sexta-feira, 29 de abril de 2022

Previs descontado indevidamente é estornado aos agentes de saúde

 







Os agentes de saúde de Salvador que saíram de férias nos anos de 2020 e 2021 tiveram o desconto do sistema do Instituto de Previdência do Salvador (Previs) sobre as férias de maneira  equivocada. Essa é a razão por que muitos servidores receberam estorno  desses valores  no contracheque de abril. Pelo menos é a explicação que está circulando nas redes sociais e teriam sido dadas pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge).


Servidor, recadastre-se aqui

 





Você que é servidor da Prefeitura de Salvador e faz aniversário neste mês, faça seu recadastramento e não tenha o seu salário bloqueado. Acesse o link abaixo e se recadastre. Você precisa apenas do CPF e da senha de acesso ao contracheque on-line: www.recadastramento.salvador.ba.gov.br

Opinião: A Prefeitura de Salvador e a desvalorização dos agentes de saúde







Como já havia prenunciado, a Prefeitura de Salvador desprezou a pauta de reivindicações aprovada pelos agentes de saúde em assembleia. Faz parte do histórico dela, sob a gestão de ACM Neto, agora, Bruno Reis, desconsiderar as necessidades mais elementares dos seus servidores, como o reajuste anual. Já são 7 anos sem aumento nenhum.

Todos os servidores, mas os agentes de saúde em particular, enfrentam uma batalha com a gestão nesse quesito. Para esses profissionais da saúde, mês a mês, o prefeito Bruno Reis recebe recursos da União (a afirmação já virou uma ladainha), no entanto nem dá aumento nem implanta o Piso Nacional da categoria; até o auxílio fardamento - previsto para entrar na conta em fevereiro - nada até agora: "está passando por modificações", dizem. Modificações, aqui, tem o significado de mais uma flagrante desvalorização por quem ela, num discurso falacioso, costuma chamar de colaboradores.

Para uma cena de teatro mal dirigida, o embromático secretário de Gestão, Thiago Dantas, cutucou as onças com uma minúscula varinha de 4%, e os servidores disseram um NÃO contundente. Já estão cansados, enraivecidos, porém turbinados pelas Entidades Unificadas para a luta. Aqui e acolá, já se ouve burburinho de indicativo de greve. Os professores já estão decretando, os agentes de saúde já decretaram. A qualquer momento , pode-se ouvir pipoco de assembleias e greves dos servidores por todo lado.

Não há justificativa plausível para não dar aumento por 7 anos sob a justificativa de falta de verba. Com recursos federais em caixa, piorou. Deixe, portanto, de desvalorizar, de maltratar e de negar o que é de direito dos servidores, prefeito. Saia do discurso fácil e intencionalmente construído para enganar os incautos!

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Tempo de Serviço aumenta em 3% após ação do Sindacs (BA)















O valor do Tempo de Serviço, no contracheque dos agentes de saúde da capital baiana, passou de R$105,24 para R$131,56. Isso significa que houve um acréscimo de 3% no percentual de 12%, indo a 15%. Essa mudança ocorreu devido ao processo administrativo movido pelo Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia (Sindacs - BA) junto à Prefeitura de Salvador reivindicando a revisão.

Essa demanda há tempo era cobrada pelas Entidades Unificadas por ser um direito negligenciado pela gestão soteropolitana. Ainda bem que o pleito foi acolhido. Nas redes sociais, o sindicato informou que as diferenças relativas à correção devem ser pagas no contracheque de maio. 

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Salvador: Agentes de saúde dizem não à nova contraproposta e ameaçam fazer greve








Depois de rejeitar a proposta dos agentes de saúde deliberada em assembleia, a Prefeitura de Salvador propôs 4% de aumento linear aos servidores, que veementemente foi rechaçada pela categoria. Numa nova tentativa de negociação, o secretário de Gestão, Thiago Dantas, acenou com os mesmos 4% em maio e 5,5% em setembro deste ano. Novamente, os agentes de saúde disseram um não.


Além disso, os trabalhadores aprovaram novas mobilizações. No dia 4 de maio, às 9h, haverá protesto na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) com indicativo de greve. "É uma palhaçada o que o prefeito Bruno Reis faz com os agentes de saúde de Salvador, grande desrespeito", desabafou um agente de saúde que não quis se identificar.

Agentes de saúde continuam em assembleia aguardando nova contraproposta da gestão







Os agentes de saúde de Salvador tiveram sua proposta salarial rejeitada pela Prefeitura de Salvador e rechaçaram os 4% de aumento linear aos servidores. Diante do impasse, uma mesa de negociação está acontecendo agora, na qual o secretário de Gestão, Thiago Dantas, deve apresentar nova contraproposta, que deve ser apreciada pelos agentes de saúde.

Os trabalhadores iniciaram assembleia nesta manhã de terça-feira (27) e estão aguardando o desfecho da reunião entre as Entidades Unificadas e o secretário.

Já, já novas informações.

Salvador: Agentes de saúde fazem assembleia em frente à Semge; gestão rejeita proposta da categoria








Os agentes de saúde da capital baiana realizaram assembleia em frente à sede da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), na manhã desta terça-feira (27). Os servidores se reuniram para obter resposta da gestão sobre a proposta que tinham deliberado na última assembleia, que propunha a incorporação de duas gratificações e aumento nos auxílios alimentação e transporte.

As Entidades Unificadas, em reunião realizada ontem (26), tiveram a proposta dos agentes de saúde rejeitada pela Prefeitura de Salvador. Em contrapartida, o secretário da Gestão, Thiago Dantas, propôs o aumento linear de 4%, o que foi veementemente rechaçado pelas lideranças.

Diante do impasse, Dantas ficou de apresentar hoje (27) outra contraproposta a ser avaliada pelo profissionais da saúde.

terça-feira, 26 de abril de 2022

Noite Escura

 Noite escura


Noite escura, cheia de angústias, cheia de dores...

A corrida ansiosa não  foi o bastante para dar a despedida inesperada...

A noite escureceu ainda mais...

Ficou a palavra não dita... o silêncio no sofrimento... Ficou...


Ficou a noite morosa a passar... Ao clarão do dia, mãe, só seu corpo me leva a meditar...

Adeus! Adeus! A lembrança no meu coração a reclamar...

Nas águas, vou minhas mágoas desaguar...

São os sentimentos de cá, amigo, que imagina a espada seu coração estraçalhar...

Vida e morte, mar sempre a navegar...

Mas Pandora insiste em esperança que há...

Na vida ressurreta onde está...

 Ubiraci Moraes




Sussuarana: Unidade de Saúde agora é posto fixo de vacinação contra a covid-19





Segundo informações do agente comunitário de saúde (ACS) Elias Santana, a Unidade de Saúde da Famíia Sussuarana Raimundo Agripino passa a ser posto fixo de vacinação contra a covid-19. A unidade fica localizada na Avenida Ulisses Guimarães S/N, perto de Glorinha, na Sussuarana Velha. 

Os moradores dos bairros de Sussuarana Velha, da Nova , do Novo Horizonte e de áreas adjacentes não podem perder mais a oportunidade de se vacinar contra a covid-19.

O atendimento começa às 8h e se estende até as 16h. Ah! é bom não se esquecer de levar o RG e o Cartão do SUS. Quem for tomar a partir da 2a. dose deve levar também a Caderneta de Vacinação.

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Nota de Falecimento




É com muito pesar que comunicamos o falecimento da agente comunitária de saúde (ACS Mara Vanusa, do município de Paulo Afonso (BA). Nossas condolências aos familiares e amigos. Que Deus conforte a todos

ACEs do NH fazem atividade especial de combate ao Aedes aegypt na comunidade




Os agentes de combate às endemias (ACEs) do bairro do Novo Horizonte de Sussuarana realizaram, na manhã desta segunda-feira (25), atividade especial no combate ao mosquito Aedes aegypti. Os servidores realizaram visitas a residências, intensificaram  informações sobre como se prevenir da dengue, da zika e da chikungunya, além de conscientizar a comunidade da sua importância na participação do controle dessas doenças.

Do evento participaram também a coordenadora da Sugarbo ( setor do Centro de Controle de Zoonoses responsável pelo gerenciamento das harboviroses em Salvador), Cristina Guimarães, a líder geral do Cabula/Beiru (B), Rita de Cássia, e os supervisores Nestor Neto e Ana Paula Medeiros.

A reportagem da Band acompanhou a ação dos profissionais de saúde e entrevistou moradores, que ressaltaram o  valor   do trabalho dos agentes na localidade.




domingo, 24 de abril de 2022

Salvador: Agentes de saúde fazem assembleia quarta-feira (27)

 








As Entidades Unificadas estão convocando os agentes de saúde de Salvador para assembleia na próxima quarta-feira (27). Os servidores vão se reunir em frente à sede da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), no Largo dos Aflitos, às 9h.

Os profissionais de saúde estão em plena campanha salarial, reivindicando o Piso Nacional da categoria, aumento nos auxílios alimentação e transporte e melhores condições de trabalho."Neste ano não vamos sair sem nada, já bastam 7 anos sem reajuste", desabafou Cléber Bispo - diretor da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces).





Curso Técnico: Fiz a inscrição, mas a homologação não saiu; fazer o quê?

 






Os agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate às endemias (ACEs) que fizeram inscrição ao Curso Técnico do Programa Saúde com Agente estão preocupados com a demora em ter sua documentação avaliada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Mas podem ficar tranquilos, porque a instituição já avisou, em live com Ilda Correia, presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Conacs), que todos que tiveram confirmação  da inscrição terão seus documentos avaliados.

Além disso, é importante que o candidato acompanhe o processo de inscrição, de modo que possa retificar qualquer pendência que porventura possa ter ocorrido em algum dos documentos enviados. Para isso, basta acessar este link  saudecomagente.ufrgs.br.



sábado, 23 de abril de 2022

Opinião: Em Salvador, agentes de saúde lutam por reajuste salarial










Desde a época em que ACM Neto era prefeito de Salvador, que os servidores municipais padecem com a perda do poder aquisitivo. Já são 7 anos sem reajuste salarial, e o atual prefeito, Bruno Reis, parece seguir a mesma cartilha do seu mentor. O discurso falacioso para não conceder aumento ia desde a baixa arrecadação de impostos até a recente caótica pandemia da Covid-19.

Os agentes de saúde deveriam não se enquadrar nesse discurso, já que recebem , mensalmente, recursos federais para custear seus salários. Ou melhor, para a implantação do Piso Nacional da categoria. A Prefeitura de Salvador, no entanto, não fazia nem uma coisa, nem outra; um descaso total.

As Entidades Unificadas seguem firmes e com muita competência na liderança dos trabalhadores, e os agentes têm correspondido, comparecendo às assembleias. Mas , infelizmente, não têm o poder da caneta nas mãos. Por isso, até aqui, a última palavra tem sido dada pela intransigente gestão.

Recentemente, em assembleia, deliberaram por uma proposta salarial que prevê incorporação de duas gratificações, além de aumento nos auxílios alimentação e transporte. Pauta razoável, não ideal, mas a possível. Certamente, não será acatada pelo prefeito Bruno Reis. Não há nos históricos das campanhas salariais que pauta aprovada pelos agentes de saúde fosse considerada pela prefeitura. No entanto, ainda não se sabe qual será a contraproposta de Bruno.

As insatisfações e o cansaço aumentam, com toda razão. Mas as lideranças estão firmes, convocando a categoria para continuar unida na luta.

Por ser ano eleitoral, aqui e acolá, vê-se um aceno de algum percentual de aumento, porém nada concretizado para nenhuma categoria, pelo menos não oficialmente. Quem viver verá o desfecho desta batalha.

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Atenção, agentes de saúde!

 





As mobilizações convocadas pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Conacs)  para os dias 26, 27 e 28 de abril em Brasília, em prol da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 09/2022, foram remarcadas para  3, 4 e 5 de maio. A mudança ocorreu devido à alteração de data das matérias a serem pautadas pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Enquanto isso, os trabalhadores devem continuar firmes na pressão sobre os senadores de seus Estados para que apoiem a PEC 09/2022.


quinta-feira, 21 de abril de 2022

PEC 09 /2022: Parlamentar divulga possível data de votação

 







O deputado federal Zé Neto (PT, BA) divulgou nas suas redes sociais um encontro com assessor do senador Fenando Collor de Melo (PTB, AL), relator do texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 09/2022, que estabelece dois salários mínimos como piso dos agentes de saúde, além de insalubridade e aposentadoria especial. Segundo o gabinete do senador, o relatório está pronto e tudo indica que será lido e votado na Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ) no dia 4 de maio.

Se assim for, há grande possibilidade de ir ao plenário nessa mesma data, já que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, prometeu pautar a matéria tão logo fosse apreciada pela CCJ. Quem viver verá.

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Cerca de 236.453 agentes de saúde inscreveram-se no curso técnico; Bahia foi o Estado que mais inscreveu ACE










Terminado o prazo de inscrição para os agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) ao curso técnico do Programa Saúde com Agente no dia 18 de abril. 236.453 foi o total dos inscritos, sendo 187.329 ACSs e 49.124 ACEs. A Bahia foi o Estado que mais inscreveu ACE ( 7.195); Minas Gerais, ACS ( 22.816).


Foram disponibilizadas 138.000 vagas para os ACSs e 62.000 aos ACEs, totalizando 200.000. Os ACS tiveram cerca de 49.329 inscritos a mais ( 187.329); os ACEs, a menos cerca de 12.876 (49.124). 68.388 inscrições já foram homologadas, sendo, portanto, o total de matriculados até o momento.


Todos os agentes de saúde que tiveram sua inscrição confirmada receberão em breve o resultado da avaliação, provavelmente, até 9 de maio. O resultado preliminar dos inscritos deve sair em 9 de maio; o definitivo, em 23 de maio. Há expectativa de que o curso comece no final desse mesmo mês.


segunda-feira, 18 de abril de 2022

Inscrição ao Curso Técnico dos ACEs e ACSs termina hoje (18); agentes em restrição devem ir à Aaces, em Salvador






Os agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) têm até hoje (18) para fazer a inscrição ao curso técnico do Programa Saúde com Agente. O objetivo é propiciar formação técnica aos trabalhadores, de modo que sejam melhores capacitados no atendimento à comunidade.

Muitos agentes estão tendo dificuldades na resposta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul à inscrição realizada. Mas a instituição informa que todos que receberam a confirmação da inscrição em breve receberão o resultado da avaliação. Como a demanda é muita grande, há uma certa morosidade dos avaliadores.

As inscrições incompletas é outra dificuldade, por isso a universidade solicita aos ACEs e ACSs nesta situação que terminem o processo ( e os que não fizeram a inscrição ) acessando o link saudecomagente.ufrgs.br.

A Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces) estará de plantão o dia todo desta segunda-feira para realizar as inscrições dos servidores.


sábado, 16 de abril de 2022

"Vocês procuram Jesus de Nazaré, o Crucificado. Ressuscitou. Não está aqui"







Não se pode falar em Ressurreição sem passar pela Paixão.

As pessoas padecem. O mundo padece. As doenças, o caos nos relacionamentos pessoais, o egoísmo, a escravidão diante dos maus pensamentos e das más emoções causam-nos sofrimentos; sofrimentos não só a nós mesmos, mas a quem estiver à nossa volta. As guerras, as disputas desumanas pelo poder, a fome imposta a milhares, a manipulação, as políticas injustas, o racismo, a homofobia, a violência, o preconceito , a discriminação, a morte. Isso tudo é a paixão por que passamos, tanto em escala pessoal quanto em escala mundial. Como disse São Paulo, "pois bem, sabemos que a criação inteira geme e sofre até agora com dores de parto" ( Rm 8,22).

Celebrar a Ressurreição de Jesus é reconhecer esta realidade, mas não se deter diante dela. De fato, a ressurreição é a vida transformada, não mais sujeita às vicissitudes da existência humana. Portanto, não mais refém do império da morte. Essa realidade é Jesus ressurreto.

Apesar disso, caminhamos na caducidade da existência: sofremos e morremos. Pior: tememos a morte e, muitas vezes, a impomos a outros, diluída nos ódios e, portanto, na falta da solidariedade, do perdão, da partilha e no desejo da destruição do próximo. É por causa disso que ainda vamos "procurar" Jesus no túmulo. A fé na ressurreição do Filho de Maria deve acender em nós a esperança de que a morte não dará mais a última palavra sobre a vida de nenhum ser humano nem da criação. Não iremos mais procurá-lo no túmulo frio e sem vida porque estará plenamente no coração de cada um de nós, gestando e alimentando nossa existência.

"Vocês procuram Jesus de Nazaré, o Crucificado. Ressuscitou. Não está aqui" (Mc, 16,6).

Feliz Páscoa!

sexta-feira, 15 de abril de 2022

A Paixão de Cristo continua na paixão de todos que sofrem





Vítima de um sistema político-religioso que não aceita sua mensagem de inclusão de todos, principalmente os despossuídos, os que nada têm, os rejeitados na sociedade: "Felizes vocês, os mendigos, porque de vocês é o Reino de Deus" ( Lc 6,20), Jesus encontra nas lideranças religiosas judaicas e representantes oficias do Império Romano seus maiores opositores. Logo que saíram daí, os fariseus começaram a consultar os herodianos sobre Jesus, para encontrarem algum modo de matá-lo" (Mc 3,6).

O Reino instaurado pelo Filho de Maria opunha-se radicalmente ao reino dos imperadores romanos. O Reino de Deus estava baseado na justiça divina, na paz, na comida farta na mesa e na inclusão de homens e mulheres. O de César na injustiça, na guerra, na fome e no machismo. Era inevitável o conflito entre os dois. Ao ser aclamado como rei em Jerusalém pelo povo e expulsar os comerciantes do Templo, Jesus assinou sua sentença de morte. "Eram nove horas da manhã, e o crucificaram. E havia a inscrição com o motivo da condenação, que trazia escrito: O Rei dos dos Judeus" (Mc 15,25-26).

A Paixão de Cristo, portanto, imposta a ele pelos dominadores de sua época, é resultado do seu sonho de implantar o Reino de Deus, de seu olhar misericordioso para com os marginalizados, os leprosos, os sem nada, de sua luta pela justiça e inclusão social. O Nazareno foi vítima de quem exercia o poder de domínio na sociedade. Eles tinham nome: o Sumo Sacerdote Caifás, Pilatos, Herodes, César...

Hoje, esses mesmos dominadores têm outros nomes. Impõem fome, miséria, educação e saúde de péssima qualidade, baixo salário mínimo, jogando a maioria das pessoas pobres numa vida indigna. A Paixão continua aí . Mas continua também no sofrimento imposto em decorrência das drogas, do alcoolismo, do racismo, da homofobia, das mortes prematuras provocadas pelos acidentes criminosos e ações ilegais das polícias. Jesus continua sofrendo nos que sofrem ( cf. Mt 25, 31-46)...

Mas a morte não o dominou, foi vencida, ele ressuscitou.

E nós?
















quinta-feira, 14 de abril de 2022

Votação da PEC 09/22: Conacs convoca ACEs e ACSs para mobilização em Brasília nos dias 26, 27 e 28




Os agentes de combate às Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) de todo País estão sendo convocados pela Confederação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Conacs) para mobilização nos dias 26, 27 e 28 de abril em Brasília. O objetivo e fazer pressão sobre os senadores para que a leitura do texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 09/22 seja pautado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A promessa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, é que, tão logo a matéria seja aprovada na CCJ, ele a colocará em votação no Plenário do Senado Federal. "Por isso, é de capital importância que a categoria esteja mobilizada na capital federal nos dias  prováveis nos quais a proposição poderá vir a ser apreciada pelos parlamentares", comentou Ana Paula - ACE de Salvador.

terça-feira, 12 de abril de 2022

Sussuarana: Unidade de Saúde aplicará todas as doses de vacina contra a Covid-19 no dia 13 de abril




Os moradores dos bairros de Sussuarana Velha, da Nova , do Novo Horizonte e de áreas adjacentes não podem perder a oportunidade de se vacinar contra a Covid-19 amanhã (13). A Unidade de Saúde da Família Sussuarana Raimundo Agripino, que fica localizada na Avenida Ulisses Guimarães S/N, perto de Glorinha, na Sussuarana Velha, estará aplicando a 1a., 2a., 3a. e 4a. doses do imunizante.

O atendimento começa às 8h e se estende até as 16h. Ah! é bom não se esquecer de levar o RG e o Cartão do SUS. Quem for tomar a partir da 2a. dose deve levar também a Caderneta de Vacinação.





PEC 09/22: Leitura e votação do texto deve ocorrer no final de abril







O relatório do texto da Proposta de Emenda à Constituição 09/22 "já está prontinho". Essas são as palavras de Ilda Correia, presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Conacs), que esteve com o relator da matéria, senador Fernando Collo de Melo, hoje mais cedo. A líder nacional também sugeriu ao parlamentar que fizesse algumas alterações - que logo foram acolhidas por ele -, de modo que o texto não altere nada do que foi aprovado em dois turnos pelos deputados na Câmara.

Agora, só resta a proposição ser lida e apreciada pelos senadores na Comissão de Constituição,Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Por conta dos feriados da Semana Santa e de Tiradentes, isso só deve ocorrer na última semana de abril.

Até lá, os agentes de saúde devem fazer pressão sobre os senadores de seus Estados, solicitando a pauta da PEC09/22 e sua aprovação na CCZ e no plenário.

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Leitura do texto do relatório da PEC 09/22 pode ser adiada por causa da Semana Santa





Os agentes de saúde talvez fiquem meio frustrados quanto à possibilidade da leitura do texto do relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 09/22 na Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ) do Senado Federal na quarta-feira (13), o que foi proposto pelo senador Fernando Collor de Melo, relator da matéria. Isso porque, devido à Semana Santa, os trabalhos do Senado serão antecipados para terça-feira (12). As comissões, portanto, concentrarão todas as atividades na única sessão da semana, que ocorrerá amanhã.

Apesar disso, os trabalhadores ainda estão aguardando mais informações para saber se a CCJ vai apreciar ou não a proposição no dia 12. Se não ocorrer, a leitura e votação do texto pode ficar para o fim de maio.

PEC 09/2022: Relatório deve ser lido na CCJ na quarta-feira





O Senado será palco de muitas emoções para os agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate às endemias (ACEs) de todo País nesta semana. O texto de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 09/2022, que estabelece o Piso Nacional de dois salários mínimos, insalubridade e aposentadoria especial para os agentes de saúde, será lido pelo relator da matéria, senador Fernando Collor de Melo, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal (CCJ), na quarta-feira (13).

Se tudo transcorrer bem, a proposição deve ser apreciada pela CCJ ainda no dia 13, com possibilidade de logo ser submetida à aprovação dos senadores no plenário. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, prometeu que, tão logo o texto fosse aprovado na CCJ , seria pautado para votação.

Muitos parlamentares já se comprometeram em apoiar a PEC, por isso a expectativa dos trabalhadores é que ela seja aprovada ainda nesta semana.




domingo, 10 de abril de 2022

Domingo de Ramos: O Rei



Hoje, em todo o mundo,  celebra-se o Domingo de Ramos - ou a entrada triunfal de Jesus como rei em Jerusalém.  "Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o Reino que vem, do nosso pai Davi! Hosana nas alturas!" (Mc 11,9-10).

As atividades do Filho de Maria estavam todas elas voltadas  à proclamação do Reino de Deus, reino que se contrapunha ao reinado dos imperadores romanos. "O tempo se cumpriu, e o Reino de  Deus está perto. Arrependam-se e acreditem no evangelho" (Mc 1,15). É preciso abandonar o caminho da injustiça e da exclusão sócio-religiosa . A boa notícia é que todos somos irmãos, filhos do mesmo Pai (cf. Mt 6,9); todos têm acesso a Deus. E  os deixados para trás são privilegiados no reinado anunciado por Jesus: "Felizes vocês, os mendigos*,porque de vocês é o Reino de Deus" (Lc 6,20).

Se César é o rei, qualquer pretendente ao cargo deveria ser eliminado. Mas não era só o império que desejava dar cabo da vida do Nazareno, mas também a elite religiosa do Judaísmo: "Os fariseus começaram a consultar os herodianos sobre Jesus , para encontarem algum modo de matá-lo" (Mc 3,6). As interpretações que fazia das Escrituras despertavam raiva, ciúmes e medo de perda do poder religioso ("O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" - Mc 2,27).

Chegar a Jerusalém e ser aclamado como rei significava assinar a própria sentença de morte. A Cidade Santa, portanto, torna-se o lugar do confronto, das ciladas e do caminho à morte de Jesus. Se opor às injustiças da religião e da política, promover a inclusão social e lutar  contra todo tipo de preconceito, levou-o à morte e morte de cruz, pena aplicada a escravos, rebeldes, bandidos e contestadores do Estado à época. "E havia a inscrição com o motivo da condenação, que trazia escrito: O Rei dos Judeus".(Mc 15, 26).

Essa dimensão "histórica" da celebração do Domingo de Ramos não pode nem deve ser esquecida, senão corremos o riso de romantizar o que significou a implantação do Reino de Deus por Jesus de Nazaré. E, hoje, a luta contra a homofobia, a misoginia , a violência, a injustiça social, a mentira, o machismo e toda espécie de discriminação e preconceito encontra sentido como ações em favor do Reino de Deus.

* Melhor tradução do que pobres.



sábado, 9 de abril de 2022

Nota de Falecimento



É com muito pesar que comunicamos o falecimento da agente de combate às endemias (ACE) Emília Machado. A servidora da Prefeitura de Salvador (BA) estava lotada no Distrito Sanitário São Caetano /Valéria. O sepultamento ocorrerá amanhã (10), às 10h, no Cemitério Bosque da Paz. Um ônibus sairá às 9h do final de linha do bairro Marechal Rondon.

Nossas condolências aos  familiares e amigos. E que Deus conforte a todos.

Há 7 anos sem reajuste salarial, servidores travam luta com Prefeitura de Salvador

 



Ao longo dos últimos  anos da gestão dos Democratas na Prefeitura de Salvador - primeiro com ACM Neto, agora com Bruno Reis -, que os servidores da capital baiana amargam uma contínua perda do poder aquisitivo. Sem aumento salarial há 7 anos, além da defasagem no valor dos auxílios alimentação e transporte, os trabalhadores tiveram significativo impacto na sua qualidade de vida, muitos dos quais se enforcaram nos empréstimos consignados.

Nesta seara amarga estão os agentes de saúde, que,  mesmo recebendo recursos federais para custear seu salário, não veem um centavo sequer a mais no contracheque. 

Aqui e acolá, os servidores estão se mobilizando: associações e sindicatos estão no campo de batalha. Assembleias e passeatas já viraram caminho de roça para eles, mas o inimigo mostra-se insensível e intransigente. Já cedeu até 4% de reajuste linear, mas os servidores rejeitam. Os professores, em mobilização na Praça Municipal ontem (8), reivindicavam o percentual de 33,24%. Diante do descaso da prefeitura, aprovaram indicativo de greve; dia 12 de abril devem paralisar as atividades.

Há poucos dias, os agentes de saúde realizaram assembleia e aprovaram  proposta que prevê incorporação de duas gratificações, reajuste nos auxílios transporte e alimentação, dentre outros. A deliberação tomada pela maioria dos trabalhadores é razoável, resta saber se a gestão vai acatar.

Quem viver verá.




sexta-feira, 8 de abril de 2022

PEC que cria piso de dois salários mínimos dos ACEs e ACSs deve ser votada na próxima semana






O texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 9/2022 deve ser lido na próxima quarta-feira (13) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), pelo menos é a promessa do relator da matéria, o senador Fernando Color de Melo. Além de estabelecer o Piso Nacional dos agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) de dois salários mínimos custeados pela União, a proposta garante o direito à insalubridade e à aposentadoria especial aos trabalhadores.

"Estou na torcida para que seja aprovada o mais rápido possível e sem nenhuma alteração, de modo que a gente conquiste essa vitória", comentou Márcio Sampaio, ACE de Salvador. Os demais agentes de saúde, pelo País afora, também estão nessa mesma expectativa. E a próxima semana será de muita pressão dos ACEs e ACSs em Brasília.

O presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco, garantiu a Ilda Correia, presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Conacs) que, tão logo a CCJ aprove o relatório da PEC 9/2022, irá colocá-lo para ser apreciado pelo plenário.

O que resta à categoria é pressionar os senadores de cada Estado para que digam sim à PEC9/2022.

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...