segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Cientistas sugerem existência de câncer humano contagioso


Cientistas sugerem existência de câncer humano contagioso
Foto: Ilustrativa
Estudos recentes indicam a possibilidade de surgir um câncer humano contagioso, transmitido de uma pessoa para outra. Ainda não existe sinal de uma ameaça iminente, mas situações como essa já foram registradas. De acordo com o The New York Times, uma funcionária de laboratório de 19 anos se furou com uma seringa com células de câncer de cólon e desenvolveu um tumor na mão. Em outro caso, um cirurgião adquiriu câncer de seu paciente depois de se cortar acidentalmente durante a operação. Células malignas também foram transferidas durante transplante de órgão, ou de uma mulher ao seu feto. Apesar da transmissão, nenhum dos cânceres progrediu.
 
Apesar de experimentos realizados em laboratório, nos quais células cancerígenas são transmitidas por mosquitos de um hamster para outro, até agora apenas três tipos de cânceres contagiosos foram descobertos na natureza: em cães, no diabo-da-tasmânia e em mariscos de casca mole. No primeiro caso, o câncer se espalha não como doença sexualmente transmissível, mas como transporte direto das células infectadas.
 
No segundo caso, o do diabo-da-tasmânia, há duas hipóteses: que células cancerígneas são espalhadas enquanto os animais brigam, além de que os animais são vulneráveis. As células de outro diabo injetadas por meio de um ferimento profundo são ignoradas pelo sistema imunológico por parecerem familiares àquelas de quem as recebeu. Se algumas destas células carregarem mutações do câncer facial, podem prosperar e virar um novo tumor. 
Bahianotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...