O mês de maio é todo dedicado pela Igreja Católica àquela que Deus escolheu e preparou para ser a mãe de Jesus, o Cristo, a Virgem de Nazaré. Diferentemente da 1ª Eva que disse não ao projeto divino, a Santíssima Maria, a nova Eva, disse sim, dessa forma tornou-se colaboradora no plano de salvação."Feliz és tu que creste, porque se cumprirá o que o Senhor te anunciou", disse Santa Isabel (Lc 1,45).
Na Igreja Católica, cumpre-se plenamente a profecia: "Daqui para a frente me felicitarão todas as gerações" ( Lc 1, 48). Maria é Mãe da Igreja porque seu Filho é cabeça da Igreja ( cf. Cl 1,18). É Mãe da Salvação, do Salvador, do Senhor. É Mãe de Deus porque Jesus é Deus, é a Segunda Pessoa da santíssima Trindade. São Tomé fez a solene profissão de fé diante de Jesus ressuscitado: "Meu Senhor e meu Deus" ( Jo 20, 28).
A Virgem de Nazaré é a Arca da Aliança não porque carrega pedras, mas porque traz no seu ventre a Palavra de Deus feita homem. Toda bela. Toda linda. Toda cheia de fé. Toda cheia de graça ( Lc 1,28).
Hoje, último dia do mês de maio, a coroamos simbolicamente como rainha porque seu Filhe é rei. O anjo Gabriel a saudou como rainha: "Ave cheia de graça" ( a interjeição "ave" era dirigida a reis e imperadores). O autor do Apocalipse pensa em Maria como rainha. " Um grande sinal apareceu no céu: uma mulher vestida de sol, a lua sob os pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Estava grávida e gritava de dor no momento do parto" ( Ap 12,1). Visão maravilhosa da Mãe do Senhor.
Recorramos, pois, a intercessão de nossa Mãe do Céu porque, como nas Bodas de Caná, ela apresenta a Jesus nossas necessidades (cf. Jo 2, 2-11). Maria sempre nos aponta Jesus - o caminho a seguir - e nos pede: "Façam tudo o que ele disser" (Jo 2,5).
Mas ninguém pode reconhecer a Maria dessa forma senão for pela ação do Espírito Santo. Santa Isabel foi a primeira a experimentar essa graça. "Isabel cheia do Espírito Santo, exclamou : "Quem sou eu para que me visite a mãe de meu Senhor?" (Lc 1,41- 44).
Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário