domingo, 10 de abril de 2022

Domingo de Ramos: O Rei



Hoje, em todo o mundo,  celebra-se o Domingo de Ramos - ou a entrada triunfal de Jesus como rei em Jerusalém.  "Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o Reino que vem, do nosso pai Davi! Hosana nas alturas!" (Mc 11,9-10).

As atividades do Filho de Maria estavam todas elas voltadas  à proclamação do Reino de Deus, reino que se contrapunha ao reinado dos imperadores romanos. "O tempo se cumpriu, e o Reino de  Deus está perto. Arrependam-se e acreditem no evangelho" (Mc 1,15). É preciso abandonar o caminho da injustiça e da exclusão sócio-religiosa . A boa notícia é que todos somos irmãos, filhos do mesmo Pai (cf. Mt 6,9); todos têm acesso a Deus. E  os deixados para trás são privilegiados no reinado anunciado por Jesus: "Felizes vocês, os mendigos*,porque de vocês é o Reino de Deus" (Lc 6,20).

Se César é o rei, qualquer pretendente ao cargo deveria ser eliminado. Mas não era só o império que desejava dar cabo da vida do Nazareno, mas também a elite religiosa do Judaísmo: "Os fariseus começaram a consultar os herodianos sobre Jesus , para encontarem algum modo de matá-lo" (Mc 3,6). As interpretações que fazia das Escrituras despertavam raiva, ciúmes e medo de perda do poder religioso ("O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" - Mc 2,27).

Chegar a Jerusalém e ser aclamado como rei significava assinar a própria sentença de morte. A Cidade Santa, portanto, torna-se o lugar do confronto, das ciladas e do caminho à morte de Jesus. Se opor às injustiças da religião e da política, promover a inclusão social e lutar  contra todo tipo de preconceito, levou-o à morte e morte de cruz, pena aplicada a escravos, rebeldes, bandidos e contestadores do Estado à época. "E havia a inscrição com o motivo da condenação, que trazia escrito: O Rei dos Judeus".(Mc 15, 26).

Essa dimensão "histórica" da celebração do Domingo de Ramos não pode nem deve ser esquecida, senão corremos o riso de romantizar o que significou a implantação do Reino de Deus por Jesus de Nazaré. E, hoje, a luta contra a homofobia, a misoginia , a violência, a injustiça social, a mentira, o machismo e toda espécie de discriminação e preconceito encontra sentido como ações em favor do Reino de Deus.

* Melhor tradução do que pobres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...