domingo, 12 de janeiro de 2020

Batizar-se é entrar no processo de amorização



Neste domingo, celebramos o Batismo do Senhor. Ao se deixar batizar pelo seu primo João , Jesus dá o pontapé inicial para sua missão de anunciar o reinado de Deus; anúncio que revela Deus como Pai amoroso e todo cheio de compaixão, que não discrimina, não marginaliza, mas que está preocupado em resgatar e promover a inclusão de todos, principalmente aqueles que o sistema político-religioso injusto relega a segundo plano.


O Espírito, que desce em  forma de  pomba sobre o Filho de Maria, irá conduzir suas atividades. A mensagem  Dele toca a vida das pessoas porque é movida por compaixão, acolhimento e perdão, porém, sobretudo, por amor. Ninguém entra em contato com Ele para continuar sendo a mesma pessoa.

Aliás, Amor é o nome verdadeiro de Deus. Todo amoroso, eternamente nos ama de maneira incondicional; não porque pensamos correto ou sejamos bons, mas porque é próprio Dele Amar. Diz-nos São João na sua Primeira Carta: "Deus é Amor" ( IJo 4,8), e o salmista completa: "Porque o seu amor é para sempre" 136 (135), 1.

O batismo faz parte da iniciação cristã e nos faz mergulhar nessa fonte amorosa, nos reatando a Deus, nosso "Sumo Bem", por ação do Espírito Santo. O batizado e a batizada iniciam, assim, o processo de amorização. Poderíamos dizer que eles vivenciam de maneira consciente essa caminhada de vivência do amor divino. Como somos resultado final da produção do Amor, nossa existência precisa refletir nossa filiação amorosa. Sem isso,  ser batizado perde seu sentido primordial.

Embora o batismo seja o canal privilegiado dessa nova vida, a ação do Espírito de Deus é além-fronteira, não conhece limite e onde houver obra do criador, Ele está agindo. Por isso  São Pedro afirma: Dou-me conta, em verdade, que Deus não faz acepção de pessoas, mas que , em qualquer nação, quem o teme e pratica a justiça lhe é agradável" ( At 10, 34-35). São João foi mais profundo: "Todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus" (I Jo 4, 7).

O batizado, portanto, pela ação do Espírito, mergulha nessa graça, mas precisa não resistir ao processo de amorização. Quanto mais ama mais testemunha seu batismo. É um privilegiado. E, mesmo aquele que não seja batizado, no entanto ama, testemunha que "nasceu de Deus e conhece a Deus". Desse modo, o batismo é a vivência do amor ensinado por Jesus, é nossa religação a Deus, que "é amor", é a nova vida amorizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...