sábado, 30 de novembro de 2019

Advento: tempo de esperança por excelência



Domingo começa um novo Ano Litúrgico, uma nova era, uma nova longa caminhada na qual reviveremos as ações salvíficas realizadas por Jesus. O Advento é a porta de entrada desse novo calendário religioso. São quatro semanas de preparação ao nascimento do Senhor. É um período de alegria contida, mas que se transbordará no Natal.

A esperança é o sentimento que move e enche o coração de  homens e mulheres que se preparam para receber Jesus Cristo, o Emanuel - o Deus-conosco -, que nasce em Belém. Trata-se do acontecimento histórico mais importante até hoje registrado na caminhada da humanidade.

Atualmente, vivemos tempos difíceis. A violência graceja na sociedade, a intolerância religiosa e ideológica é alimentada por autoridades políticas que  deveriam  combatê-la. Direitos das classes menos favorecidas são retirados sob alegação de destravar o crescimento do País, quando na verdade a intenção é favorecer os que já  gozam das benesses do poder.
Neste cenário,  o Advento nos convoca a renovar a esperança em Deus, que nunca nos abandona, e vem caminhar conosco. Ou seja, mesmo diante dos sinais de morte que nos cerca e desafia, não estamos sós, órfãos, mas com a força divina que nos encoraja para lutar contra as forças injustas e desumanizadoras imiscuídas no nosso interior e no seio da sociedade.
"Como o sol nasce da aurora, de Maria nascerá Aquele que a terra cerca em jardim converterá. Ó Belém, abre teus braços ao Pastor que a ti virá, Emanuel, Deus-conosco, vem ao nosso mundo vem". Que assim seja! Abramos nossos corações para nos preparar ao nascimento de Jesus. Que a esperança seja nosso guia durante este tempo.

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão ( Lc 21,33)



Na vida tudo passa, inclusive nós um dia passaremos. Aqui nada é eterno. A fluidez dos sentimentos, das situações e emoções nos da uma ideia disso. Hoje estamos alegres; amanhã, tristes. Hoje somos tomados pelas paixões; amanhã, pelas frustrações. Hoje gozando de saúde; amanhã acometidos pelas doenças. Hoje amando;depois odiando. Hoje trabalhando; amanhã perambulando. Nosso "hoje" é inconsistente.


A robustez da juventude de hoje esvai-se na degeneração do físico amanhã; a morte sela nossa existência aqui. Não há como fugir disso. Ela está no processo de passamento de tudo que existe. Mas será que algo resistirá?

Sim, pelo menos foi o que Jesus afirmou: "Minhas palavras não passarão". Lembro-me do Evangelho de São João, no qual o Mestre afirma: "Eu dou a vocês um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como amei vocês" ( Jo 13,34). Ou seja, o que não passará é o amor.

Obviamente, o amor dito aqui não se restringe àquele alimentado nos "paredões" nem às músicas românticas que só atiçam os instintos; esses também passam. O amor do qual Jesus fala é o amor-ágape, que está na esfera do divino. A morte não consegue rompê-lo. São Paulo compreendeu muito bem isso ao dizer: " Nem a morte poderá nos separar do amor de Deus" (Rm 8,38-39).

Amar como Jesus amou vai além do gosto ou da simpatia que temos pelas pessoas ( mas não exclui isso). Posso amar alguém , mas não gostar dele nem nutrir simpatia. Mas o amor -ágape nos leva a desejar profundamente o seu bem e contribuir com isso. Ele nos convida a ir além das aparências e dos sentimentalismos. Impulsiona-nos a amar os inimigos. Só Deus ama plenamente assim, os santos chegam bem perto... E devemos caminhar nessa estrada de amorosidade. Quem ama assim, "nasceu de Deus e conhece a Deus" ( 1Jo 4,7).

Não importa se você seja católico, evangélico, candomblecista ou professe outra fé, ou não professe fé nenhuma , homem ou mulher, hétero ou homo, negro ou branco, pobre ou rico, o desafio será sempre o de amar.

Se amarmos assim, não passaremos; a morte será "o abraço do Senhor com esperança", como afirmou o Papa Francisco hoje em homilia na missa matutina na Casa Santa Marta.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Por força judicial, candidato a ACE do concurso de 2008 é convocado

O candidato Anderson Alves de Oliveira, que  participou do Concurso Público - Edital 01/2008, para agente de combate às endemias (ACE) de Salvador, está sendo convocado, em cumprimento a decisão judicial, a se comparecer à Secretaria Municipal de Gestão (Semge), que fica na Avenida Vale dos Barris, 125, no horário das 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da publicação dessa Convocação, para avaliação médica. Para maiores informações, Anderson deve ler o aviso de convocação. Quem o conhecer favor  lhe avisar



quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Veto à presença obrigatória de psicólogos e assistentes sociais em escolas públicas é derrubado




O Congresso Nacional impôs mais uma derrota ao presidente Jair Bolsonaro ao derrubar o veto à presença obrigatória de psicólogos e assistentes sociais em escolas públicas em votação realizada nesta quarta-feira. Bolsonaro tem 48h para sancionar a lei. Se não sancioná-la, o presidente do Congresso sancionará.
Vitória importante para essas duas categorias. E suporte de extrema necessidade para o processo  pedagógica escolar.

terça-feira, 26 de novembro de 2019

A capital baiana sediou o Seminário Novo Financiamento da Atenção Básica e Curso Técnico dos ACEs e ACSs

Salvador sediou o Seminário Novo Financiamento da Atenção Básica e Curso Técnico dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). O evento foi realizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), no Auditório Zezéu Ribeiro, e contou as presenças do deputado federal Jorge Solla, do presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) , Enádio Nunes, Dra. Elane, Antônio Brito, cerca de 450 ACEs e ACS de 147 municípios da Bahia,dentre outros.

No encontro foram debatidos os seguintes temas:
* Proposta do novo financiamento da atenção primária;
* Curso técnico dos ACEs e ACSs
* Piso Nacional, dentre outros.

Das discussões, foram deliberadas propostas de alterações à Portaria 2979/2019, a saber, garantir cobertura mínima à população pelos ACSs , fixar teto de pessoas a serem cadastradas por equipe de saúde da família e pactuar um limite de pessoas a serem acompanhadas por cada ACS, considerando acessibilidade geográfica, distinguindo zona rural de zona urbana e a vulnerabilidade da comunidade assistida.

A iniciativa é de suma importância porque ajuda a fortalecer a luta pela defesa de um serviço de saúde pública prestado com qualidade, bem como  a valorização dos profissionais, garantido-lhes formação especializada.

Por causa da intensa chuva que cai em Salvador, Aaces não atenderá hoje

A Grande  Salvador foi tomada pela intensa frente que veio do Sudeste. A cidade está sob forte chuva e muitas áreas estão alagadas. Um deslizamento de terra foi registrado próximo à Arena Fonte Nova. Por conta desses transtornos, a Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces) suspendeu o expediente hoje.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Carnaval 2020: Começam inscrições para profissionais de saúde


Os profissionais de saúde da Prefeitura de Salvador que pretendem trabalhar no carnaval, as  inscrições começam hoje e se estendem até o dia 20 de dezembro. Os candidatos devem fazer sua inscrição pela intranet numa unidade de saúde ou no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

sábado, 23 de novembro de 2019

Feliz aniversário à ACS Hildélia!

Nosso abraço caloroso hoje para a agente comunitária de saúde (ACS) da Unidade de Saúde da Família Sussuarana Raimundo Agripino , Hildélia. Parabéns, companheira, por mais um ano de vida!

Hoje é dia do Sábado do Homem na Unidade de Saúde de Sussuarana


A Unidade de Saúde da Família Sussuarana Raimundo Agripino, que fica no bairro da Sussuarana Velha, na Avenida Ulisses Guimarães, realiza mais um Sábado do Homem hoje, dia 23. O atendimento começa às 8h e se estende até às 17h.

O Sábado do Homem é um atividade realizada mensalmente na unidade e visa a cuidar daqueles que, geralmente, se descuidam da própria saúde. São oferecidos alguns serviços, como odontologia, atendimento clínico, palestras, testes rápidos (HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C), aferição de pressão arterial e de glicemia.

Não perca essa oportunidade, porque homem que se ama cuida de sua saúde.

Em tempo: É necessário cartão do SUS, RG e comprovante de residência.

O curso técnico dos ACEs e ACSs deve começar em abril de 2020

A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ilda Correia, publicou vídeo no qual faz esclarecimentos sobre a implantação dos cursos técnicos dos agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs). O curso está previsto para começar no 1º semestre de 2020, mais precisamente, em abril.

A líder nacional também criticou as fake news que circulam nas redes nacionais deturpando informações sobre o assunto. A Conacs é um dos membros que compõem a mesa de organização, responsável pelo processo de implantação dos cursos técnicos. Assista ao vídeo e tenha mais informações.

Solenidade de Cristo-Rei e os governos tiranos



Domingo, celebramos a Solenidade de Cristo-Rei. Com essa festa, finda-se o Ano Litúrgico de 2019. Diferentemente do ano civil que começa no dia 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro, o Ano Litúrgico começa no Advento (quatro semanas que antecedem o Natal) e termina na Solenidade de Cristo-Rei. Trata-se de um calendário religioso no qual os cristãos celebram a ação salvífica realizada por Jesus, cujo ápice é a Páscoa.




A ideia de Jesus Cristo como Rei não está contaminada pela concepção de governo a que estamos acostumados. A lógica do reinado proposto pelo Mestre segue uma lógica totalmente contrária. "Vocês sabem que aqueles que são vistos como governantes das nações as dominam, e seus grandes as tiranizam. Mas entre vocês não deve ser assim. Ao contrário, quem de vocês quiser ser grande, seja o servidor de vocês. E quem de vocês quiser ser o primeiro, seja o servo de todos" ( Mc 10,42 - 44). Portanto, o serviço ao próximo é uma das características de um governo que queira se espelhar nos ensinamentos de Jesus.

Esse próximo fica explicitado no programa do início das atividades públicas de Jesus. É o pobre, o desprovido do necessário para sobreviver e da liberdade, é o endividado. Disse Jesus: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar a Boa Notícia aos pobres. Enviou-me para anunciar a libertação aos presos e a recuperação da vista aos cegos, para dar liberdade aos oprimidos, e para anunciar o ano da graça do Senhor" (Lc 4,18-19). A celebração do ano da graça do Senhor era realizada no intervalo de 50 anos e pressupunha o perdão das dívidas dos pobres e da libertação da escravidão.

O reino inaugurado por Jesus pressupõe a libertação do homem e da mulher de tudo aquilo que os escraviza e valoriza a vida. Toda lei deve estar a serviço da promoção da existência humana, portanto. Jesus não se constrange nem um pouco em reinterpretar o repouso sabático quando o que está em jogo é a vida. Por isso, afirmou categoricamente: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" (Mc 2,27). E ainda vai além: "É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou matar?" ( Mc 3,4).

Nenhum governo pode propor legislação que retire direitos essenciais à promoção da vida, incentivar o racismo, a homofobia e propor carta branca a policiais para investirem contra a vida e pretensamente tentar fundamentar isso no ideal do Nazareno sobre como bem governar. Alem de ser um atentado aos princípios da boa nova anunciada pelo Filho de Maria, coloca-se em lado diametralmente oposto ao que ele pregava.

Sendo assim, celebrar Cristo-Rei é tomar consciência de que os princípios de governança defendidos por Jesus se assentam no serviço aos mais vulneráveis socialmente e na defesa de leis que promovam sua vida. Cristo reina onde homens e mulheres são libertados, onde os pobres são incluídos, onde a vida é promovida e defendida. 

Salve Cristo-Rei.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Sai resultado definitivo da avaliação de títulos para o cargo de professor; confira no Diário

O Diário Oficial do Município de Salvador publicou o resultado definitivo da avaliação de títulos para o cargo de professor da capital baiana na edição de hoje. Os candidatos podem conferir as listas acessando o Diário  a partir da pág. 36; cliquem no link http://netstorage.fgv.br/pms2019/927_Nv_Sup_Professor_-_Resultado_Definitivo_Avaliacao_de_Titulos_(2019-11-18).pdf e acessem o Diário

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Assaltante provoca terror na Unidade de Saúde da Família da Federação

A Unidade de Saúde da Família da Federação, que fica no final de linha da Federação, no Distrito Barra/Rio Vermelho, foi assaltada no início desta tarde por um homem trajando bermuda jeans, blusa cinza, óculos e boné. Além de saquear os funcionários,o  criminoso ameaçou os servidores da unidade com arma de fogo na cabeça dos trabalhadores administrativos, além de ameaçá-los de morte caso a polícia fosse acionada.

Tanto funcionários quanto pacientes viveram momentos de horror. "Todo mundo se jogou no chão, pacientes se trancaram na sala de procedimentos e pessoas desmaiaram. Foi um momento de pânico e de muito medo", desabou Ana Oliveira, agente comunitária de saúde.

Ainda segundo a servidora, não foi  a primeiro vez que a unidade foi assaltada. Uma médica teve seu carro roubado há pouco tempo numa ação criminosa  semelhante à que ocorreu hoje . A unidade de saúde não tem segurança , por isso se torna alvo constante de criminosos.

Atrasados, PMs chegaram no local, mas não têm pistas do bandido e o caso será investigado

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Nota de Falecimento: local e horário do sepultamento

O corpo do agente de combate às Endemias (ACE) Sidney Santos Cruz, do Cabula/Beiru (B), será sepultado no Cemitério Municipal de Brotas amanhã, dia 21, às 11h30min. Mais uma vez, nossas condolências aos familiares e amigos. Descanse em paz, Sidney.







Consciência negra porque falta consciência humana

Resultado de imagem para imagem da cultura negraSe negro não tivesse sido considerado como objeto a ser vendido em mercado, não precisaríamos de Dia da Consciência Negra. 

Se a cultura de negro não tivesse sido considerada lixo, desprezível, não precisaríamos de Dia da Consciência Negra.

Se o Candomblé não fosse considerado culto ao demônio, não precisaríamos de Dia da Consciência Negra.

Se o mercado não pagasse salário menor a negro pela mesma atividade exercida pelo branco, não precisaríamos de Dia da Consciência Negra.

Se o PM e o Civil abordassem negro e o branco com os mesmos princípios morais e éticos, não precisaríamos de Dia da Consciência Negra.

Se negro não só ocupasse os cursos menos concorridos nas faculdades e universidades, não precisaríamos de Dia da Consciência Negra.

Se negro fosse o negro, não precisaríamos de Dia da Consciência Negra.

Só precisamos de Dia da Consciência Negra, porque nos falta Consciência Humana...


Morte de parente de Thiago Dantas adiou Mesa de Negociação; assembleia do dia 21 está suspensa

Falecimento de parente do secretário de Gestão, Thiago Dantas, foi a razão do adiamento da Mesa de Negociação que deveria ter  ocorrido ontem, dia 19. Como o sepultamento será realizado hoje, as Entidades Unificadas foram informadas de que a próxima rodada de negociação não tem data ainda definida.

Por conta disso, a assembleia de amanhã, dia 21, está suspensa. "Não adianta a gente chamar uma assembleia sem  informação nenhuma para passar à categoria", esclareceu Enádio, presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces).

Ainda segundo o sindicalista, assim que a Mesa de negociação for realizada, a assembleia será convocada para passar os informes aos agentes de saúde da capital baiana.

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Nota de Falecimento

É com muita tristeza que comunicamos  falecimento do agente de combate às endemias (ACE) Sidney. O colega era do Distrito Sanitário Cabula/Beiru (B). Nossa solidariedade neste momento de dor aos familiares e amigos do companheiro. Descanse em paz, Sidney.

Mesa de Negociação é adiada; virou teste de nervos

Esses contínuos adiamentos já se transformaram num jogo de teste de nervos para os agentes de saúde de Salvador. A Mesa de Negociação marcada entre as Entidades Unificadas e o secretário de Gestão, Thiago Dantas, para hoje, dia 19, foi adiada. Não se sabe ao certo quando será realizada. Amanhã? Depois de amanhã? Na próxima semana?

Se fosse para não apresentar nenhuma proposta, certamente isso já teria ocorrido. Portanto, espera-se que essa proposta de implantação do Piso Nacional esteja em gestação. Quem viver verá! 

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Mesa de Negociação: O que se deve aguardar amanhã?

Terça-feira (19) deve ocorrer mais uma Mesa de Negociação. Ninguém sabe ao certo o que será apresentado ( se for apresentado...). Isso porque já há cansaço explícito de se criar muita expectativa, e a gestão jogar balde de água fria na ansiedade dos agentes de saúde de Salvador, adiando a tão esperada proposta de implantação do Piso Nacional da categoria para outra rodada de negociação.

Seja como for, vencendo o cansaço psicológico, está a esperança alentando os servidores. O que mais se desejar é que tenha desfecho logo essa cansativa Campanha Salarial 2019 - já é a mais longa da história dos agentes.

Amanhã, já são 19 de novembro. Portanto, já  se abusou do prazo de apresentar alguma coisa. Que os bons ventos nos tragam ótimas notícias!

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Piso Nacional dos ACEs e ACSs passa a R$1.400 em janeiro; ACM Neto ainda não o implantou em Salvador

O Ministério da Saúde (MS) reajustará o Piso Nacional dos agentes de combate às endemias e os agentes comunitários de saúde (ACSs) para R$1.400,00 a partir de janeiro de 2020, conforme preconiza a Lei 13.708, de 14 de agosto de 2018. Em Salvador, sequer a implantação do Piso Nacional da categoria é cumprida pelo prefeito ACM Neto. Caso fosse, o  valor deveria estar em R$1.250,00 neste ano.

A primeira capital do Brasil está na contramão quando o assunto é valorização dos agentes de saúde. Por conta disso, os servidores fizeram paralisação de 48h e já agendaram uma nova assembleia para o dia 21, antes, no dia 19, deve ocorrer outra rodada de negociação entre as lideranças e os gestores.

O reajuste do MS  desperta revolta e inconformismo nos ACEs e ACSs da capital baiana devido ao descaso da prefeitura em cumprir a lei e reconhecer a importância desses profissionais  na prevenção às doenças que acometem os soteropolitanos, como diabetes, hipertensão, dengue, zika e chikungunya.

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Agentes de saúde encerram paralisação de 48h; SMS mente ao divulgar nota no Bahia Meio DIa

Os agentes de saúde de Salvador fizeram protesto no Campo da Pólvora na manhã desta quarta-feira (13). Os servidores cobram da prefeitura  a implantação do Piso Nacional da categoria.

Em nota divulgada no Bahia Meio Dia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que, embora haja uma lei federal obrigando o município a pagar o Piso Nacional, a prefeitura não recebe os recursos para cumprir a determinação. "É uma mentira desvalada, uma vez que os recursos federais caem todo mês nos cofres da Prefeitura de Salvador, mas o prefeito ACM Neto  insiste em descumprir a lei e ainda mente", desabafou uma agente de saúde quer não quis se identificar.

No mínimo, a SMS está entrando em contradição. Isso porque já chegou a afirmar que o Piso Nacional estaria sendo pago, e agora rebate o movimento paredista dizendo que não recebe dinheiro da União. O fato é que os agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) amargam um vencimento inicial de R$877,07, quando eram para receber o valor de R$1.250,00, reajuste feito pela Lei 13.708 neste ano.

Amanhã, deve ocorrer uma Mesa de Negociação na Secretaria Municipal de Gestão (Semge) entre as Entidades Unificadas e o secretário de Gestão, Thiago Dantas, para tratar desse imbróglio.

Combate à dengue: ACEs fazem atividade especial em escola do Novo Horizonte


Os agentes de combate às endemias (ACEs) do bairro do Novo Horizonte de Sussuarana realizaram atividade especial na Escola Municipal Novo Horizonte nesta manhã. O objetivo do trabalho foi levar informações aos alunos do 5º ano sobre o comportamento de prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, bem como conhecer a maneira como esses profissionais de saúde realizam suas atividades na localidade.


O encontro foi muito interessante e interativo. As crianças falaram sobre suas noções do mosquito da dengue, aprenderam como se prevenir das doenças transmitidas por ele, tiraram suas dúvidas e puderam manejar o material utilizado pelos agentes de saúde que atuam na comunidade. "Esse tipo de atividade desenvolve a consciência sobre a problemática do Aedes aegypti e ajuda a mudar o comportamento das crianças por ações preventivas contra a dengue, a zika e a chikungunya, além de possibilitar o conhecimento do trabalho que desenvolvemos", afirmou Márcio, ACE que trabalha no Novo Horizonte.












terça-feira, 12 de novembro de 2019

Pelo Piso Nacional, ACEs e ACSs de Salvador superlotam Praça Municipal em protesto contra prefeitura



Os agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde(ACSs) da capital baiana fizeram um grande protesto em frente à Câmara de Vereadores na tarde desta terça-feira (12). Os servidores cobram proposta de implantação do Piso Nacional da categoria ao secretário de Gestão, Thiago Dantas.


Os agentes de saúde voltam a se reunir amanhã, às 9h, no Campo da Pólvora. Na quinta-feira (14), deve ocorrer uma Mesa de Negociação entre as Entidades Unificadas e a gestão, quando se espera que Dantas apresente  proposta de implantação do piso salarial dos ACEs e ACSs. 

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

A luta é árdua, mas a esperança deve persistir



Desânimo, cansaço, frustração e sentir-se desrespeitado são palavras que se fazem presentes no vocabulário de cada agente de saúde de Salvador. Isso porque enfrentamos uma gestão que não valoriza seus servidores e tenta nos vencer pelo cansaço. Mas precisamos resistir.

As Entidades Unificadas estão fazendo estrategicamente bem sua função. Devemos agora nos mostrar firmes e seguir a orientação delas. A situação é de dificuldades, mas a esperança deve ser nosso guia. Devemos lutar até o fim.  Se não podemos animar, por caridade, não sejamos fator de tropeço nem agente da desesperança na luta da categoria.

Mesa de Negociação termina sem proposta; agentes decidem por paralisação de 48h

Em assembleia hoje (07), na quadra do Ginásio dos Bancários, os agentes de saúde de Salvador aguardavam desfecho favorável à categoria da Mesa de Negociação. Mas o gestor não apresentou nenhuma proposta decente. Diante do descaso com a categoria, os servidores decidiram por paralisação de 48h,  a partir da próxima terça-feira. Uma nova Mesa de Negociação deve ocorrer na  quinta-feira, dia 14.

Sai lista preliminar de entrega de títulos do Concurso para Professor; veja se o seu foi computado

O Diário Oficial  do Município de Salvador publicou, no dia 5, a lista preliminar de entrega de títulos dos candidatos ao cargo de professor da capital baiana.  Abra o link abaixo e veja se o seu foi computado. Boa sorte.  

https://fgvprojetos.fgv.br/concursos/pms2019/002

Parabéns à agente de saúde Rosana Maia!


Parabenizamos a agente de saúde Rosana Maia por mais um ano de vida. Saúde e muito sucesso é o que desejamos à colega. Feliz aniversário, Rosana!

ACEs e ACSs de Salvador fazem assembleia; gestão deve apresentar proposta do Piso Nacional


Os agente de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) da capital baiana estão reunidos na quadro de Ginásio dos Bancários , nos Aflitos, para decidir o rumo da Campanha Salarial 2019, sobretudo a implantação do Piso Nacional da categoria.

Representantes das Entidades Unificadas foram chamadas para uma Mesa de Negociação com o secretário de Gestão, Thiago Dantas, que deve  apresentar uma proposta acerca do piso salarial. A qualquer momento, voltamos com novas informações.

domingo, 3 de novembro de 2019

O que é isso, meu Deus, nenhuma proposta!

"Estamos no penúltimo mês do ano e nada. O que é isso, meu Deus, nenhuma proposta!" Esse desabafo de um agente de saúde da capital baiana em grupo de Whatsapp expressa bem a angústia que os servidores da Prefeitura de Salvador passam com a falta de reajuste salarial, no caso dos agentes, com a não apresentação da tão esperada proposta de implantação do Piso Nacional.

Certamente, é a campanha salarial mais extensa que vivenciamos desde 2010. Os gestores parecem que estão se divertindo ao massacrarem os trabalhadores. Usam de táticas psicológicas para testar nossos nervos. 

Se para os servidores que entraram em greve o reajuste foi zero, há ainda esperança para os agentes de saúde terem uma proposta. Nessa esteira também estão os professores e o pessoal da Transalvador. Só nos resta apostar no melhor e acreditar até a reta final de nossa campanha; é a melhor alternativa no momento.

sábado, 2 de novembro de 2019

Parabéns ao ACE Artur César!


Parabenizamos o agente de combate às endemias (ACE) Atur César por mais um ano de vida. Desejamos ao colega muita saúde, sucesso e bênçãos divinas sobre a vida dele. Feliz aniversário, Artur!

Por que celebrar o Dia dos Finados?



Certamente, hoje, dia 2 de novembro, quando se celebra o Dia dos Fiéis Defuntos, Dia dos Mortos ou Dia dos Finados, como mais conhecemos, os cemitérios vão estar lotados, muitas pessoas indo homenagear seus entes queridos que já partiram desta vida. É um momento que desperta saudade e tristeza. A morte é uma das poucas certezas (talvez a única) que temos na nossa existência. Mas por que fazemos esta homenagem aos defuntos?

Trata-se de uma questão de fé. É uma celebração cristão-católica e se assenta na esperança da ressurreição. Disse Jesus: "Eu sou a ressurreição. Quem acredita em mim, ainda que morra, viverá. E todo aquele que vive e acredita em mim, não morrerá para sempre" (Jo 11,25-26). É uma feliz esperança nas promessas de Cristo. Essa é a principal razão de se comemorar os finados.

"Porque eterno é seu amor!" (Sl 136 (135),1), confiamos à sua misericórdia todos aqueles que já morreram, cuja fé só Ele conhece. Quem já morreu nada pode fazer por si, mas nossa solidariedade, expressa na oração amorosa ao Senhor pode ajudar a perdoar os pecados. O próprio Mestre sinalizou que há pecados que podem ser perdoados mesmo depois de nossa morte: "Se alguém disser algo contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado. Mas se alguém disser algo contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem no presente, nem futuro" (Mt 12,32). A morte não é suficiente para nos separar do amor de Deus nem do amor solidário dos irmãos. Como bem afirma São Paulo, "Nem a morte, nem a vida poderá separar-nos do amor de Deus, manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Rm 8,38-39). Ou seja, o amor aos irmãos falecidos e a confiança na misericórdia divina  é outra razão por que rezamos e celebramos o Dia dos Finados.

As Sagradas Escrituras, no 2º livro dos Macabeus, mostram-nos como os judeus daquela época acreditavam na ressurreição e na misericórdia de Deus ao oferecerem sacrifícios para o perdão dos pecados dos falecidos, aliás, é a fé na ressurreição que fundamenta isso. "Se não tivesse esperança na ressurreição dos que tinham morrido na batalha, seria coisa inútil e tola rezar pelos mortos. Mas, considerando que existe uma bela recompensa guardada para aqueles que são fiéis até a morte, então esse é um pensamento santo e piedoso. Por isso, mandou oferecer um sacrifício pelo pecado dos que tinham morrido, para que fossem libertados do pecado." ( 2ºMc 12,44-45).

Que o amor pregado por Jesus Cristo seja nossa bússola nesta vida tão tumultuada, de modo que o amor perpasse toda nossa existência. Rezemos pelos nossos falecidos, confiantes na ressurreição, promessa de Cristo, e na misericórdia de Deus, nosso Pai. 

Im memoriam de :

Pompilho Ribeiro, meu avô;
Aninha, minha tia;
Nívea, minha prima;
Isaías e Gilmário, meus companheiros;
Andréa, minha amiga;
Carlos, Tonho e Robson;
D. Laura, mãe de Janete;
Beja, Jão e D. Benedita;
Seu Clóvis e D. Elenita;
Seu Armando;
O pai de Elda;
Tim e D. Das Dores;
D. Roxa e Geraldo;
A filha de Vermelho;
Seu Antonio de Maria Baixinha;
O esposo de D. Nalvinha;
Du e Caboquinha;
Seu Antônio;
Irmã do dono da Nutri;
D. Elza
Pina, pai e D. Maria;
Gilson e a mãe;
Seu Checa e esposa;
Seu Cândido e esposa;
Pitinga e Bolagato; 
Mãe de Márcia Trindade;
Por todos falecidos, conhecidos ou não, cuja fé só o Senhor conhece; que Deus os guarde na sua misericórdia de Pai todo amoroso. Por Cristo, nosso Senhor, amém.

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Dia de Todos os Santos: Homenagear as pessoas que são exemplos de fé e amor para nós


Celebrar o Dia de Todos os Santos é reconhecer aquelas pessoas , homens, mulheres e crianças, que se apaixonaram pela mensagem de amor pregada pelo Mestre. Viverem a fé em Jesus de maneira radical e heroica, de modo que são exemplos para nós de uma vida guiada pela fé em Deus e amor ao próximo. Entenderam muito bem o chamado: "Sejam santos, porque eu, Javé, o Deus de vocês, sou santo" (Lv 19,2) e o novo mandamento de Jesus: "Eu dou a vocês um mandamento novo: Amem-se uns aos outros.Assim como eu amei vocês, que vocês se amem uns aos outros" ( Jo 13,34). Além disso, souberam reconhecer Jesus nos mais pobres e necessitados: "Tive fome e vocês me deram de comer, tive sede e me deram de beber, era estranheiro e me acolheram, estava nu e me vestiram, estava doente e me visitaram, estava na cadeia e vieram me ver. Todas a vezes que vocês fizeram isso a um desses meus irmãos mais pequeninos, foi a mim que o fizeram" (Mt 25,34-36.40).


Há muitos santos reconhecidos, que receberam a honra dos altares, como a Irmã Dulce dos Pobres, mas há milhares que viveram ou vivem no anonimato, porém são reconhecidos pelas pessoas simples, pelo jeito humilde de refletir a bondade e a solidariedade de Deus; por onde passam espalham fé, esperança e confiança.

Tanto os que aqui ainda caminham como os que já partiram para contemplar a glória de Deus compõem o Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja, cuja Cabeça é Cristo mesmo ( ICor 5,18;Cl 1,18).
Recorramos à intercessão deles para levarem nossa causa do Piso Nacional a Deus.

Parabéns ao ACS Antônio Douglas!


Parabenizamos o agente comunitário de saúde (ACS) Antônio Douglas por mais um ano de vida. Desejamos ao colega saúde e muita felicidade. Feliz aniversário, Antônio !

Recadastre-se aqui, servidor!


Servidor, você faz aniversário neste mês? Então, faça seu recadastramento e não tenha o seu salário bloqueado. Acesse o link abaixo e se recadastre. Você precisa apenas do CPF e da senha de acesso ao contracheque on-line: www.recadastramento.salvador.ba.gov.br . Não perca tempo!

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...