domingo, 26 de janeiro de 2020

"Farei de vocês pescadores de gente"


No Evangelho de São Mateus, logo depois da prisão de João, Jesus inicia suas atividades na Galileia mostrando a urgência da chegada do Reino de Deus. "Arrependam-se, porque o Reino de Deus está próximo". A palavra grega "metanoia", traduzida por "arrependam-se", significa uma mudança radical no modo de pensar e agir, trata-se de uma mudança de rumo, de direção para acolher o Evangelho, a Boa Notícia de Jesus.

Jesus chama seus primeiros seguidores à beira do mar da Galileia para ser "pescadores de gente" (cf. Mt 4,19). Biblicamente falando, o mar era considerado morada do mal, sinal de perigo e morte. Ser pescador de gente significa o empenho dos discípulos  do Filho de Maria em retirar as pessoas de situação de morte , da fome, de toda espécie de violência. Não se pode dizer ser cristão e disseminar o ódio, o racismo, a homofobia, a intolerância religiosa.

Há muitos que fazem do Evangelho de Jesus um disangelho, isto é, uma má notícia. Interpretam "pescadores de gente" como proselitismo, a fim de encher seus currais eleitores para garantir a sua ganância pelos poderes político e religioso. Aprisionam mentalmente pessoas com falsas promessas no intuito de explorá-las e manipulá-las.  "Ai de vocês, doutores da Lei e fariseus hipócritas! Vocês percorrem o mar e a terra para converter uma pessoa. Mas, quando o conseguem, tornam essa pessoa merecedora do fogo duas vezes mais que vocês" (Mt 23,15).

 O Evangelho de Jesus, isto é, sua Boa Notícia, oferta gratuitamente vida plena para todas as pessoas, sem distinção de classe social, cor de pele, orientação sexual, religião e partido político, sobretudo aquelas espoliadas pelo sistema político-religioso e econômico e descartada pela imposição moral vigente. "Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância" ( Jo 10,10). O ladrão - os falsos líderes - é mercenário, só trabalha por dinheiro, e está comprometido com o reino de morte, por isso "só vem para roubar, matar e destruir" ( Jo 10,10).

Que tenhamos uma revolução no modo de pensar e agir para acolher o Evangelho, nos comprometendo com os valores da vida e na defesa da vida, promovendo dias melhores àquelas pessoas mais necessitadas e carentes, vítimas do sistema injusto, egoísta e preconceituoso no qual vivemos, mas que revelam o rosto de Jesus.

Paz e bem para você! Um ótimo domingo"






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...