quinta-feira, 31 de março de 2016

Servidores protestam contra bloqueio salarial feito por ACM Neto





Os servidores municipais de Salvador fizeram assembleia de greve nesta última quinta-feira (31). Os trabalhadores protestaram contra a intransigência da prefeitura em não negociar com os grevistas, além de não querer implantar o piso salarial nacional dos agentes de saúde.


Para agravar ainda mais a situação, ACM Neto arbitrariamente resolveu bloquear o salário de muitos servidores, o que revoltou os trabalhadores.


Depois de superlotar a Quadra de Ginásio de Esporte  dos Bancários, os servidores saíram em passeata até a prefeitura, onde uma comissão foi recebida pelo chefe de Gabinete de ACM Neto. Desbloqueio dos salários, abono dos dias de greve, reajuste salarial e a implantação do piso salarial  nacional dos agentes de saúde foram as reivindicações apresentadas pela comissão.





Após a pressão do movimento paredista, a gestão resolveu antecipar a mesa de negociação de segunda para sexta-feira, dia 1, às 10h, na Secretaria Municipal de Gestão (Semge), local também onde ocorrerá assembleia para apresentar a contraproposta da prefeitura.


Portaria 535 revisa o quantitativo máximo de ACEs de Salvador; agora são 1.425 agentes contemplados pela AFC


A Portaria 535, publicada dia 31 de março, estabelece a revisão do quantitativo máximo de agentes de combate às endemias que pode ser contrato pelas prefeituras com o auxílio da Assistência Financeira Complementar da União (AFC). Os gestores têm até o dia 31 de julho de 2016 para fazer o recadastramento dos ACEs, utilizando o código definitivo de Classificação Brasileira de Ocupação (CBO): 5151-40 - Agentes de Combate às Endemias.

Para Salvador, a notícia não foi tão boa assim, visto que a capital baiana tem o contingente de 2.065 agentes, mas com a revisão, os contemplados pela AFC saíram dos 1.020 para 1.425. Portanto, trata de um quantitativo ainda aquém da realidade dos soteropolitanos.




Portaria 535 revisa o quantitativo máximo de ACEs por município


A Portaria 535, publicada hoje, estabelece a revisão do quantitativo máximo de agentes de combate às endemias que pode ser contrato pelas prefeituras com o auxílio da assistência financeira complementar da União. Os gestores têm até o dia 31 de julho de 2016 para fazer o recadastramento dos ACEs, utilizando o código definitivo de Classificação Brasileira de Ocupação (CBO): 5151-40 - Agentes de Combate às Endemias.




quarta-feira, 30 de março de 2016

Governos anteriores controlavam instituições de investigação, diz procurador


Governos anteriores controlavam instituições de investigação, diz procurador
Foto: Divulgação
O procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, integrante da força-tarefa da operação Lava Jato, disse esperar que a operação siga com independência para atuar e deixou um recado implícito para eventual governo do peemedebista Michel Temer, caso Dilma Rousseff seja afastada em um processo de impeachment. "Aqui temos um ponto positivo que os governos investigados do PT têm a seu favor. Boa parte da independência atual do Ministério Público, da capacidade técnica da Polícia Federal decorre de uma não intervenção do poder político, fato que tem que ser reconhecido. Os governos anteriores realmente mantinham o controle das instituições, mas esperamos que isso esteja superado", disse em um recado velado a governantes em um eventual cenário pós-Dilma. "Em um País com instituições sólidas, a troca de governo não significa absolutamente nada. Quero crer que nenhum governo no Brasil signifique alterações de rumo no Ministério Público, no Judiciário, na Polícia Federal. Deveria ser assim", afirmou ao ser questionado sobre a possibilidade de Temer assumir a Presidência. "Queremos simplesmente que as instituições continuem livres para continuar a fazer o que a lei exige delas", prosseguiu. Lima realizou palestra na Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos, Amcham, em São Paulo, onde falou a empresários e pessoas ligadas a área de compliance. Após a palestra, ele reforçou a questão em entrevista. "Nós temos riscos de obstaculização da operação quase que diariamente, as interceptações telefônicas mostram isso. Colaboradores mostram isso. Agora, creio que as pessoas perceberam que o risco de tentar obstruir a Lava Jato é muito grande", disse em referência aos grampos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em uma das interceptações, por exemplo, o prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho, aliado próximo de Lula, discute com o advogado do ex-presidente a informação que teria recebido sobre deflagração de fase da Lava Jato no dia seguinte. "Não tentem fazer isso novamente", disse em tom de alerta. Procurado, o Instituto Fernando Henrique Cardoso não havia comentado até às 11h30 desta quarta-feira as declarações feitas pelo procurador.
Bahianotícias

terça-feira, 29 de março de 2016

Servidores municipais fazem assembleia na próxima quinta-feira (31)



Na próxima quinta-feira, dia 31, às 8h, na Quadra do Ginásio de Esportes dos Bancários, no Largo dos Aflitos, os servidores municipais de Salvador realizam mais uma assembleia. Há quinze dias que os trabalhadores estão paralisados, reivindicando reajuste salarial de 17% mais implantação imediata do piso salarial nacional dos agentes de saúde. No entanto,  ACM Neto insiste em dar 0%, além de não querer implantar o piso. "Trata-se de uma gestão que investe mais de 60 milhões em propaganda, a fim de ludibriar os desinformados, mas que despreza os servidores municipais", finalizou Bira, diretor de comunicação da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces).

E o PMDB abandonou o PT

PMDB
Em uma cerimônia de menos de cinco minutos, sem votação ou discursos, na qual o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), foi uma das estrelas, o PMDB anunciou sua saída da base do governo Dilma Rousseff nesta terça-feira 29. A decisão era esperada, mas seu anúncio dificulta a tentativa de sobrevivência do governo petista, que pode agora enfrentar uma debandada de outras siglas da base aliada.
A decisão do PMDB era aguardada há vários dias pelo Planalto. Agora, a estratégia passa a ser buscar o apoio de fragmentos de partidos para evitar que as oposições consigam os 342 votos necessários para aprovar o pedido de impeachment contra Dilma que tramita de forma célere na Câmara.
A expectativa é de que a votação em plenário ocorra na primeira quinzena de abril, uma vez que Eduardo Cunha decidiu fazer o processo correr na Casa. Adversário do governo desde 2015, Cunha, que é réu por corrupção no Supremo Tribunal Federal por conta de seu envolvimento no escândalo investigado naOperação Lava Jato, foi uma das estrelas da reunião do PMDB nesta terça.
Cunha chegou sorridente à sala da Câmara que sediou a reunião e estava no centro da mesa, ao lado do senador Romero Jucá (RR), vice-presidente do partido e que presidiu o encontro. Do lado de fora, integrantes da Força Sindical, controlada pelo deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), manifestavam seu apoio ao vice-presidente da República, Michel Temer. Do lado de dentro, eram ouvidos gritos de "fora PT" e "Temer presidente".
Outra figura que manifestava alegria com a decisão do partido era Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústria de São Paulo (Fiesp). Skaf esteve em Brasília, mas seu grande ato nesta terça-feira foram os anúncios gigantes nas 14 primeiras páginas dos primeiros cadernos dos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Correio Braziliense defendendo o impeachment de Dilma.
Temer, presidente do PMDB, não esteve presente, em uma tentativa de se afastar do "desembarque". Foi o grupo de Temer, entretanto, que liderou as negociações dentro do PMDB para que a sigla se afastasse do governo. Em caso de impeachment, é ele que assume o governo, uma posição que o aproximou do PSDB.
Para atrair os parlamentares para sua base contra o impeachment, o governo deve usar cargos de segundo e terceiro escalão e, eventualmente, posições de ministros, para negociar. A expectativa é de que a saída do PMDB deixe centenas de cargos vagos.
Não se sabe, entretanto, em qual data os peemedebistas deixarão essas posições. "Não há nem necessidade de data. Falou-se em 12 dias, mas eu creio na consciência dos nossos companheiros e eles vão tomar essas medidas, porque a decisão partidária já está tomada e eu espero que eles respeitem", disse o ex-ministro Moreira Franco, presidente do Instituto Ulysses Guimarães e uma das figuras mais próximas a Temer.
Celso Pansera, deputado licenciado e ministro da Ciência e Tecnologia, manifestou interesse em permanecer no cargo, contrariando o partido. Henrique Eduardo Alves, por outro lado, deixou o governo no fim de semana ao pedir exoneração do cargo ministro do Turismo. No total, o PMDB tem sete ministérios no governo Dilma.
Carta Capital


Servidores em greve são tratados com violência por jagunços de ACM Neto



Servidores municipais fizeram assembleia na manhã desta terça-feira (29) na Secretaria Municipal de Gestão (Semge). Os trabalhadores protestam contra a intransigência de ACM Neto, já que o alcaide fechou todos canais de negociação com os servidores, além de oferecer 0% de reajuste e não implantar o piso salarial nacional dos agentes de saúde.


Após a concentração, os servidores saíram em passeata em direção à Lapa, onde foram recebidos com gás de efeito moral, splay de pimenta e muita truculência pelos jagunços do prefeito. Isso é uma grande vergonha: um gestor arrogante, que apenas sabe ameaçar  os trabalhadores com corte de ponto.

"Salvador aniversaria, mas quem lhe serve bem é presenteado com violência e desvalorização", desabafou Paulo, diretor da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces).

Os grevistas prometem novos protestos nos próximos dias.


segunda-feira, 28 de março de 2016

Servidores mantêm greve e realizam assembleia nesta terça (29) na Semge




Os servidores municipais fazem assembleia nesta terça-feira, dia 29, às 7h, em frente à Secretaria Municipal de Gestão (Semge). Os trabalhadores reivindicam 17% de reajuste salarial e a implantação imediata do piso salarial nacional dos agentes de saúde. Apesar da intransigência da gestão, os trabalhadores continuam firmes na greve e conclamam a categoria para mais uma assembleia.  "A participação de todos é de suma importância para o êxito das reivindicações", afirmou Marri, delegada da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces).



Servidores municipais fazem assembleia e decidem pela continuação da greve


Os servidores municipais de Salvador realizaram assembleia na manhã desta segunda-feira (28) na Praça da Piedade. Os trabalhadores reivindicam aumento salarial de 17% e a implantação do piso nacional dos agentes de saúde. Mas a gestão insiste em dar 0%. Apesar disso, os grevistas votaram pela continuação da greve e já preparam novos protestos.



sábado, 26 de março de 2016

Humanos suprimem parte analítica do cérebro para acreditar em Deus





RIO - Um estudo publicado no site especializado PLOS ONE mostra o que acontece com o cérebro no momento que se pensa em questões de fé. Segundo a pesquisa, humanos suprimem a parte analítica e reforçam as partes responsáveis pela empatia para poder acreditar em Deus.
Segundo o estudo, fazemos o oposto quando pensamos sobre o mundo material. "Pelo que entendemos do cérebro, o salto de fé para acreditar no divino e no sobrenatural é isso, estamos colocando de lado o pensamento crítico e analítico para que tenhamos mais conhecimento emocional e social", diz o professor americano Tony Jack, da Universidade Case Western, líder do estudo.
Em uma análise de oito experimentos, os pesquisadores também descobriram que pessoas com fé tem mais empatia do que as sem.
Eles examinaram, entre outros testes, o cérebro de pessoas em um teste de ressonância magnética para checar a relação entre a rede de neurônios que permite que humanos pensem de forma crítica e uma rede para vivência em sociedade, que gera a empatia.
Os pesquisadores dizem que o cérebro usa as duas redes para lidar com o mundo. Quando apresentado com problemas, ativa a rede apropriada e reprime a outra. Essa repressão pode gerar extremos de comportamento, diz o professor Richard Boyatzis, que participou do estudo:


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/humanos-suprimem-parte-analitica-do-cerebro-para-acreditar-em-deus-18954200#ixzz443dPbglM 
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

sexta-feira, 25 de março de 2016

Parabenizamos Ubiraci Moraes, editor do Blog Bira - Agente de saúde

O editor do Blog Bira - Agente de saúde, Ubiraci Moraes ( mais conhecido como Bira), está completando mais um ano de vida. Nós o parabenizamos e pedimos a Deus que lhe dê muitos anos de vida!


REUNIÃO ENTRE MINISTÉRIO DA SAÚDE, CONACS E DEPUTADOS DISCUTE A MP-712/2016, E O AUMENTO SALARIAL PARA ACS E ACE




A CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias, teve uma agenda intensa em Brasília está semana, apesar de toda a turbulência política com estratégias inteligentes, conseguimos avançar na discussão da Emenda do Deputado Raimundo Gomes de Matos, a MP 712, que propõe o direito ao reajuste do PISO SALARIAL NACIONAL dos ACS e ACE.


Dia 22/03 teve assento na mesa de debate na audiência pública da comissão especial da MP 712 onde a assessora jurídica Dr Elane Alves de Almeida, debate com muita propriedade a portaria 2121 e a emenda do reajuste do piso.

No mesmo dia às 15h, teve uma audiência com o ministro da saúde Dr Marcelo Castro, onde discutiu a proposta de reajuste e oficializou o convite para o mesmo se fazer presente na abertura do VI CONGRESSO da CONACS em Fortaleza dia 11 de abril.
Ainda na terça acompanhou os Deputados Newton Junior, relator da comissão e Raimundo Gomes de Matos ao Ministério do planejamento para viabilizar uma proposta coesa para a aprovação da Emenda do reajuste.
Dia 23 a CONACS voltou ao planejamento para detalhar a proposta com técnicos e Dr Francisco secretário Executivo.
Enfim, quem sabe faz a hora, não espera acontecer!!!!
Texto fonte: Ilda Angelica Correia
Link disponível Página de facebook Ilda Angelica Correia
https://www.facebook.com/ildangelica/posts/1118482578183549?pnref=story

quinta-feira, 24 de março de 2016

A morte de Jesus foi resultado de uma trama político-religiosa


fotos de jesus (5)

Por Ubiraci Moraes
Parece  razoável pensar que, do ponto de vista histórico, a morte de Jesus foi resultado de uma trama político-religiosa. Suas atividades sempre foram contestadas e motivo de apreensão por parte da classe dominante de sua época, que via seu poder ameaçado. O evangelista São Marcos deixa isso bem claro ao afirmar, após uma atividade pública de Jesus,  a reação dos seus opositores: “Os fariseus saíram imediatamente e deliberaram com os herodianos como acabar com ele” (Mc 3,6). Essa oposição é compreensível porque o ideário que guiava o projeto libertador de Jesus ia de encontro aos opressores, pois ele afirmava que

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque  ele me ungiu para que dê a boa notícia aos pobres;enviou-me a anunciar a liberdade aos cativos e a visão aos cegos, para por em liberdade os oprimidos, para proclamar  o ano de graça do Senhor (Lc 4, 18-19).

Além disso, fazia duras críticas aos líderes religiosos:

Cuidado com os letrados. Gostam de passear com largas túnicas, que os saúdem pela rua, dos primeiros assentos nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. Com pretexto de longas orações, devoram as propriedades das viúvas. Receberão sentença mais severa (Mc 12,38-40).

O Cântico da Virgem Maria também é bastante revelador quando diz: ”(...) Derruba do trono os potentados e exalta os humildes: cumula de bens os famintos e despede vazios os ricos” (Lc1,52-53).

Observa-se, desse modo, que Jesus lutava contra a opressão sofrida pelo seu povo tanto pela classe política, representada pelos partidários de Herodes, os herodianos, quanto pela classe religiosa, os fariseus. Esse sistema voltou-se contra ele e o condenou à pena de morte: morte na cruz.

Mas o seu ideal de luta contra a opressão, contra os tiranos, não morreu, continua vivo nos movimentos sociais, nas igrejas e nos sindicatos e associações  que lutam pelos direitos dos trabalhadores e dos pobres; está presente naquele que se coloca em defesa dos marginalizados e dos que são vítimas de toda espécie de preconceito.

Ubiraci Moraes é agente de saúde e professor.














quarta-feira, 23 de março de 2016

Documentos da Odebrecht citam mais de 200 políticos; ACM Neto e Wagner estão na lista


Documentos da Odebrecht citam mais de 200 políticos; Neto e Wagner estão na lista
Foto: Reprodução
Documentos apreendidos pela Polícia Federal durante a operação Acarajé listam possíveis repasses da Odebrecht para mais de 200 políticos de 18 partidos políticos. Segundo informações do Blog do Fernando Rodrigues, é o mais completo acervo do que pode ser a contabilidade paralela. O arquivo foi revelada nesta terça-feira (22) pela força-tarefa a Operação Lava Jato. As planilhas estavam em poder de Benedicto Barbosa Silva Júnior, presidente da Odebrecht Infraestrutura, e conhecido no meio empresarial como “BJ''. As planilhas são detalhadas, mas não podem ainda ser consideradas como provas de que os valores são resultantes de caixa 2. Entre os nomes citados estão os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário) e Aldo Rebelo (Defesa); Aécio Neves (PSDB-MG), José Serra (PSDB-SP), Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Eduardo Campos (PSB-PE, morto em 2014), Eduardo Paes (PMDB-RJ), Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Romero Jucá (PMDB-RR), Humberto Costa (PT-PE), Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), Celso Russomano (PRB-SP), Geraldo Alckmin (PSDB), José Sarney (PMDB), Paulinho da Força (SD), Gabriel Chalita (PMDB), Mendonça Filho (DEM). Há também ao menos 25 baianos, entre eles: Jaques Wagner (com codinome de “Passivo”), ACM Neto (DEM), Jutahy Magalhães (PSDB) e Mário Kertész, Marcelo Nilo (PSL). Há também, na lista: Paulo Câmara (PSDB), Nelson Pelegrino (PT), Waldir Pires (PT), Lessa (PT), Vânia Galvão (PT), Carlos Martins (PT), Ademar Delgado (PT), Arthur Maia (SD), Pedro Godinho (PMDB), José Carlos Aleluia (DEM), Leo Prates (DEM), Edvaldo Brito (PTB), Daniel Almeida (PCdoB, com codinome de "Comuna"), Geraldo Junior (SD), Tonha Magalhães (PR), Maurício Bacelar (PTN), Paulo Souto (DEM), Arthur Maia (SD). (Atualizado às 14h50). Clique aqui e veja a a lista completa.
Bahianotícias

terça-feira, 22 de março de 2016

ACM Neto não negocia com servidores, e a greve continua

Os servidores municipais de Salvador realizaram assembleia na manhã desta terça-feira (22) no Campo Grande. A greve dos trabalhadores já dura uma semana. Eles reivindicam 17% de reajuste salarial mais a implantação imediata do piso salarial nacional dos agentes de saúde. O governo ACM Neto, no entanto, oferece 0% de reajuste, além de fechar qualquer canal de negociação.
Os grevistas votaram pela continuação da greve e realizam, na próxima segunda-feira (28), às 8h, uma nova assembleia na Praça da Piedade.






segunda-feira, 21 de março de 2016

Servidores municipais fazem assembleia no Campo Grande nesta terça-feira (22)






A greve dos servidores municipais de Salvador já completou 6 dias, mas a intransigência do Prefeito ACM Neto continua a mesma: 0% de reajuste, além de não querer implantar o piso salarial nacional dos agentes de saúde. "Não reajustar o salário  é um grande desrespeito dessa gestão com os trabalhadores", afirmou Marri, delegada da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces).

A prefeitura alega que a data-base dos servidores é em maio, mas não esclarece (maldosamente?) que estamos em ano eleitoral, portanto o reajuste só pode ser dado com 180 dias antes das eleições, isto é, em 2 de abril. Essa é a razão pela qual a mobilização da Campanha Salarial de 2016 começou mais cedo.

Outra desculpa do gestor é a crise financeira que a assola o pais. "Por que então tanta festa em nossa cidade, se a questão é a falta de verba? Na verdade, falta vontade política do prefeito. É bom lembrar que a implantação do piso dos agentes é feita com recursos federais, que já estão nos cofres da prefeitura. Portanto, essa desculpa não procede", criticou Bira, diretor de Comunicação da Aaces.

Amanhã, às 8h, no Campo Grande, os servidores fazem assembleia para tomar as deliberações do movimento grevista. "Todos devem participar para fortalecer a luta. Só a nossa união pode conseguir nossas reivindicações", disse Enádio, presidente da Aaces e diretor do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps).

domingo, 20 de março de 2016

Igreja Católica comemora Domingo de Ramos em Salvador


O início da Semana Santa em Salvador foi marcada pela caminhada do Domingo de Ramos, organizada pela Arquidiocese Primaz do Brasil. O ato aconteceu neste domingo (20) e iniciou as 07h30 com a concentração dos fiéis. A benção inicial foi feita pelo arcebispo, Dom Murilo Krieger, acompanhado dos bispos auxiliares Dom Gilson Andrade e Dom Estevam Silva.  
A procissão percorreu o Campo Grande e seguiu para a Praça Municipal, onde Dom Murilo celebrou a santa missa.
O evento marca também o fim do período quaresmal e o fim da Campanha Fraternidade, que neste ano trabalhou com o tema voltado para o saneamento Básico.
O ramo de palmeira é uma marca da celebração. Remonta a saudação feita pelo povo quando Jesus, em cima do jumento, entrou na cidade de Jerusalém como rei. Mais de 50mil ramos distribuídos em Salvador. Quem segue essa tradição é o funcionário público, Nelson Barbosa e sua esposa, a professora Iacyr Peixoto.
Há 26 anos o casal, desde quando o Domingo de Ramos chegou a ser realizado em Salvador no Hospital São Rafael (HSR). “Eu distribuía por causa do jardim, que era novo e não queria que o pessoal mexesse. Disso tomamos gosto e passamos a distribuir de forma gratuita. Antes era um carro pequeno e agora uma caminhonete”, disse.
Dom Murilo, em conversa com o Bocão News, afirmou que dos cristãos, nesse início de Semana Santa, devem abrir o coração para o tempo de conversão.  “Viver com santidade para termos, como diz Paulo aos Filipenses, os mesmos sentimentos de Cristo Jesus que amou profundamente o Pai e os irmãos. Queremos que ele nos ensine esse amor para, abrindo o nosso coração, possamos tudo aquilo que ele pode nos oferecer”, afirmou. 
Bocão News


The New York Times detona a Globo: "TV que ilude o Brasil" The New York Times faz crítica-denúncia à Rede Globo: "TV irrealidade que ilude o Brasil"

Globo New York Times
A jornalista Vanessa Barbara apresentou uma dura crítica à Rede Globo em sua coluna no The New York Times na última semana.
No artigo traduzido e veiculado no Brasil pelo UOL, a também colunista do Estadão e editora do site literário “A Hortaliça”, analisou um dia de programações da emissora e descreveu o ato de assistir ao canal como “se acostumar a chavões e fórmulas cansadas”.
As críticas vão dos telejornais aos talk shows e novelas.
Veja o texto na íntegra:
No ano passado, a revista “The Economist” publicou um artigo sobre a Rede Globo, a maior emissora do Brasil. Ela relatou que “91 milhões de pessoas, pouco menos da metade da população, a assistem todo dia: o tipo de audiência que, nos Estados Unidos, só se tem uma vez por ano, e apenas para a emissora detentora dos direitos naquele ano de transmitir a partida do Super Bowl, a final do futebol americano”.
Esse número pode parecer exagerado, mas basta andar por uma quadra para que pareça conservador. Em todo lugar aonde vou há um televisor ligado, geralmente na Globo, e todo mundo a está assistindo hipnoticamente.
Sem causar surpresa, um estudo de 2011 apoiado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que o percentual de lares com um aparelho de televisão em 2011 (96,9) era maior do que o percentual de lares com um refrigerador (95,8) e que 64% tinham mais de um televisor. Outros pesquisadores relataram que os brasileiros assistem em média quatro horas e 31 minutos de TV por dia útil, e quatro horas e 14 minutos nos fins de semana; 73% assistem TV todo dia e apenas 4% nunca assistem televisão regularmente (eu sou uma destes últimos).
Entre eles, a Globo é ubíqua. Apesar de sua audiência estar em declínio há décadas, sua fatia ainda é de cerca de 34%. Sua concorrente mais próxima, a Record, tem 15%.
Assim, o que essa presença onipenetrante significa? Em um país onde a educação deixa a desejar (a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico classificou o Brasil recentemente em 60º lugar entre 76 países em desempenho médio nos testes internacionais de avaliação de estudantes), implica que um conjunto de valores e pontos de vista sociais é amplamente compartilhado. Além disso, por ser a maior empresa de mídia da América Latina, a Globo pode exercer influência considerável sobre nossa política.
Um exemplo: há dois anos, em um leve pedido de desculpas, o grupo Globo confessou ter apoiado a ditadura militar do Brasil entre 1964 e 1985. “À luz da História, contudo”, o grupo disse, “não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais do período que decorreram desse desacerto original”.
Com esses riscos em mente, e em nome do bom jornalismo, eu assisti a um dia inteiro de programação da Globo em uma terça-feira recente, para ver o que podia aprender sobre os valores e ideias que ela promove.
A primeira coisa que a maioria das pessoas assiste toda manhã é o noticiário local, depois o noticiário nacional. A partir desses, é possível inferir que não há nada mais importante na vida do que o clima e o trânsito. O fato de nossa presidente, Dilma Rousseff, enfrentar um sério risco de impeachment e que seu principal oponente político, Eduardo Cunha, o presidente da Câmara, está sendo investigado por receber propina, recebe menos tempo no ar do que os detalhes dos congestionamentos. Esses boletins são atualizados pelo menos seis vezes por dia, com os âncoras conversando amigavelmente, como tias velhas na hora do chá, sobre o calor ou a chuva.
A partir dos talk shows matinais e outros programas, eu aprendi que o segredo da vida é ser famoso, rico, vagamente religioso e “do bem”. Todo mundo no ar ama todo mundo e sorri o tempo todo. Histórias maravilhosas foram contadas de pessoas com deficiência que tiveram a força de vontade para serem bem-sucedidas em seus empregos. Especialistas e celebridades discutiam isso e outros assuntos com notável superficialidade.
Eu decidi pular os programas da tarde –a maioria reprises de novelas e filmes de Hollywood– e ir direto ao noticiário do horário nobre.
Há dez anos, um âncora da Globo, William Bonner, comparou o telespectador médio do noticiário “Jornal Nacional” a Homer Simpson –incapaz de entender notícias complexas. Pelo que vi, esse padrão ainda se aplica. Um segmento sobre a escassez de água em São Paulo, por exemplo, foi destacado por um repórter, presente no jardim zoológico local, que disse ironicamente “É possível ver a expressão preocupada do leão com a crise da água”.
Assistir à Globo significa se acostumar a chavões e fórmulas cansadas: muitos textos de notícias incluem pequenos trocadilhos no final ou uma futilidade dita por um transeunte. “Dunga disse que gosta de sorrir”, disse um repórter sobre o técnico da seleção brasileira. Com frequência, alguns poucos segundos são dedicados a notícias perturbadoras, como a revelação de que São Paulo manteria dados operacionais sobre a gestão de águas do Estado em segredo por 25 anos, enquanto minutos inteiros são gastos em assuntos como “o resgate de um homem que se afogava causa espanto e surpresa em uma pequena cidade”.
O restante da noite foi preenchido com novelas, a partir das quais se pode aprender que as mulheres sempre usam maquiagem pesada, brincos enormes, unhas esmaltadas, saias justas, salto alto e cabelo liso. (Com base nisso, acho que não sou uma mulher.) As personagens femininas são boas ou ruins, mas unanimemente magras. Elas lutam umas com as outras pelos homens. Seu propósito supremo na vida é vestir um vestido de noiva, dar à luz a um bebê loiro ou aparecer na televisão, ou todas as opções anteriores. Pessoas normais têm mordomos em suas casas, que são visitadas por encanadores atraentes que seduzem donas de casa entediadas.
Duas das três atuais novelas falam sobre favelas, mas há pouca semelhança com a realidade. Politicamente, elas têm uma inclinação conservadora. “A Regra do Jogo”, por exemplo, tem um personagem que, em um episódio, alega ser um advogado de direitos humanos que trabalha para a Anistia Internacional visando contrabandear para dentro dos presídios materiais para fabricação de bombas para os presos. A organização de defesa se queixou publicamente disso, acusando a Globo de tentar difamar os trabalhadores de direitos humanos por todo o Brasil.
Apesar do nível técnico elevado da produção, as novelas foram dolorosas de assistir, com suas altas doses de preconceito, melodrama, diálogo ruim e clichês.
Mas elas tiveram seu efeito. Ao final do dia, eu me senti menos preocupada com a crise da água ou com a possibilidade de outro golpe militar –assim como o leão apático e as mulheres vazias das novelas.

