Há a ostentação fácil e a difícil. A ostentação fácil é aquela construída sobre o que não exige esforço, sacrifício, guiada pelo modismo que tanto ilude nossos jovens. Além disso , cria constrangimento àqueles que não podem consumir, comprar o que ela dita como sendo o necessário para se sentir feliz e não ser excluído. Quantos dos nossos meninos não fazem "loucura" para comprar celular, relógio, dentre outras coisas para se sentir importantes? Ela é aindareforçada por vários cantores jovens que criam a falsa ilusão de que pode ser alcançada facilmente. Pura mentira. No fim, o que fica é um tédio, uma angústia que empurra muitos para a criminalidade ou a prostituição.
A ostentação difícil, por outro lado, é exigente, pois desafia a juventude a enfrentar o desânimo para não querer estudar, defende valores como respeito ao próximo e, sobretudo, aos pais, se preocupa com o meio ambiente, curte a vida, mas buscando sempre a responsabilidade nas atitudes tomadas. Os que vivem essa ostentação querem ser felizes, mas pelo caminho do bem, fugindo de tudo aquilo que possa prejudicá-los. A ostentação difícil não rejeita a moda, mas ajuda a juventude a caminhar pelo modismo, porém sem se deixar dominar por ele; sabe que o ser humano é mais importante do que as marcas,os relógios e as roupas.
Enfim, a ostentação fácil é a que mais ganha espaço, razão também por que muitos jovens estão se perdendo e infelizes. Já a ostentação difícil pouco é valorizada, mas é reconhecidamente a que mais ajuda a juventude a desenvolver sua potencialidade e criar um mundo com menos sofrimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário