Quando era candidato ao Palácio Tomé de Souza, ACM Neto prometera a alguns agentes de saúde se, eleito, implantaria o Piso Nacional. Vitorioso nas eleições, esqueceu a promessa feita. Pior. Realizou um mandato com mão de ferro. Não reajustou salário nem promoveu melhorias nas condições de trabalho dos servidores, sobretudo os agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs). Negou-se a sancionar projeto de lei que colocava os ACEs e ACSs no Grupo de Profissionais de Saúde, apesar da sanção não trazer nenhum ônus aos cofres públicos.
Mobilizações, paralisações e greves foram realizadas pela categoria, mas continuava intransigente, ameaçando e cortando o dia de trabalho dos servidores. Afeito a promessas, já no segundo mandato como prefeito de Salvador, chegou a afirmar que faria "história" na vida dos agentes. Todos pensávamos que, enfim, o Piso Nacional seria pago. Isso porque os recursos federais chegavam todo mês às contas da prefeitura e só dependia da boa vontade do gestor. Ledo engano. Continuávamos com o salário achatado e perdendo poder de compra.
Diante dessa negativa em cumprir a lei do piso, sindicatos e associações moveram ações na justiça a fim de que o direito fosse garantido. O governo ACM Neto moveu céu e terra para barrá-las. Atualmente, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a julgar uma ação de repercussão geral, o que pode significar nossa glória ( acreditamos nisso) ou nossa perdição. Se o STF for a favor dos trabalhadores, não caberá mais nenhum questionamento sobre o pagamento do Piso Nacional. Se for contra, perderemos o direito. A ministra Carmen Lúcia será a relatora da ação. Se os ministros mantiverem o mesmo posicionamento que tiveram com o piso dos professores, obteremos êxito.
ACM Neto terminou seus mandatos sem implantar o Piso Nacional dos ACEs e ACSs, mas ainda pode fazer história derrubando-o não só para os agentes soteropolitanos, mas também para os agentes de saúde de todo Brasil. Quem viver verá.
Com certeza! Espero em Deus que eu esteja viva para ver isso acontercer
ResponderExcluirCreio que quando nos colocamos ( se) na questão o negativismo começa a trabalhar contra nós.
ResponderExcluirAssinada marizete karynne
Deus está no controle de tudo amém!
ResponderExcluir