quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Ubiraci Moraes: Um ponto de vista religioso



Sabe daquelas pessoas que gostam muito dos assuntos relacionados à religião? Pois bem, eu estou entre elas. Nas religiões podem não se   crer, criticar e até atacar, mas é fato que, desde que o homem se reconheceu como um ser pensante, manifestou algum sentimento religioso. Sendo assim, crer em uma divindade ( ou mais) é um traço antropológico. Não há vestígios culturais e históricos, na Antiguidade, que comprovem que o homem e a mulher não manifestaram nenhuma crença em Deus ou Deuses. Aliás, o ateísmo é um fenômeno da modernidade. Antes, ao contrário, havia um "excesso de Deuses".


Resultado de imagem para Imagem do amor supremoMinha formação básica religiosa é o cristianismo na versão católica. Se tivesse nascido em algum país árabe, muito provavelmente seria muçulmano. Dessa forma,  minha visão de mundo, no que tange ao essencial, se reporta a Jesus. Penso ser fantástica a proposta do Mestre de colocar o amor (ágape) como norteador da existência humana. "Amem-se  uns aos outros como os amei" (Jo 15,12) ou "Amem  os inimigos, fazei bem aos que os odeiam, falem bem dos que os maldizem e rezem por quem os calunia" (Lc 6,27-28) é uma aprendizagem para a vida toda. Mesmo com as vacilações, quando enveredamos por esse caminho, sentimos que é uma tarefa que vale a pena. Amar nos ajuda a vencer muitos empecilhos e obstáculos. Leonardo Boff fala com muita propriedade quando afirma que "viver essa dimensão do amor é ser livre. A ofensa , a humilhação e a violência recebidas nos mantêm presos na amargura e não raro, com espírito de vingança". Ou seja, amar como Jesus propõe vale a pena.

O candomblé é outra compreensão do sagrado pela qual tenho muita simpatia. Penso ser interessante a manifestação do divino na obra que  criou. Os Orixás  são a ação do Deus supremo em favor do homem e da mulher. Sua liturgia me encanta: suas músicas, suas danças e a forma como louvam Deus é maravilhosa.

Por isso, sou daqueles que acreditam que não há incompatibilidade entre as religiões  naquilo que há de  essencial nelas: religar o ser humano à divindade, a Deus. Não quero afirmar, porém, que todas são a mesma coisa. Nem poderia, uma vez que a apreensão do sagrado é sentida de maneira diferente por cada cultura. Acredito que todas as religiões devem se deixar amorizar; no amor, elas se encontram. Sem ele, todas se perdem. "Todo aquele que ama é filho de Deus e conhece a Deus" (Jo 4,7). Aqui, já não importa se você é candomblecista, espírita, muçulmano, judeu, evangélico ou católico; o que importa é amar. Podemos até professar um credo desses, mas, se não amamos, não somos nada, estamos perdidos, presos às próprias prisões. Acredito nisso, procuro acreditar nisso, trata-se de uma longa aprendizagem. Como canta Amelinha, "foi Deus que fez a gente somente para amar".

Parabéns ao ACE Sidney Guedes!

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-upHoje, o agente de combate às endemias (ACE) Sidney Guedes, do município de Guarabira (PB), esá aniversariando. Rogamos a Deus que derrame muitas bênçâos sobre a vida dele e da sua família. Feliz aniversário, companheiro!









Atenção, agentes de saúde! Novas audiências são marcadas

Resultado de imagem para Imagem de justiçaOs agentes de saúde de Salvador que moveram ação judicial sobre a progressão de carreira (5,5%) por meio da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) devem observar a nova convocação para audiências; confiram a lista abaixo:


GILMARA BRANDÃO SANTOS PAULINO   03/12/2018  07h55

VERÔNICA DO NASCIMENTO                     07/12/2018  09h55 

ROSANA DE ALMEIDA PATROCÍNIO        07/12/2018  10h10 

EDIVALDO DE JESUS SANTOS                   07/12/2018 10h25 

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Publicada nova lista de licença-prêmio no Diário de hoje

Você que deu entrada no processo da licença-prêmio fique atento, pois saiu uma nova lista no Diário Oficial de hoje, dia 27; confira.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Nenhum texto alternativo automático disponível.Nenhum texto alternativo automático disponível.
A imagem pode conter: texto






"Está amarrado” e o preconceito contra os negros




O Facebook trouxe, como lembrança, este texto que produzi há um ano e que gostaria de partilhá-lo com você; espero que aprecie a leitura.

Hoje, durante uma gostosa soneca no meu sofá, despertei ouvindo minha vizinha repreendendo o rapaz que colocava a grade de proteção na janela dela. Ele agradecia aos Orixás por alguma coisa ( não sei bem pelo que era). Só sei que, veementemente, a senhora respondeu: “Está amarrado!” . A referência e reverência às divindades da religião de matriz africana despertaram uma certa repulsa instantânea dela à crença do rapaz, que timidamente tentou contrapor-se ao desrespeito à sua fé, mas sem sucesso...

Essa resposta que costumamos ouvir de pessoas insipientes ( ou fundamentalistas) está prenhe de religiosidade. Fato. Mas acredito que é expressão de um consciente coletivo que se remete ao Brasil Colônia, quando os negros eram escravizados e vendidos nos mercados como uma mercadoria qualquer. Consequentemente sua cultura, sua religiosidade eram consideradas de pouca valia, desprezadas e até demonizadas. 

Na repreensão da minha vizinha à fé do rapaz, ecoou toda discriminação racista que atravessa séculos contra os filhos da África aqui trazidos como escravos, portanto. Ainda que muitos se levantem para amarrar o racismo, o preconceito e a intolerância contra os negros, “está amarrado” se renova, se firma e ganha robustez na religiosidade fundamentalista.

Lamento o fato de não ter me levantado e protestado: está amarrado, vizinha!

Ubiraci Moraes: Mudança da embaixada para Jerusalém deve gerar desemprego e colocar o País na rota do terrorismo

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e close-up
A mudança da embaixada brasileira para Jerusalém foi confirmada por Eduardo Bolsonaro ontem (27), que usava um boné em homenagem a Donald Trump. A decisão poder ter desfecho desastroso para o Brasil. Isso porque estremece as relações diplomáticos com os árabes, afetando diretamente o comércio entre os dois países.

Hoje, os produtores rurais comercializam bilhões com os árabes com as exportações do agronegócio. Se isso for interrompido, a economia desanda e milhões de brasileiros perdem o emprego. Além disso, a subserviência de Bolsonaro ao governo americano coloca o Brasil em colisão com os extremistas árabes; não será novidade se um homem-bomba se explodir na 25 de Março ou no Templo de Salomão.

Agentes de saúde fazem assembleia no Comércio, e secretário ouve as reivindicações da categoria

Ontem (27), os agentes de combate às endemias (ACEs) e os agentes comunitários de saúde de Salvador fizeram mobilização em frente à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Comércio. Os servidores reivindicam algumas pendências relacionadas ao acordo firmado entre a prefeitura e a categoria na Campanha Salarial de 2018, como o Plano de Cargos e Vencimentos (PCV),  o Piso Salarial Nacional, o aux. fardamento e o Projeto Piloto do ACSs.


Em reunião com os diretores da  Assoaciação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces), o secretário da Saúde, Dr. Luiz Galvão, ouviu atentamente as reivindicações da categoria e pediu um prazo para dar uma resposta, o que deve ocorrer em 10 de dezembro. "A conversa com o secretário foi muito proveitosa, e aguardamos, de fato, que na data prevista tenhamos uma reposta satisfatória para a categoria", afirmou Cléber Bispo, diretor da Aaces.


terça-feira, 27 de novembro de 2018

Ubiraci Moraes: Loteamento do futuro governo por generais causa estranheza

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e close-upEm nenhuma democracia do mundo tem havido uma presença  maciça de tantos militares das Forças Armadas ocupando cargos no primeiro escalão. Tal façanha, no entanto, é comum em ditaduras militares.

É sabido de todos que o presidente  eleito, Jair Bolsonaro, além de ser  militar da reserva, nutre um gosto, não muito apreciado pelos que defendem a democracia, pela ditadura militar; não foi uma nem foram duas as vezes em que defendeu torturadores atrozes da ditadura militar brasileira, como o coronel Ustra.

Assim, é preocupante e, de certa forma, causa estranheza essas indicações militares para estarem à frente de uma das principais democracias mundiais. Há quem afirme que Bolsonaro está forjando a República Militar do Brasil. Toda atenção é pouca para essas manobras políticas, portanto.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Agentes de Salvador fazem assembleia amanhã em frente à Secretaria Municipal de Saúde

Resultado de imagem para imagem convocação de assembleia dos agentes de saude
A Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) convoca os agentes comunitários de saúde (ACSs) e os agentes de combate às endemias (ACEs) para uma assembleia em frente à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) amanhã, dia 27, às 9h, no Comércio. Os trabalhadores reivindicam acordo não cumprido pela Gestão da Campanha Salarial de 2018. 

O estupro de uma agente de saúde revela as situações de violência enfrentadas diariamente por esses profissionais.

Imagem relacionadaOs agentes de combate às endemias (ACEs) e os agentes comunitários de saúde (ACSs) são vítimas corriqueiras da violência que assola a sociedade brasileira. São inúmeros os casos de assaltos ou tentativas de assalto, estupro, assédio sexual e agressão física sofridos por esses profissionais da saúde. Geralmente, os ACEs e os ACSs desenvolvem suas atividades em áreas vulneráveis a atos violentos, razão por que ficam mais expostos a esse tipo de mazela. O estupro da ACE no município  de Campo Mourão ocorrido recentemente, no centro-oeste do Paraná, durante o trabalho, exemplifica muito bem essa realidade de perigo a que estão submetidos os trabalhadores.

Em Salvador, também já foram registradas situações de perigo pelas quais os agentes passam. Algumas ações foram propostas como forma de minimizar as incidências de violência. Uma delas foi a implantação do horário initerrupto para os ACEs, que evitou a presença dos servidores em campo em "horários críticos". Os ACSs ainda não foram contemplados com essa medida, mas tudo indica que o projeto se estenderá a eles também.

Trata-se de um problema enfrentado pelas grandes, médias e pequenas cidades do País, nem a zona rural está escapando. Por estarem vulneráveis a essa situação, os agentes de saúde precisam estar com atenção redobrada durante suas atividades, sobretudo as agentes, quando no imóvel estiver apenas um morador.

sábado, 24 de novembro de 2018

Ubiraci Moraes :Cristo, Presidente do Universo

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e close-upDomingo, dia 25, cristãos de todo mundo festejam a Solenidade de Cristo, Rei do Universo. Essa celebração marca o final do Ano Litúrgico, um calendário religioso no qual a Igreja celebra toda ação amorosa que Jesus fez em favor dos homens e das mulheres. O título de rei foi um reconhecimento dos seus primeiros seguidores em perceber no Filho de Maria um exemplo de liderança monárquica, que encarnava bem a ideia já  conhecida da tradição bíblica e de Israel sobre rei. Se tivesse nascido hoje, certamente levaria o título de presidente ou primeiro - ministro. Mas, não se engane, porque o Nazareno subverte a compreensão desse título e até causa escândalo por conta disso.

Se se esperava um rei à moda davídica, que, governaria pela imposição da força : "Pede , e eu te darei as nações como herança, os confins da terra como propriedade. Tu a governarás com um cetro de ferro, como um vaso de oleiro as desperdiçarás" ( Sl 2,8-9), Jesus se apresentou humilde, montado num jumentinho: "Levaram a Jesus o jumentinho, sobre o qual puseram suas vestes. E ele o montou. Os que iam à frente dele e o seguiam clamavam: 'Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o Reino que vem, do nosso pai Davi!" ( Mc 11,7.9-10). Jesus, assim, quebrou as expectativas e ainda alertou os discípulos sobre a forma de exercerem o poder. "Sabeis que aqueles que vemos governar as nações as dominam , e os seus grandes a tiranizam. Entre vós não será assim: ao contrário, aquele que dentre vós quiser ser grande, seja o vosso servidor, e aquele  que quiser ser o primeiro dentre vós, seja o servo de todos" ( Mc 10,42-44).

Ou seja, o Mestre propõe o poder como serviço humilde ao próximo, sobretudo aqueles mais necessitados e desassistidos pela sociedade. "Pois estive com fome e me destes de comer. Tive sede  e me destes de beber. Era forasteiro e me acolhestes. Estive nu e me vestistes, doente e me visitastes, preso, e vistes ver-me" (Mt 25,35-36). Desse modo, o problema não está no poder, mas na forma como ele está sendo gerenciado: Contra ou a favor do povo? Serviço ou  Exploração? Nenhum governo pode respaldar sua tirania ou desprezo pelos necessitados se respaldando  nos ensinamentos de Jesus.

Recentemente passamos por uma eleição presidencial turbulenta e eivada por notícias falsas ( os chamados fake news) patrocinadas por empresários que apoiavam o candidato da Extrema Direita, Jair Messias Bolsonaro, contra o candidato da Esquerda, Fernando Haddad. Bolsonaro, apesar das acusações de falcatruas eleitorais, venceu o pleito, mas terá uma ação por abuso de poder econômico,  movida por Hadadad  no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), julgada no dia 4 de dezembro.

O mais escandaloso desse processo é o fato de Bolsonaro ter declarado publicamente apoio à tortura, ter afirmado que "bandido bom é bandido morto", além de declarações vexatórias contra gays, mulheres e negros, e ainda se dizer seguidor dos princípios cristãos. Nesse mesmo escândalo se lameiaram milhões de evangélicos que votaram nele. Traíram o Evangelho, não compreendendo nada dos ensinamentos de Jesus sobre o poder.

O presidente eleito ainda não tomou posse, mas demonstra, pelos ministros que já escolheu, que os interesses dos pobres serão preteridos em favor dos objetivos dos grandes empresários; Bolsonaro se curva aos ditames interesseiros do mercado. Seu programa de governo é diametralmente oposto ao que a Solenidade de Cristo, Rei do Universo, vem propor. 


quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Michelson Gomes: Equipe de Bolsonaro deve apresentar minuta da reforma previdenciária


Depois de 27 anos de criado o Regime da Previdência Social (RGPS), será alterado pela equipe de Jair Bolsonaro. O economista Carlos Alexandre Costa afirmou que nas próximas semanas será divulgada a minuta da reforma da Previdência.


Aí pergunto a vocês, leitores deste blog: Quem mais é mais importante, o povo ou a reforma da Previdência?

Abraços de Michelson.

Confira a nova lista de licença-prêmio publicada no Diáirio



Você, agente de saúde que deu entrada no processo da licença-prêmio fique atento, saiu uma nova lista no Diário Oficial; confira se seu nome consta nela.





Ubiraci Moraes: Ao recuar de Mozart para Educação, Bolsonaro evidencia contradição no discurso

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e close-upÀ época em que disputava a Presidência da República, o então candidato Jair Messias Bolsonaro gritava aos quatro cantos que, num possível governo seu, as indicações aos ministérios seriam meramente técnicas. Além disso, afirmava que não se deixaria pressionar por partidos ou bancadas para compor sua equipe. Todo esse discurso ruiu ao recuar da indicação de Mozart Neves para a Educação por causa de descontentamento da Bancada Evangélica.

Mozart é diretor do Instituto Ayrton Senna, um quadro técnico, moderado e tem apoio de acadêmicos. Não simpatiza com a "Escola sem Partido". Por conta disso, não é bem visto pelos evangélicos, que desejam um ministro da Educação com um perfil conservador e que defenda a "Escola sem Partido" e seja contra a discussão do que eles chamam de "ideologia de gênero" na sala de aula.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, sofreu forte crítica da bancada e resolveu recuar da indicação de Mozart. Com essa postura, demonstra que o discurso que sustentava nas eleições está sendo inviável para a composição de seu governo, marcada por contradições e uma certa dose de hipocrisia.


quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Assembleia Geral dos Agentes de Saúde: Projeto piloto, PCV, aux. fardamento e reajuste do piso salarial estão na pauta

A Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) convoca os agentes comunitários de saúde (ACSs) e os agentes de combate às endemias (ACEs) para assembleia geral da categoria a se realizar no dia 27 de novembro, às 9h, em frente à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Comércio.  Na pauta, o resultado da avaliação do Projeto Piloto do Horário Ininterrupto dos ACSs, o Plano de Cargos e Vencimentos (PCV), o auxílio fardamento e o reajuste do Piso Salarial Nacional dos ACSs e ACEs.

A presença de todos é de suma importância para exercer pressão sobre o gestor. " Esses itens fazem parte da pauta de reivindicação da Campanha Salarial de 2018, mas que a Gestão resiste em cumprir. Por isso, vamos para cima para cobrar o cumprimento", afirmou Enádio - presidente da Aaces.

Os servidores devem participar da assembleia devidamente fardados.












Novembro Azul: Aaces promove palestra sobre o câncer de próstata com o Dr. Thiago Martins

A Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) promove palestra sobre o câncer de próstata com o oncologista e diretor da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica da Bahia ( SBOC/Bahia), Dr. Thiago Martins. O evento realizar-se- á no dia 23 de novembro na sede da Aaces, que fica na Rua do Salete, 54, nos Barris, a partir das 9h.

A palestra será precedida por uma dinâmica de grupo realizada pela assistente social Taís Mendes com o tema: "Quebrando o Preconceito do Exame do Toque". À tarde, acontece um campeonato de baralho e dominó para os agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate às endemias (ACEs) com direito a premiações de troféus e medalhas para os campeões.







terça-feira, 20 de novembro de 2018

Aliado dos agentes de saúde, o deputado Luiz Henrique Mandetta é confirmado como futuro ministro da Saúde

O deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) é um parlamentar com o qual os agentes de saúde sempre puderam contar para defender a causa da catagoria. O presidente eleito, Jair Bolsonaro, acaba de confirmá-lo como futuro ministro da Saúde.


A expectativa dos trabalhadores é a de que Mandetta, no governo Bolsonaro, continue a levantar a bandeira dos agentes, sobretudo na efetivação do reajuste do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate às endemias (ACEs).



Consciência de quê?

Consciência de que o negro e a negra são seres humanos.

Resultado de imagem para imagem de negro enegras

Consciência de que o negro e a negra contribuíram para a construção deste País.

Consciência de que o negro e a negra compreenderam e expressaram o sagrado pelo culto aos orixás.

Consciência de que o negro e a negra precisam lutar diariamente pelos seus direitos.

Consciência de que o negro e a negra precisam repetir diuturnamente tudo isso.


Resultado de imagem para imagem de negro enegras

Consciência de que só existe o Dia da Consciência Negra porque não evoluímos o suficiente para ter consciência de que somos obra de uma mesma essência. Por isso mesmo, não deveria haver espaço entre nós para discriminações, marginalizações e intolerâncias.

domingo, 18 de novembro de 2018

Parabéns ao ACE Adriano Lima!

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Adriano Lima, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livreHoje está aniversariando uma das grandes lideranças do Programa de Combate à Dengue de Salvador. Líder, cooperativo  e dialógico, Adriano Lima tem  o respeito e a consideração dos agentes de combate às endemias (ACEs). Parabéns, companheiro! Saúde, paz e muitas bênçãos divinas sobre a sua vida.

Michelson Gomes: É culpa dos prefeitos, Bolsonaro?

A imagem pode conter: Michelson Gomes, sorrindo, chapéu e atividades ao ar livre
Gostaria de saber de vocês, meus diletos ACEs e ACSs e demais acompanhantes deste meio social, por que o presidente eleito, Jair Messias Bolsonaro, culpa os prefeitos pela saída dos médicos cubanos. Vocês acham que sem os prefeitos ele consegue governar?

Abraços do amigo Michelson Gomes, de Vitória de Santo Antão (PE).

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Parabéns ao ACE Nerivaldo!

A imagem pode conter: 1 pessoa, em péParabenizamos o agente de combate às endemias (ACE) Nerivaldo Santana, de Saubara (BA), pela passagem do seu aniversário. Vida longa, companheiro, com saúde, dindim no bolso, paz na família e muitas bênçãos divinas sobre sua existência! Feliz aniversário!







quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Audências sobre os 5,5% são marcadas para este mês de novembro

Resultado de imagem para imagem de progressão de carreiraOs agentes de saúde que moveram ação na justiça sobre a progressão de carreira (5,5%) pela Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) devem conferir as novas audiências marcadas para este mês de novembro.


AUDIÊNCIA - PROCESSOS Aaces - 5,5% 
NOMEDATA AUDIÊNCIAHORÁRIO
JORGE JENER FERNANDES LIMA09/11/201810h10
ALBERICO SANTOS FLORÊNCIO12/11/201807h40
ADNEILDES DE JESUS SANTOS12/11/201809h40
ADRIANA DE SOUSA SANTOS12/11/201809h55 
AILTON PORTELA DE ARAUJO13/11/201808h55 
ANA MARIA PEREIRA RIBEIRO19/11/201808h40 
ANTONIO VERIANO DE MELO JUNIOR19/11/201808h55
ANA CINTIA EVANGELISTA DOS SANTOS19/11/201809h25
JOSENILDA CARDOSO SANTOS23/11/201815h50
FÁBIO SANTOS DOS SANTOS26/11/201813h30
DENIA LIMA DO NASCIMENTO26/11/201813h45 
JULINEIA PEREIRA NASCIMENTO26/11/201814h00
ADILTON COSTA26/11/201815h50 
ADRIANA MARIA SOUZA DA SILVA27/11/201813h20 
ALAN NORMANDIA DOS SANTOS27/11/201815h35 
ANA CARLA PRIMO DE BRITO27/11/201816h15 
ANA CRISTINA FERREIRA DE JESUS ARAUJO29/11/201815h45 
CLEIDSON CESAR SANTOS LOPES29/11/201816h15 
ALEXSANDRA SILVA DESSA30/11/201814h05 

A Deam aniversaria, mas é a comunidade de Periperi quem ganha o presente: atendimentos médicos, arte e música

A imagem pode conter: textoA Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher / Periperi (Deam) completa 10 anos. Para celebrar o aniversário, promoverá amanhã, dia 9, a partir das 8h, atendimentos médicos especializados na área de ginecologia, mamografia, massoterapia e dentária. Além disso, haverá momento de entretenimento: dança, teatro, música, enfim, muita arte. A comunidade de Periperi e áreas adjacentes estão convidadas para esse maravilhoso evento. A Deam faz aniversário, mas é a comunidade quem ganha o presente. Venha! Participe!

Falecimento

Resultado de imagem para Imagem de luto

Comunicamos o falecimento do marido da agente de saúde Edenize, o Sr.José Rubem dos Santos. O sepultamento acontece logo mais, às 10h, no Cemitério de Plataforma. Prestamos nossa solidariedade à companheira e rogamos a Deus que dê a força necessária para os familiares e amigos enfrentarem este momento difícil e de muita dor. Nossas condolências.

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Parabéns ao ACS Edvando!

Hoje parabenizamos o agente comunitário de saúde (ACS) Edvando pela passagem do seu aniversário. O colega é do Distrito Sanitário Itapagipe. Muita saúde, dindim no bolso , harmonia no lar e Deus abençoando sua vida, companheiro! Feliz aniversário!

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Dia dos Finados: A morte não é soberana

"Aba ( Pai), tu podes tudo, afasta de mim essa taça" (Mc 14,36).

Resultado de imagem para Imagem do dia dos finadosO que nos aguarda depois da morte? O nada? O Paraíso? Essas interrogações sempre estiveram diante do ser humano quando se deu conta da morte.  Muitos defendem que a morte é o fim, é o término do processo biológico pelo qual todo ser  vivo um dia irá passar. Outros, no entanto, afirmam que ela é uma espécie de passagem ou de espera para outra dimensão mais feliz sem as agruras desta existência. .

Seja qual for a ideia ou a crença abraçada, o ser humano experimenta a morte com muito drama e sofrimento; com o significado de perda ou ausência. Se a pessoa que parte for um ente querido, a dor da perda é bem maior; quanto mais se ama, mais sofrimento é sentido com a morte. Por isso, ninguém quer morrer ou ver quem se ama ir embora. A humanidade rejeita a morte, mesmo sabendo que sua presença é constante e fiel. Sua ação não se encerra apenas no fim total do corpo, mas age lentamente por meio da deterioração do biológico, com suas doenças e envelhecimento. Tudo isso é ação mortal. O autor do Evangelho de São Marcos registrou também  essa angústia enfrentada por Jesus quando percebeu o seu fim próximo: "Sinto uma tristeza mortal, afasta de mim essa taça" (Mc 14, 34.36).

"Eu sou a vida" (Jo 14,6).

Apesar desta constatação de que a morte provoca sofrimento, dor, perda, saudades e corrosão lenta do corpo físico, o homem e a mulher buscaram ressignificá-la, dar um sentido. Nessa seara, as religiões se destacaram quando afirmam categoricamente que a morte não é o último discurso sobre o ser humano. Há uma vida preparada pelo criador como a coroação de toda a sua obra. Diante desse fato, pouco ou nada as Ciências podem falar. Trata-se de um ato de fé a crença na vida pós-morte.

Qual sentido, então, tem a celebração do Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia dos Finados, como mais se conhece? Por que cristãos católicos romanos, ortodoxos e Anglicanos celebram? A resposta é simples: "Procurais Jesus Nazareno, o crucificado. Ressuscitou, não está aqui" ( Mc 16,6).  Ou seja, os cristãos celebram porque acreditam que, pelo fato de Jesus ter ressuscitado, portanto ter vencido a morte, ela não é soberana sobre a existência do homem e da mulher, não dirá a última palavra. Há esperança. São Paulo chega a dizer:  Se não há ressurreição dos mortos, tampouco Cristo ressuscitou; e se Cristo não ressuscitou, vã é nossa fé" ( ICor 15,13-14). O Mestre mesmo declarou: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá, e quem vive e crê em mim, não morrerá para sempre" (Jo 11,25-26).

Alguém poderia redarguir: "Isso é ato de fé". Verdade. Isso é ato de fé num acontecimento histórico ocorrido há mais de 2.000 anos, atestado pelo testemunho da Igreja Católica e demais denominações cristãs e pelas Sagradas Escrituras.

Oração

Senhor, todo amoroso, chamaste todos seres vivos à existência por puro ato de amor. Acolhe também a todos homens e mulheres que partiram desta vida , e que somente tu conheces a fé de cada um, nos teus braços de Pai todo compassivo e misericordioso. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo, amém.

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Nesta quinta-feira (1º), mais uma lista de licença-prêmio foi publicada

Quem já deu entrada no processo da licença-prêmio deve verificar mais esta nova publicação no Diário de Salvador.


Festa de Todos os Santos: Uma celebração da vivência do amor

Resultado de imagem para imagem ser santo é amar"Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros como eu os amei . Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida pelos seus amigos" (Jo 15,12-13). Eis a síntese de ser santo.

O ser humano é chamado a esse processo de amorização, caminho árduo porque denuncia o egoísmo no qual se vive imerso, mas é uma caminhada que realiza o homem e a mulher. Quanto mais se ama, mais propenso se está a perdoar, a compreender e a ter compaixão. O amor de uma mãe encarna muito isso. O filho pode não valer nada, porém torce e faz loucuras para que seja feliz. Só porque ela o ama.

O ápice da experiência amorosa foi vivenciada por Jesus, grande Mestre do amor. Demonstrou que no amor nos realizamos e é o único caminho de salvação. Fora dele, a humanidade se perde no egocentrismo e comete as mais estúpidas maldades contra si mesma. Certamente que amar é uma tarefa exigente, todavia é  a maturação necessária a todos os seres humanos.

Os santos foram seres humanos normais que acreditaram e viveram como ninguém o ensinamento de Jesus. Por isso mesmo são modelos para qualquer um, independentemente da fé que professe. Muitos receberam a honra dos altares, outros ficaram ( e ficam) no anonimato. Essa é a razão por que católicos, ortodoxos e anglicanos celebram o Dia de Todos os Santos. Nas igrejas do Ocidente, essa celebração é realizada no dia 1º de novembro, mas as igrejas do Oriente celebram após a festa de Pentecostes.

A Festa de Todos os Santos insiste que amar vale a pena. Ser santo é amar, como Jesus ensinou. Não importa que se seja homem, mulher, gay, negro, ateu, católico, evangélico, candomblecista, espírita, Testemunha de Jeová, judeu ou muçulmano; no amor todos nos encontraremos, pois "todo aquele que ama é filho de Deus e conhece a Deus" ( I Jo 4,7). "Deus é amor" ( I Jo 4,8).

Roguem por nós, Todos os Santos, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.


Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...