Foto: Reprodução / Mais Equilíbrio
O uso prolongado de corticóide e Topiramato, medicamento utilizado para emagrecer, pode causar o glaucoma. De acordo com Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, quem usa corticóide com frequênca precisa de acompanhamento oftalmológico, já que pode causar glaucoma de ângulo aberto, tipo mais comum da doença e que não apresenta sintomas. No Brasil, essa modalidade só é descoberta em estágio avançado por 80% dos portadores, quando a perda da visão provoca desequilíbrio, dificuldade de dirigir e quedas por não enxergar o chão.
Segundo explica Queiroz Neto, o corticóide dificulta a drenagem do humor aquoso, líquido que preenche o globo ocular, o que aumenta a pressão do olho e provoca lesão no nervo ótico. Se a pressão do olho não for controlada, pode causar cegueira.
Outro perigo é o antiepilético usado para emagrecer Topiramato, que pode causar o glaucoma fechado - provoca dobro da cegueira causada pelo glaucoma de ângulo aberto. Contraindicado para quem já tem glaucoma e para pessoas com hipermetropia, o Topiramato provoca edema no cristalino e corpo ciliar. "Este estreitamento predispõe a uma crise de glaucoma de ângulo fechado que é caracterizada por dor intensa no olho e sinaliza uma emergência médica", explica o oftalmologista.
Bahianotícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário