Hoje, 28 de outubro, é o Dia do Servidor Público. Para comemorar a data, professores da rede municipal da capital baiana fizeram mobilização na manhã desta quinta-feira exigindo reajuste salarial. Nessa fila , estão todos os servidores da Prefeitura de Salvador, uma vez que há mais de 6 anos nenhuma categoria recebeu sequer um centavo de aumento no contracheque; aliás, o que tiveram foi aumento na alíquota da contribuição previdenciária, que passou de 11% para 14%.
Os agentes de saúde estão entre aqueles que mais sofrem com o arrocho no salário e seu consequente impacto negativo no poder de compra dos trabalhadores. Além disso, padecem sob o jugo da intransigência do Prefeito Bruno Reis em não implantar o Piso Nacional - embora, mensalmente, receba recursos federais para pagá-lo. Por conta desse total descaso, fizeram paralisação de 48h nos dias 20 e 21 de outubro e prometem fazer novas paralisações no mês de novembro.
Diante desse lamentável quadro, há algo para ser comemorado? Não! Para uma comemoração decente, os servidores exigem reajuste salarial com ganho real, exigem melhores condições de trabalho, exigem progressão de carreira, no caso dos agentes de saúde, implantação do Piso Nacional. Só assim, pode-se falar em Dia do Servidor.