Pragmatismo Político


sexta-feira, 18 de março de 2016

Empresa francesa afirma que vacina contra HIV tem resultados positivos


Empresa francesa afirma que vacina contra HIV tem resultados positivos
Foto: Divulgação/Osnei Restio
Resultados preliminares de uma vacina experimental curativa contra o HIV registraram uma queda a níveis indetectáveis de células infectadas pelo vírus em alguns pacientes. De acordo com o site Bem Estar, as informações foram apresentadas nesta quarta-feira (16) pela empresa francesa Biosantech e pelo cientista Erwann Loret, do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS). "O principal resultado deste teste é que temos um efeito da vacina em células infectadas pelo HIV", disse o pesquisador Erwann Loret. Num ensaio clínico realizado com 48 pacientes, divididos em quatro grupos (um grupo com placebo e três doses diferentes de vacina), nove pacientes apresentaram um nível indetectável de células infectadas 12 meses mais tarde. A vacina atua contra a proteína TAT, produzida pela célula infectada pelo HIV e impede as defesas imunológicas de atacá-la. A molécula da vacina foi batizada TAT Oyi, em referência a um paciente do Gabão naturalmente resistente ao HIV, no qual se descobriu que esta proteína era capaz de gerar uma boa resposta imunitária.
Bahianotícias

A greve continua, e a Aaces faz mobilização na Secretaria Municipal de Saúde




A mobilização do movimento paredista já está em ação. Diretores e delegados da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces) estão mobilizados  em frente à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde a manhã desta sexta-feira (18),  no intuito de convencer os servidores que ainda não aderiram ao movimento grevista.
A greve por tempo indeterminado completa quatro dias, mas a intransigência do gesto continua a mesma: 0% de reajuste.  E a não implantação piso salarial nacional dos agentes de saúde.

ASSEMBLEIA DE GREVE NO CAMPO GRANDE

Na próxima terça-feira (22), às 8h, no Campo Grande, grande assembleia dos servidores municipais. Servidores unidos jamais serão vencidos!

quinta-feira, 17 de março de 2016

Servidores municipais fazem assembleia de greve e congestionam região do Iguatemi



Os servidores municipais realizaram assembleia de greve em frente ao Shopping da Bahia (antigo Iguatemi) na manhã desta quinta-feira (16). Os trabalhadores se queixam da intransigência da Prefeitura de Salvador em atender às reivindicações da categoria. Isso porque o Prefeito ACM Neto insiste em oferecer 0% de reajuste salarial, além de não implantar o piso salarial nacional dos agentes de saúde.


" A gestão não está negociando e empurrando com a barriga as reivindicações dos funcionários públicos, uma vez que, por lei eleitoral, qualquer reajuste salarial só pode ser dado até 180 dias antes das eleições, no caso, dia 2 de abril. Isso é prova cabal do desrespeito com o qual o governo ACM Neto trato os servidores", esclareceu Enádio, que é diretor do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps) e presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces).


Depois da concentração, uma multidão de grevistas  fizeram caminhada congestionando toda região do Iguatemi. De longe se ouviam os gritos de protestos, regados de musicalidade. " Foi uma imagem muita bonita de se ver, todas as categorias unidas e firmes num único objetivo", afirmou Bira - diretor de comunicação da Aaces.


Os servidores realizam nova assembleia na próxima terça-feira (22), às 8h, no Campo Grande, seguida de caminhada até a Barra. Venha! Participe! Construa uma nova história para os servidores municipais!

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...