Os agentes de saúde de Salvador fizeram protesto no Campo da Pólvora na manhã desta quarta-feira (13). Os servidores cobram da prefeitura a implantação do Piso Nacional da categoria.
Em nota divulgada no Bahia Meio Dia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que, embora haja uma lei federal obrigando o município a pagar o Piso Nacional, a prefeitura não recebe os recursos para cumprir a determinação. "É uma mentira desvalada, uma vez que os recursos federais caem todo mês nos cofres da Prefeitura de Salvador, mas o prefeito ACM Neto insiste em descumprir a lei e ainda mente", desabafou uma agente de saúde quer não quis se identificar.
No mínimo, a SMS está entrando em contradição. Isso porque já chegou a afirmar que o Piso Nacional estaria sendo pago, e agora rebate o movimento paredista dizendo que não recebe dinheiro da União. O fato é que os agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) amargam um vencimento inicial de R$877,07, quando eram para receber o valor de R$1.250,00, reajuste feito pela Lei 13.708 neste ano.
Amanhã, deve ocorrer uma Mesa de Negociação na Secretaria Municipal de Gestão (Semge) entre as Entidades Unificadas e o secretário de Gestão, Thiago Dantas, para tratar desse imbróglio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário