Em reunião em Brasília, no dia
27/02/2015, no Ministério da Saúde, a Confederação Nacional dos Agentes
Comunitários de Saúde (Conacs) e a Confederação Nacional dos
Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) discutiram questões
relacionadas aos agentes comunitários de saúde (ACSs) e aos agentes de
combate às endemias (ACEs). Na pauta estavam:
* o compromisso das deliberações do Grupo de Trabalho (GT);
* o compromisso das deliberações do Grupo de Trabalho (GT);
* as Portarias já publicadas ( 121 e 165);
* a Norma Técnica e o Decreto presidencial ( a serem publicados);
* o reajuste do Piso Nacional.
Os representantes tinham como finalidade norteadora a orientação aos gestores municipais sobre a necessidade de fazerem a atualização e registro dos agentes de saúde no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), considerando a contratação dos trabalhadores pelo vínculo direto e o Código Brasileiro de Ocupação dos ACEs, que é o 5151-F1, cuja nomenclatura é Agente de Combate às Endemias.
Além disso, ficou ratificado que, no prazo máximo de 15 dias, a norma técnica que vai orientar os gestores sobre os recursos da Assistência Financeira Complementar (AFC) do piso será publicada, definindo ainda a quantidade de ACE que cada município poderá contratar e a suspensão dos recursos caso os municípios não se adequem à norma.
No que diz respeito ao reajuste do piso nacional, o Ministério da Saúde garantiu o compromisso de aumentar, via decreto, o valor da AFC, de modo que o piso não tenha perda inflacionária. Ficou garantida também a manutenção do GT para discutir a desprecarização dos agentes de saúde e o cumprimento da Lei 12.994. Agora vamos aguardar atentos a todo esse processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário