, ser movido pela fé e pela esperança. Rogo ainda que possa viver bem, fugindo de tudo que não soma, não edifica, não me ajuda  a ser gente. Enfim, sou grato a Deus pela minha vida.

Feliz Ano Novo para mim, para você que está lendo e para todos nós!

Vamos encarar 2019, agente de saúde?!

Resultado de imagem para Imagem de feliz ano novo para trabalhadores2018 já está se despedindo. E a categoria dos agentes de saúde: agente de combate às endemias (ACE) e  agente comunitário de saúde (ACS) reconhece as conquistas e a luta travada no ano que se finda, mas sabe que há muito a ser conquistado, sobretudo aqueles trabalhadores cuja prefeitura ainda não implantou o piso salarial profissional nacional - é o caso de Salvador. Por outro lado, para muitos, sancionada a Lei de Orçamento, o reajuste do piso será uma realidade. Há muito para se comemorar, portanto.

Apesar disso, os ACSs e ACEs precisam manter a esperança e a fé acesas, disposição para apoiar quem luta em defesa dos servidores e coragem para enfrentar os obstáculos que certamente surgirão. Sendo assim, vamos encarar 2019 cercados pela esperança e  impulsionados pela confiança na luta.

Que tenhamos um Ano Novo promissor e com muitas conquistas! Feliz 2019 a todos!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Futuro ministro de Relações Exteriores afirma que Deus uniu Bolsonaro e Olavo de Carvalho; imbecil, dispara Leonardo Boff

Resultado de imagem para Imagem de Leonardo Boff e Olavo de Carvalho
Em mais uma de suas sandices, o futuro ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, escreveu  artigo em revista dos Estados Unidos afirmando que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, e o ex-astrólogo  Olavo de Carvalho foram "unidos por Deus". Se as asneiras proferidas por ambos forem atribuídas à inspiração divina, certamente trata-se de um deus, um ídolo, que se contrapõe à mensagem de compaixão e amor pregada por Jesus Cristo.


Criticando o discurso de Araújo, o teólogo e escritor Leonardo Boff afirmou que, "com Ernesto Araújo nas Relações Exteriores, o Brasil vai passar vergonha. Como um imbecil destes pode dialogar com os demais diplomatas de Carreira? Metendo seu ídolo ('deus') em tudo? Não é o da tradição judaico-cristã. É uma criação de O. de Carvalho".
















quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Uma das maiores ialorixás do Brasil, Mãe Stella de Oxossi morre aos 93 anos

Resultado de imagem para Imagem de mâe stellaMãe Stella de Oxossi, uma das maiores ialorixás do Brasil, morreu aos 93 anos nesta quinta-feira (27). A sacerdotisa deu entrada no Hospital Incar, em Santo Antônio de Jesus, no dia 14 de dezembro com quadro de infecção.

Nossas condolências aos familiares e filhos de santo. Que Olorum a receba no Orum

Salvador: Piso nacional deve ser reajustado, mas Prefeitura de Salvador não o implantou ainda

Resultado de imagem para imagem do piso salaria dos agentes de saúdeO piso  salarial profissional nacional  dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate às endemias (ACES) deve ser reajustado no mês de janeiro de 2019 para R$1.250,00. Essa garantia vem da Lei de Orçamento aprovada pelo Congresso Nacional há poucos dias. Só falta agora o presidente sancioná-la, o que deve ocorrer no governo Bolsonaro.

A prefeitura de Fortaleza já se adiantou e enviou projeto de lei à Câmara de Vereadores corrigindo o vencimento inicial  dos   agentes de saúde para se adequar ao reajuste do piso. Infelizmente, o prefeito de Salvador, ACM Neto,  ainda insiste em descumprir  a Lei 12.994, de 17 de junho de 2014, que instituiu o piso salarial profissional nacional da categoria. Ou seja, há quase cinco anos a lei foi sancionada, mas Salvador está na contramão  da não implantação do piso.

Há quem aponte alguns empecilhos para essa não implantação, mas nenhuma fica em pé de igualdade com a falta de valorização desses profissionais por parte da Prefeitura de Salvador. O gestor até que já fez alguns acenos tímidos para os ACSs e ACEs, mas fica apenas nisso.

Nessa situação, falar de reajuste do piso para os servidores da capital baiana soa como deboche e desdém; como se pode falar disso se Neto sequer paga o piso? A insatisfação é geral, portanto.

Bolsonaro, homem rude e ignorante

Os vários embates do presidente eleito, Jair Bolsonaro, com repórteres e militantes de causas sociais revelam um perfil de um homem descontrolado emocionalmente. Esse descontrole , ao mesmo tempo, expõe a grosseria, a rudez e a ignorância do futuro presidente do Brasil. Costuma afirmar que não precisa entender de Economia nem de Saúde para governar bem o País, mas apenas ser assessorado por uma equipe competente. Imagine se um médico tivesse noções bem rudimentares sobre cirurgia, porém se aventurasse a realizá-la, alegando  ter bons enfermeiros... Você se submeteria a fazer a uma cirurgia com ele?

Recentemente, Bolsonaro divulgou nas redes sociais que fará uma parceria com Israel para o processo de dessalinização. O insipiente não sabe que esse processo já existe no País há quinze anos; nove estados já lançam mão dessa tecnologia, como o Ceará, por exemplo. Ou seja, ele faz propaganda enganosa. Mais uma "qualidade" dele que desconhecíamos.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Parabéns à ACE Rita!

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-upÉ com muita alegria que parabenizamos a agente de combate às endemias (ACE) e Líder Geral do Distrito Cabula/Beiru (B), Rita Santos, pela passagem do seu aniversário. Rogamos a Deus, companheira, que  não lhe faltem saúde, harmonia no lar, dindim no bolso e muitas bênçãos sobra sua vida. Feliz aniversário!








terça-feira, 25 de dezembro de 2018

"A comida da vida não sãos as riquezas materias, mas o amor", afirma o Papa na Missa do Galo

Resultado de imagem para Imagem da missa do Galo no vaticano 25 de dezembro 2018
Na tradicional Missa do Galo, o Papa Francisco admoestou o mundo desenvolvido a buscar uma vida simples e menos materialista. O pontífice ainda condenou o aumento do abismo social entre ricos e pobres.


"Vamos nos perguntar: eu realmente preciso de todos esses objetos e receitas complicadas para viver? Posso ficar sem todos esses extras desnecessários e viver uma vida com maior simplicidade?", declarou.

O sucessor de São Pedro ainda afirmou que, "diante da manjedoura, entendemos que a comida da vida não são riquezas materiais, mas o amor; não a gula, mas a caridade; não a ostentação, mas a simplicidade".

domingo, 23 de dezembro de 2018

A celebração de Natal que lhe desejo

Já estamos na antevéspera de Natal. A corrida pela compra de roupas, presentes e ingredientes da ceia deixa a cidade uma verdadeira loucura. Isso é importante como meio de preparação à festa natalina? Sim, mas não é o suficiente nem o essencial.


Com a crise econômica por que passa o nosso País, muitas pessoas malmente poderão colocar o alimento de cada dia na mesa, muito menos pensar em adquirir roupas novas. Pensar o Natal à base de ceias e guarda-roupa renovado, para essa gente, é frustrante, humilhante e eivado de tristezas. Sendo assim, o cerne do Natal não está nisso.

O nascimento de Jesus, por outro lado, nos convida a seguir caminho diametralmente oposto ao frenesi alimentado pelo consumismo exagerado. Nos convida a mergulhar em nós mesmos, nos reconectar com nossa Raiz, reconhecendo as trevas do nosso egoísmo - que nos separa do próximo e cria muros quase intransponíveis nos relacionamentos - e nos deixar iluminar pela luz, que é Jesus. 

"GRAÇAS AO MISERICORDIOSO CORAÇÃO DO NOSSO DEUS, PELO QUAL NOS VISITA O ASTRO DAS ALTURAS, PARA ILUMINAR OS QUE JAZEM NAS TREVAS E NA SOMBRA DA MORTE, PARA GUIAR NOSSOS PASSOS NO CAMINHO DA PAZ" ( Lc 1, 78-79).

Então, não deveríamos fazer ceias e comprar presentes e nos preocupar menos com roupas novas? Se isso estiver desvinculado da essência do aniversariante, certamente que não. Claro que aqui falo de um sentido profundo do que significa o Natal; quem não se preocupa com essas questões, celebrar o nascimento de Jesus é mais um feriado, deixando-se arrastar pelas ideias superficiais dessa celebração.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Apesar dessa observação, o Natal de Jesus é uma comemoração movida pela alegria. Não há espaço para tristeza. Somos chamados a nos alegrar com a família, com os amigos e com todas as pessoas. É uma boa notícia que nos traz esperança e confiança num mundo melhor. Aqui já não importa se a ceia será com peru ou chester, com presentes ou sem presentes. O essencial é se fazer presente de modo amoroso e solidário na vida do próximo. Isso que vale a pena não só no Natal, mas levar essa mensagem para o ano inteiro.


"EIS QUE VOS ANUNCIO UMA GRANDE ALEGRIA, QUE SERÁ PARA TODO O POVO: NASCEU-VOS HOJE UM SALVADOR, QUE É O CRISTO-SENHOR, NA CIDADE DE DAVI" ( Lc 2, 10-11).

Sendo assim, façamos da celebração natalina um espaço de encontros verdadeiros,  nos quais as pessoas procuram vencer os próprios empecilhos que impedem a fomentação de uma sociedade mais justa e fraterna. Celebremos sim o Natal, mas ligado ao sentido profundo do que significa essa festa para cada homem e cada mulher. Que cada um nós possa ser a mensagem de paz e de esperança para quem estiver à nossa volta.


Feliz Natal!

sábado, 22 de dezembro de 2018

A Conacs publicou balanço das atividades realizadas em 2018

A Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde  (Conacs) fez balanço do trabalho realizado no ano de 2018. Ao analisar os prós e os contras, chegou à conclusão de que o saldo positivo das atividades foi superior ao negativo; confira.

"Para a CONACS, o ano de 2018 foi muito dinâmico. Tivemos grande lutas e também muitas conquistas. Assim, trazemos aqui para todos os ACS´s e ACE´s do Brasil, um resumo do nosso trabalho.

O ano de 2018 nos deu um saldo muito positivo e nos encoraja a continuarmos juntos avançando mais e mais.

Reiteramos a nossa proposta na luta por melhores condições e garantias de direitos.

JANEIRO
22 à 26 Reunião da diretoria em Dourados, Mato Grosso do Sul;

PNAB – Vetos Lei RUTH BRILHANTE – Votação PEC 22/2011;

FEVEREIRO
Brasilia 06 e 07 reunião com COFEN;
Reunião com Ministro da Saúde - Ricardo Barros, discutindo os vetos da lei 13.595/18;
Reunião com o líder do Governo Dep. André Moura;

15/02/2018: Cama – PE

16/02/2018: Vale do Paraíba – PB

19/02/2018: Bahia

21/02/2018: Brasília

22/02/2018: I Fórum Online da CONACS;

27 e 28 Brasilia.

MARÇO
06 e 07: Brasília;

12 à 16: Plenária Anual da CONACS

14/03/2018: Grande Mobilização pela derrubada do veto

20/03/2018: Conselho Nacional de Saúde - Atuação dos ACS´s no ESF e os desafios na relação de trabalho;

21/03/2018: visitando os gabinetes;

27 á 28/03: Reunião da Secretaria .

ABRIL
01 à 05: Mobilização Nacional - culminou com reunião com o presidente Michel Temer e a derrubada dos vetos na Lei Ruth Brilhante;

20/04/2018: Bahia;

MAIO
02/05/2018: Brasília

09 e 10 Porto Seguro – BA

22/05/2018: Brasilia;

23 e 24 Bahia;

26 e 27 Maranhão Plenária FEMACS;

JUNHO
JULHO
03 e 04: Brasília

10 e 11: Brasília

26 à 28: Maranhão

SETEMBRO
03 e 04: Mobilização pela derrubada do veto MP 827/18

09/09/2018: Belo Horizonte – MG

13 e 14 Aracaju – SE

OUTUBRO
10 à 12 Mobilização derrubada do veto MP 827/18;

16 e 17 Derrubada do veto MP 827/18 - REAJUSTE PISO SALARIAL NACIONAL

25 e 26: Maranhão Plenária FEMACS;

NOVEMBRO
05/11/2018: Olinda – PE

09 e 10 SINDAS – RN 10 Anos:

13/11/2018: Eleição Conselho Nacional de Saúde

20 à 23 Assembleia Anual da CONACS em Aracaju - Comemoração 20 Anos da CONACS

DEZEMBRO
13 e 14 Posse da CONACS no Conselho Nacional de Saúde (CONACS recebeu assento)

19/12/2108 Votação do orçamento da União - Garantindo a emenda para aplicação do reajuste do piso nacional dos ACSs"

O que não se diz sobre o reajuste do piso dos agentes

Com a garantia do reajuste do piso salarial nacional dos agentes de saúde na Lei de Orçamento, a categoria ficou eufórica. Não era para menos, uma vez que há mais de quatro anos o piso não é corrigido. Portanto, a euforia está justificada.

Por outro lado, segundo  técnicos do Ministério da Saúde, o custeio do reajuste está em torno de 1 bilhão, mas o orçamento só garantiu 600 milhões; de onde virão os 400 milhões? O futuro ministro terá que realocar recursos. Além disso, talvez o mais grave, pode vir da Confederação Nacional de Municípios (CNM), se pressionar o futuro governo Bolsonaro para prejudicar o reajuste; ele deverá sancionar ou propor vetos à lei.

Que ninguém se precipite em dizer que se trata de pessimismo, visto que a novela da instituição do piso nacional nos convida a ficar em alerta.

Obrigado por acessar nosso blog! Feliz Natal!

Hoje, viemos agradecer a você que nos prestigia acessando nosso blog. Este veículo  de informações foi criado pensando em deixá-lo bem informado acerca do que ocorre com os agentes de saúde, mas também com outros assuntos relevantes que acontecem no nosso País.
Resultado de imagem para Imagem de agradecimento
Ao longo do ano, muitas notícias boas foram publicadas, mas outras tantas nem tão boas assim também. É a vida. Pontos de vista do editor foram defendidos, críticas, às vezes, ácidas foram  deferidas, porém tudo na intenção de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Enfim, queremos afirmar que a razão da existência do Blog Bira - Agente de Saúde é você. Desejamos que  tenha um excelente e feliz Natal! Que a Esperança que nasce em Belém possa inebriar sua existência, tornando-a repleta de luz e felicidade.

Ubiraci Moraes
Editor do Blog Bira - Agente de  Saúde

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Distritos São Caetano/Valéria e Subúrbio/Rodoviário criam dificuldades à avalição do Projeto Piloto dos Agentes Comunitários

Resultado de imagem para Imagem do invejosoParece brincadeira de mau gosto, mas o Projeo Piloto dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que implanta, a nível de experimentação, o horário ininterrupto dos ACSs enfrenta resistência por quem deveria apoiá-lo. Isso mesmo! Dos 12 distritos, apenas um apresentou produtividade  que expressa os esforços dos agentes para a implantação do projeto: o Distrito de Itapagipe. Outros 9 enviaram informações incompletas sobre as atividades realizadas. Seria descaso ou atitude intencionalmente arquitetada para boicotar a iniciativa de beneficiar os ACS? Já os Distritos São Caetano/Valéria e Subúrbio/Rodoviário sequer enviaram a produtividade dos servidores, demonstrando grande desrespeito com os agentes que se esforçaram para que o Projeto Piloto fosse aprovado.

A pergunta que fica é a seguinte: O porquê dessa atitude que prejudica os ACSs?

Muitas respostas rondam o imaginário dos servidores, que vão desde a "inveja" de entidades que se opõem à Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) e, por isso, estariam torcendo contra e se movimentando para "melar" o projeto, e de outros profissionais que se veem preteridos com esse projeto que beneficia os agentes.

Quanto às entidades, deveriam se envergonhar dessa manobra contra os servidores só para atingir a Aaces e se unirem a ela. Se não sabem fazer, aprendam com que sabe. Já os técnicos, enfermeiros e médicos que se oponham ao horário ininterrupto, nada se pode pode fazer, senão exigirem dos seus representantes sindicais que lutem em favor deles, o que não podem é querer prejudicar os ACSs por puro capricho. Claro que essas observações só se justificam se tais comportamentos estiverem acontecendo por parte de entidades sindicais e de outros profissionais de saúde, como andam dizendo por aí.

Seja como for, os agentes comunitários de saúde devem se manter firmes na luta e confiar na Aaces, entidade que levantou a bandeira, criou o projeto e está lutando pela sua implantação.

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...