domingo, 28 de junho de 2020

Opinião: Já passou da hora de termos um agente de saúde como vereador


Penso ser muito interessante a crítica a uma ação de pulverização de larvicida patrocinada por  vereador da capital baiana. Como afirma um agente de combate às endemias (ACE), "o mesmo que votou contra projeto de lei que beneficiava a categoria tenta se promover por meio de imitações esfarrapadas de ações próprias do ACE". São os famosos oportunistas, sanguessugas, apenas querem tirar proveito para satisfazer suas metas egoístas. Mas ele está certo, o errado somos nós.

Mais do que se indignar com os aproveitadores, deveríamos nos amadurecer política e partidariamente, desenvolvermos a consciência política. Essa crítica feroz à pulverização desastrada de larvicida causa um incômodo à "classe política", porém é um incômodo momentâneo. Precisamos dar o troco nas urnas, elegendo um agente de saúde vereador, oxalá dois; não sei se estamos amadurecidos a esse nível...

Apesar disso, precisamos abandonar os velhos queixumes, assumir papel preponderante e de protagonismo político-partidário. Desde que entrei nos quadros da Prefeitura de Salvador, em 2009,  desejava ver um ACE ou ACS eleito para ocupar cadeira na Casa do Povo. Penso que as próximas eleições podem ser um grande ensaio neste sentido. Precisamos reivindicar aqui e lá: aqui enquanto categoria; lá, na Câmara, como vereador.

No entanto, esse processo exige consciência, é preciso colocarmos lá dentro alguém que já provou ( e prova) que tem compromisso com a categoria, que  luta diuturnamente, nas menores e grandes questões,  na defesa dos agentes de saúde de Salvador. Por isso, não caiamos na asneira de  votar em alguém que caia de paraquedas, que ora é frio, ora é morno. Votemos, sim, em pessoas guerreiras, que dão a cara para bater, que se dedicam aos agentes.

Não tenhamos medo de assumir posições, de opinar, de se colocar defendendo candidatura. Eu, da minha parte, não fico em cima do muro quanto a isso, tenho opinião muito clara: a pré-candidatura de Cléber Bispo é a melhor para defender os agentes de saúde na Câmara de Salvador em 2022.

Portanto, é hora de fazermos política consciente, alçar e ocupar espaço de poder político. A meu ver, já se perdeu muito tempo para o alcance desta meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...