domingo, 31 de maio de 2020

A angústia, o medo e o pânico sobrevoam a vida dos ACEs e ACSs de Salvador






Assistir à aceleração de contaminados pelo coronavírus já deixa qualquer um  em alerta. Saber que pessoas estão indo a óbito  todos os dias por meio dos noticiários aumenta a sensação de angústia e medo. Ainda assim, tudo é sentido "a distância".

Mas essas sensações ficam mais intensas quando os adoecidos ou mortos são de "perto", parentes, amigos ou colegas. Os agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) da capital baiana sabem muito bem disso.

Já são alguns servidores com Covid-19 e três mortos pela doença. Diante dessa situação,"nos sentimos impotentes",  lamentou emocionado Enádio Careca, presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces). Os diretores dessa entidade Cléber Bispo e sua esposa, Ana Lice, também foram infectados, estão com sintomas bem leves e seguem em quarentena em casa.

Nos grupos das redes sociais, os agentes expõem medo, apreensão e muita angústia diante do avanço do coronavírus na categoria. As emoções andam à flor da pele e não são poucos os que deixam aflorá-las com choros; o pânico é outro  visitante que não quer ir embora da vida de muitos trabalhadores. A possibilidade de contaminação está abalando seriamente a saúde mental dos ACEs e ACSs.

São reações completamente compreensíveis perante a iminência de ataque de um inimigo invisível. Neste momento, a arma que deve ser usada e abusada são os cuidados recomendados pelos especialistas. Além disso, a solidariedade, o conforto do ombro amigo, a esperança e a fé são aliados indispensáveis nesta dura luta, mas que vai passar.




Nota de Falecimento




É com muito pesar que comunicamos o falecimento do Sr.Bartolomeu, tio do presidente da Associação dos Agentes  Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces), Enádio Careca. Nossa solidariedade a Enádio e demais familiares. Que Deus console a todos.




 



Nota de Falecimento





É com muito pesar que comunicamos o falecimento do agente de combate às endemias (ACE) Francisco Odelito Santana. O servidor era do Distrito Sanitário Itapagipe. O companheiro fazia parte do grupo de risco e estava sob suspeita de ter contraído a Covid-19; fez o exame pelo Hapvida e estava aguardando o resultado. Nossas condolências aos familiares e amigos. Que Deus conforte a todos.

sábado, 30 de maio de 2020

Só movida pelo Espírito Santo uma pessoa pode chamar Maria de "Mãe do meu Senhor"

Nossa Senhora Rainha da Paz (com imagens) | Nossa senhora da paz ...



O mês de maio é todo dedicado pela Igreja Católica àquela que Deus escolheu e preparou para ser a mãe de Jesus, o Cristo, a Virgem de Nazaré. Diferentemente da 1ª Eva que disse não ao projeto divino, a Santíssima Maria, a nova Eva, disse sim, dessa forma tornou-se colaboradora no plano de  salvação."Feliz és tu que creste, porque se cumprirá o que o Senhor te anunciou", disse Santa Isabel (Lc 1,45).
Na Igreja Católica, cumpre-se plenamente a profecia: "Daqui para a frente me felicitarão todas as gerações" ( Lc 1, 48). Maria é Mãe da Igreja porque seu Filho é cabeça da Igreja ( cf. Cl 1,18). É Mãe da Salvação,  do Salvador,  do Senhor. É Mãe de Deus porque Jesus é Deus, é a Segunda Pessoa da santíssima Trindade. São Tomé fez a solene profissão de fé diante de Jesus ressuscitado: "Meu Senhor e meu Deus" ( Jo 20, 28).

A Virgem de  Nazaré é a Arca da Aliança não porque carrega pedras, mas porque traz no seu ventre a Palavra de Deus feita homem. Toda bela. Toda linda. Toda cheia de fé. Toda cheia de graça ( Lc 1,28).

Hoje, último dia do mês de maio, a coroamos simbolicamente como rainha porque seu Filhe é rei. O anjo Gabriel a saudou como rainha: "Ave cheia de graça" ( a interjeição "ave" era dirigida a reis e imperadores). O autor do Apocalipse pensa em Maria como rainha. " Um grande sinal apareceu no céu: uma mulher vestida de sol, a lua sob os pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Estava grávida e gritava de dor no momento do parto" ( Ap 12,1). Visão maravilhosa da Mãe do Senhor.

Recorramos, pois, a intercessão de nossa Mãe do Céu porque, como nas Bodas de Caná, ela apresenta a Jesus nossas necessidades (cf. Jo 2, 2-11). Maria sempre nos aponta Jesus - o caminho a seguir - e nos pede: "Façam tudo o que ele disser" (Jo 2,5).

Mas ninguém pode reconhecer a Maria dessa forma senão for pela ação do Espírito Santo. Santa Isabel foi a primeira a experimentar essa graça. "Isabel cheia do Espírito Santo, exclamou :  "Quem sou eu para que me visite a mãe de meu Senhor?" (Lc 1,41- 44).

Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.


quinta-feira, 28 de maio de 2020

Estudos da Ufba revelam que a Sussuarana tem baixo índice de isolamento social


BAIRROS PERIFÉRICOS TÊM MENOR ISOLAMENTO EM SALVADOR



Os bairros periféricos de Salvador Jardim Cajazeiras, Jardim Santo Inácio, Pau da Lima, São Marcos, Arenoso e Sussuarana apresentam os piores índices de isolamento social. Essa constatação veio dos estudos do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia (ISC/Ufba).

Segundo os pesquisadores, o que explica essa situação são alguns fatores, como o deslocamento das pessoas para o trabalho, a organização das moradias, o predomínio do trabalho informal e outras questões financeiras.

No período de 23 de março a 27 de abril, esses locais tiveram uma adesão média de 48% ao isolamento social, ficando abaixo dos 57% alcançados por bairros como Stella Maris, Graça, Vitória, Barra, Garcia e Pituba.

É muito provável que a prefeitura imponha ações mais restritivas a esses bairros nos próximos dias.





Fonte: Bahia Economica























ACE internada em hospital falece por Covid19; Cléber Bispo testa positivo



A agente de combate às endemias (ACE ) Janete Oliveira Santos, do Distrito Sanitário Pau da Lima, que atuava em Canabrava, veio a óbito por conta da Covid-19. A servidora estava na UPA de São Marcos e depois foi transferida para o Hospital da Sagrada Família. É o segundo caso de morte na categoria.

O diretor da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) Cléber Bispo foi infectado também pelo coronavírus. O sindicalista estava assintomático e só descobriu após a testagem para Covid-19 . Ele segue em quarentena e está bem

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Solidariedade ao Líder Geral de Itapuã (A), Jutaí Lisboa





Muitas categorias fazem uma verdadeira corrente de solidariedade quando um profissional seu é acometido pela tão temerosa doença Covid-19. Homenagens são feitas, orações multiplicam-se em um comovido processo de empatia direcionado ao colega que sofre, torcendo pela sua recuperação. Não há como não se sentir tocado por uma comoção dessas.

Apesar disso, há agentes de saúde da capital baiana que precisam aprender com outros profissionais como se portar diante da fragilidade emocional por que passa um colega  acometido pela famigerada Covid-19. Isso porque são repulsivos e deprimentes os comentários - na verdade fofoca - veiculados em um blog, acusando (ou insinuando) o Líder Geral de Itapuã (A), Jutaí Lisboa, de ter ido trabalhar mesmo sabendo que estava contaminado pelo coronavírus, portanto, colocando em risco a saúde dos outros colegas.

A suposta denúncia feita pelo veículo de comunicação não passa de uma barriga. Isso significa dizer que a informação não foi checada e, irresponsavelmente, veiculada. Pior do que isso foi a insensibilidade do blogueiro à situação tão frágil enfrentada pelo líder geral. Lamentavelmente, a infeliz denúncia encontrou eco em tresloucado propagador de ofensas eivadas de palavas de baixo calão e desprovidas de qualquer respeito para com os colegas. Felizmente, o acusado postou áudio nas redes sociais desmentindo as informações divulgadas. 

Nossa solidariedade a Jutaí Lisboa e rezamos pela sua completa recuperação o mais breve possível. Sabemos de seu ilibado comportamento e compromisso com as atividades  que desenvolve, além do respeito para com os seus companheiros de trabalho. Somos conscientes de que os  equívocos propagados pelo blog e seu replicador fiel não representam o sentimento dos agentes de saúde de Salvador, por isso mesmo devemos repeli-los. 

Podem corrigir a lambança pedindo desculpas. 

Força, companheiro Jutaí! Já, já estará retomando suas atividades.

Secretário de Saúde de Salvador lamenta morte de ACE vítima da Covid-19




Léo Prates, secretário de Saúde de Salvador, em entrevista a programa matinal da Record Bahia, lamentou a morte do agente de combate às endemias (ACE) Jacome Eduardo Perrucho Brito, do Distrito Sanitário Itapagipe, 1ª vítima fatal da Covid-19 da categoria dos agentes de saúde.

terça-feira, 26 de maio de 2020

Covid-19 faz sua 1ª vítima entre os agentes de saúde de Salvador


A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up e atividades ao ar livre


O agente de combate às Endemias (ACE) Jacome Eduardo Perrucho Brito é a 1ª vítima fatal da Covid-19 entre os agantes de saúde de Salvador. O servidor era do Distrito Sanitário Itapagipe e veio a óbito hoje. "Recebemos com muita tristeza o falecimento do companheiro e prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos", lamentou Cléber Bispo, diretor da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces).






Chikungunya aumenta 815% na Bahia



A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou dados que apontam crescimento de 815% nos casos de chikungunya na Bahia de janeiro a maio de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado.

É uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado. Seus sintomas são febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, cansaço, inflamação e inchaço das articulações. Não há vacina, e o tratamento dos pacientes é feito com medicação para combater os sintomas.

O melhor remédio, no entanto, continua sendo a prevenção. Nada de deixar os reservatórios destampados nem vasilhames a céu aberto. Além disso, o lixo deve ser acondicionado e descartado onde é feita a coleta.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Jornal Nacional ressalta importância do ACE e ACS no combate ao coronavírus





A edição do Jornal Nacional desta segunda-feira(25) trouxe uma excelente matéria sobre a atuação  do agente de combate às endemias (ACE) e agentes comunitário de saúde (ACS) no combate ao Aedes aegypti e coronavírus. A reportagem ainda ressaltou que esses profissionais  são o único acesso ao  Serviço Único de Saúde (SUS) para muitas pessoas moradoras nos mais diversos rincões do Brasil. Trata-se de uma reconhecida importância de uma categoria que dedica boa parte de sua vida para educar e instruir na prevenção a doenças que acometem milhares de brasileiros, como zika, dengue, chikungunya, coronavírus, diabetes, hipertensão, dentre outras doenças.

Suspensão do consignado: Aaces provoca 1º contato com Bradesco






Após a live a convite do presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces), Enádio Careca, e o diretor Cléber Bispo, sobre a suspensão do empréstimo consignado, o presidente do Sindicato dos Bancários na Bahia, Augusto Vasconcelos, resolveu intermediar, a pedido da associação, a emblemática questão junto ao Bradesco. 

O bancário ainda disse que a Prefeitura de Salvador não fez nenhum movimento no sentido de atender a demanda dos servidores para que parcelas do empréstimo consignado pudessem ser suspensas. Não entrou em contato com o Bradesco. Ou seja, o primeiro contato com a instituição financeira sobre o assunto foi realizado por Augusto, atendendo solicitação da Aaces.

O Bradesco prometeu analisar a solicitação e em breve apresentará uma resposta, pelo menos foi o que revelou o sindicalista dos bancários em áudio que circula nas redes sociais. Quem viver verá.











sábado, 23 de maio de 2020

Sussuarana já acumula 39 casos de Covid-19; veja a situação de outros bairros


O Jornal Correio publicou hoje (23), na versão on-line, os casos de Covid-19 distribuídos nos bairros de Salvador; Sussuarana já acumula 39 pessoas infectadas. Logo abaixo, está a lista completa; confira.
Acupe - 21
Águas Claras - 20
Alto da Terezinha - 11
Altos das Pombas - 4
Alto do Cabrito - 7
Alto do Coqueirinho - 2
Amaralina - 13
Arenoso - 14
Arraial do Retiro - 9
Bairro da Paz - 10
Baixa de Quintas - 4
Barbalho - 15
Barra - 40
Barreiras - 13
Barris - 5
Beiru/Tancredo Neves - 28
Boa Viagem - 4
Boa Vista de São Caetano - 16
Boca da Mata - 10
Boca do Rio - 35
Bom Juá - 2
Bonfim - 56
Brotas - 96
Cabula - 53
Caixa D'Água - 23
Cajazeiras II - 4
Cajazeiras V - 4
Cajazeiras VI - 6
Cajazeiras VIII - 4
Cajazeiras X - 6
Cajazeiras XI - 33
Calabar - 1
Calabetão - 3
Caminho das Árvores - 33
Caminho de Areia - 17
Campinas de Pirajá - 6
Canabrava - 16
Candeal - 15
Canela - 12
Capelinha - 8
Cassange - 2
Castelo Branco - 20
Centro - 17
Chapada do Rio Vermelho - 2
Cidade Nova - 17
Comércio - 1
Cosme de Farias - 45
Costa Azul - 20
Coutos - 17
Curuzu - 15
Dom Avelar - 4
Doron - 21
Engenho Velho da Federação - 26
Engenho Velho de Brotas - 41
Engomadeira - 4
Fazenda Coutos - 20
Fazenda Grande do Retiro - 51
Fazenda Grande I - 4
Fazenda Grande II - 9
Fazenda Grande III - 13
Fazenda IV - 2
Federação - 52
Garcia - 23
Graça - 28
Granjas Rurais Presidente Vargas - 2
IAPI - 23
Imbuí - 47
Itacaranha - 18
Itaigara - 29
Itapuã - 58
Jardim Armação - 17
Jardim Cajazeiras - 3
Jardim das Margaridas - 15
Jardim Nova Esperança - 20
Jardim Santo Inácio - 11
Liberdade - 66
Lobato - 51
Luiz Anselmo - 4
Macaúbas - 5
Marechal Rondon - 18
Mares - 4
Massaraduba - 44
Mata Escura - 35
Matatu - 16
Monte Serrat - 5
Mussurunga - 31
Narandiba - 17
Nazaré - 20
Nordeste de Amaralina - 38
Nova Brasília - 23
Nova Constituinte - 3
Nova Esperança - 1
Novo Horizonte - 10
Nova Sussuarana - 8
Novo Marotinho - 2
Ondina - 31
Palestina - 4
Paripe - 33
Patamares - 47
Pau da Lima - 26
Pau Miúdo - 18
Periperi - 49
Pernambués - 57
Pero Vaz - 21
Piatã - 31
Pirajá - 34
Pituaçu - 14
Pituba - 118
Plataforma - 61
Prai Grande - 7
Resgate - 4
Retiro - 4
Ribeira - 41
Rio Sena - 12
Rio Vermelho - 34
Roma - 9
Saboeiro - 9
Santa Cruz - 18
Santa Mônica - 13
Santo Agostinho - 4
São Caetano - 30
São Cristóvão - 34
São Gonçalo - 5
São João do Cabrito - 3
São Marcos - 60
São Rafael - 2
São Tomé - 6
Saramandaia - 2
Saúde - 3
Sete de Abril - 14
Stella Maris - 19
Stiep - 12
Sussuarana - 39
Tororó - 3
Trobogy - 5
Uruguai - 67
Vale dos Lagos - 4
Valéria - 8
Vila Canária - 5
Vila Laura - 20
Vila Ruy Barbosa/Jardim Cruzeiro - 14
Vitória - 12

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Salvador já acumula 1.510 casos de chikungunya e 1 morte





O Estado da Bahia teve aumento de 540% dos casos de chikungunya de janeiro a abril deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Já a capital baiana acumula 1.510 casos da doença, registrando um aumento de 730% .

Por isso, é importante a participação da comunidade no combate ao Aedes aegypti. Os reservatórios precisam ficam bem vedados, o lixo deve ser acondicionado e descartado no local de coleta. Além disso, não deixar nenhum vasilhame a céu aberto para não acumular água de chuva.


terça-feira, 19 de maio de 2020

ACS da Unidade de Saúde Doron testa positivo para Covid-19


Um agente comunitário de saúde (ACS) testou positivo para Covid-19. O servidor é da Unidade de Saúde da Família Dr. Carlos Santana Doron. Trata-se do quarto caso confirmado, uma vez que três médicos já se infectaram. Os pacientes estão assintomáticos, mas já estão de quarentena. Na unidade, trabalham 12  ACSs.

O resultado do exame  saiu na última sexta-feira e "deixou os demais agentes em pânico", informou uma servidora que não quis se identificar. Por conta disso, todos os servidores serão testados.  Uma agente está com febre e apresentando outros sintomas.

O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, já autorizou a testagem de todos os agentes de saúde, que começou hoje (18) no Distrito Sanitário Itapagipe.

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Coronavírus: Todos ACEs e ACSs de Salvador serão testados






Segundo o Blog da Aaces, todos os agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) da capital baiana serão testados para verificar se contraíram ou não a Covid-19. O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, autorizou a testagem.

Os ACSs serão testados nas unidades de saúde; enquanto os ACEs, nos pontos de apoio (PAs). Hoje (18) foi o dia do Distrito de Itapagipe, amanhã será  a vez do de Barra/Rio Vermelho (B).

Contra o coronavírus, a Aaces vai distribuir kit aos associados




A Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) está muito preocupada com a preservação da saúde dos agentes de saúde da capital baiana diante da grave crise de saúde pública provocada pela pandemia do coronavírus. Por isso, como forma de prevenção, vai distribuir um kit ( álcool 70 com dispensador para o reabastecimento, luvas e máscaras ) aos seus associados. A distribuição o correrá a partir do dia 22 de maio  às sextas-feiras, das 9 às 17h, até quando perdurar a pandemia.

No caso dos agentes de combate às endemias (ACEs), o líder geral ou líder de equipe deve ir à sede da Aaces, que fica na Rua da Salete, 54, ao lado da Faculdade Visconde de Cairu, nos Barris, e levar uma lista com o nome do associado, matrícula nova ou CPF ou, então, a foto do crachá no celular. A mesma recomendação vale para os agentes comunitários de saúde (ACSs), sendo que um agente da unidade vá representando os demais colegas.

Unidade de Saúde de Sussuarana é arrombada no final de semana




A Unidade de Saúde da Família Sussuarana Raimundo Agripino, localizada na Avenida Ulisses Guimarães, na Sussuarana Velha, sofreu ação de arrombamento e roubo neste final de semana. Ao chegarem na unidade para trabalhar, os servidores ficaram assustados com o estado em que se encontrava o local. "Levaram tudo, computadores e até o ponto eletrônico", lamentou o agente comunitário de saúde Elias Santana.

Além disso, cortaram a rede elétrica, o que comprometeu as vacinas que estavam no frízer. Na última sexta-fera (15), a unidade passou por uma reforma à noite, o que leva a supor que o crime deva ter ocorrido no sábado ou domingo. Ainda não  há informações sobre a autoria do fato.



 

sábado, 16 de maio de 2020

Nota de Falecimento





É com muito pesar que comunicamos o falecimento do agente de combate às endemias da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) Rey Rene. O servidor era do Distrito Sanitário Subúrbio/Rodoviário, na capital baiana. Nossa solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor. Que Deus conforte a todos.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Prefeitura de Salvador diz não à suspensão do empréstimo consignado







Sob muita pressão de liderança dos agentes de saúde, a Prefeitura de Salvador responde oficialmente à demanda da categoria. Os servidores pleiteavam a suspensão do consignado por pelo menos três meses, mas a gestão negou. "Infelizmente a resposta não foi a que queríamos, mas vamos continuar lutando", lamentou o sindicalista Enádio. O presidente da Câmera soteropolitana, Geraldo Júnior, até que tentou, por meio de projeto de indicação votado unanimemente pelos vereadores, sensibilizar o Executivo para que a suspensão ocorresse, mas todo esforço foi vão.

A Prefeitura de Salvador geralmente é intransigente para conceder algum benefício aos agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs). Foi assim com o projeto de lei que enquadrava os trabalhadores no grupo de profissionais de saúde do plano de cargo, quando ACM Neto vetou. Além disso, recusa-se a cumprir a lei que instituiu o Piso Nacional dos ACEs e ACSs, embora receba verba federal para isso.


Parabéns ao ACE Arivaldo Moreira!





Parabenizamos o agente de combate às endemias (ACE) e diretor da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) Arivaldo. Saúde, sucesso, paz e bem, companheiro! Feliz aniversário, Arivaldo!


domingo, 10 de maio de 2020

Diretor da Aaces homenageia as mães em rede social




O diretor da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) Cléber Bispo fez uma bonita homenagem às mães  em rede social. O sindicalista, além de  parabenizar as mães agentes de saúde, alertou  sobre a necessidade de as homenageadas do  dia ficarem em casa por causa da pandemia do coronavírus.

Feliz Dia das Mães!




Hoje é dia de celebrar aquelas que devem ser comemoradas todos os dias: as Mães.

Falar delas é sempre mergulhar no mar das emoções. Isso porque são guardiães e provedoras do cuidado, do carinho e da proteção. Movem-se pela paixão e amor aos filhos. São incansáveis na esperança de que eles sempre possam melhorar, em alguns casos , se recuperar; amor de mãe é o que mais se aproxima do amor divino: perdoa sempre, acolhe sempre, sempre está disponível, deseja sempre o melhor aos filhos.

Por conta disso, um dia não é suficiente para comemorá-las. Hoje, 10 de maio, no entanto, são celebradas; o que se faz neste Segundo Domingo de maio é apenas um ensaio do que deve ser comemorado nos 365 dias do ano.
 
Então, feliz Dia das Mães a todos, sobretudo a dos agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACS). Lembramos ainda das mães falecidas, cuja recordação traz algum sofrimento aos filhos. A estas minha recomendação à misericórdia de Deus - Pai e à intercessão da Mãe do Senhor, a Virgem de Nazaré.

Claro, não poderia esquecer de minha mãe,Ana Maria Moraes. Beijos e abraços virtuais, D. Ana.

Fiquem em casa!




sábado, 9 de maio de 2020

O ACE precisa mais do que uma camisa vestida




O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, apareceu em rede social vestido com a camisa de farda do agente de combate às endemias falando das atividades do servidor. Ponto positivo para a categoria porque, até então, o gestor só usava a farda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Mas vestir camisa é fácil, o difícil é ofertar condições adequadas para que o agente possa desenvolver bem e com segurança suas atividades. Mas também  ter o seu direito de reajuste salarial respeitado, o que não ocorre há 5 anos.

Além disso, a Prefeitura de Salvador insiste em não  implantar o Piso Nacional dos agentes de saúde , embora receba mensalmente os recursos federais. Ou seja, os trabalhadores continuam sendo desvalorizados pelo prefeito ACM Neto. 

Por isso, espera-se que o "vestir a camisa" do secretário se traduza em ações efetivas em favor dos ACEs e dos agentes comunitários de saúde (ACSs). Para começar, poderia levantar  a bandeira da suspensão do empréstimo consignado por 4 meses, estender  a bonificação do governo federal aos profissionais de saúde residentes aos ACEs e ACSs, se não implantar o piso, pelo menos igualar o vencimento inicial ao salário mínimo. Que tal, secretário, vestir essa camisa?


Que presidente é este?




Desgraçadamente presidente, Jair Bolsonaro faz churrasco hoje (9) para comemorar o quê? O sofrimento de milhares de famílias que choram a perda dos entes queridos vítimas da Covid-19? Que governante é este?!

Nero - a besta do apocalipse: 666 corresponde ao nome César Nero - tocava lira enquanto Roma ardia em fogo, morrendo uma grande quantidade de pessoas no incêndio. Jair Bolsonaro - o falso messias - serve carne, apesar de milhares de brasileiros estarem perdendo a vida pelo avanço do coronavírus. Ou seja: o mesmo espírito de morte que guiava o imperador romano guia o presidente do Brasil.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Parabéns à ACS Marileide!

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado



Parabenizamos a agente comunitária de saúde (ACS) Marileide, da Unidade de Saúde Doron, em Salvador, pela celebração de mais um ano de vida. Desejamos à colega saúde, sucesso e muitas bênçãos sobre sua existência. Feliz aniversário, Marileide!

Parabéns ao ACS Elias Santana!


A imagem pode conter: Elias Santana e Ubiraci Moraes

É com muita alegria que parabenizamos o agente comunitário de saúde (ACS) Elias Santana, da Unidade de Saúde da Família Sussuarana Raimundo Agripino, em Salvador por mais um ano de vida. Desejamos ao companheiro saúde, prosperidade e muitas realizações nesta nova etapa de sua existência. Ainda desejamos que se sinta amado pelas pessoas que gozam de sua amizade e chuva de bênçãos caia continuamente sobre sua vida e de sua família. Feliz aniversário, Elias!

terça-feira, 5 de maio de 2020

Parabéns à ACS Ana Lice!



É com muita alegria que parabenizamos a agente comunitário de saúde (ACS) Ana Lice por mais um ano de vida. À companheira desejamos saúde, paz e muitas bênçãos divinas sobre sua vida. Feliz aniversário, Ana!

Nota de Falecimento


É com muita tristeza que comunicamos o falecimento do agente de combate às endemias (ACE) Adelmo. O servidor era lotado no Distrito Sanitário São Caetano/Valéria, em Salvador. Nossas condolências aos familiares e amigos. Que Deus conforte a todos.

domingo, 3 de maio de 2020

Emenda garante reajuste salarial aos ACEs e ACSs no projeto de lei de auxílio financeiro aos estados e municípios


O projeto de lei de auxílio financeiro aos estados e municípios foi aprovado ontem (2) pelo Senado. Uma emenda garantiu que os profissionais considerados essenciais ao controle de doenças e a manutenção da ordem pública, dentre os quais estão os agente de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs), não tivessem o reajuste salarial suspenso, como os demais  servidores.

Vale ressaltar que o governo federal condiciou o acesso ao aporte financeiro aos estados e municípios que suspendessem, dentre outras questões, o reajuste salarial dos servidores públicos até dezembro de 2021. O texto agora segue para a Câmara. Abaixo, segue a lista de todos os profissionais que manterão o aumentou salarial.

§ 1º Para efeitos do disposto no caput deste artigo, são considerados profissionais essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública:

I - médicos;

II - enfermeiros;

III - fisioterapeutas;

IV - psicólogos;

V - assistentes sociais;

VI - policiais federais, civis, militares e membros das Forças Armadas;

VII - bombeiros militares;

VIII - agentes de fiscalização;

IX - agentes comunitários de saúde; 

X - agentes de combate às endemias; 

XI - técnicos de enfermagem; 

XII - biólogos, biomédicos e técnicos em análises clínicas; 

XIII - coveiros e trabalhadores de serviços funerários e de autópsia; 

XIV - profissionais de limpeza; 

XV - farmacêuticos, bioquímicos e técnicos em farmácia; 

XVI - cirurgiões-dentistas; 

XVII - motoristas de ambulância; 

XVIII – guardas municipais;

XIX - outros profissionais que trabalhem ou sejam convocados a trabalhar nas unidades de saúde durante o período de isolamento social e que tenham contato com pessoas ou com materiais que ofereçam risco de contaminação pelo coronavírus.

sábado, 2 de maio de 2020

Parabéns ao ACE Dilton Bispo!


É com muita alegria que parabenizamos o agente de combate às endemias (ACE) Dilton Bispo, do Cabula/Beiru (B), Novo Horizonte, por mais um ano de vida. Desejamos ao companheiro muita saúde, tranquilidade na família e muitas bênçãos sobre sua vida. Feliz aniversário, Dilton!

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Dia do Trabalhador: tempo de reflexão e luta




A celebração do Dia do Trabalho ou o Dia do Trabalhador é consequência direta de luta por melhores condições de trabalho e salariais. Foi assim em 1º de maio de 1886, quando uma greve geral paralisou os parques industrias de Chicago, nos Estados Unidos, desencadeando manifestações e conflitos violentos.

A comemoração desta data, portanto, é tempo de organizar e fortalecer a luta, é manter o sonho de melhores dias para o trabalhador e a trabalhadora, que dão parte significativa de sua vida para promover o desenvolvimento de uma sociedade.

Em tempo de pandemia do coronavírus, as propostas de governos comprometidos com o capitalismo é mais arrocho salarial e insensibilidade com o sofrimento dos mais vulneráveis. Trata-se apenas de atitudes já praticadas contra o povo, agora sob a égide da crise de saúde pública.

As dificuldades enfrentadas pelo sistema de saúde pública não são decorrentes necessariamente pelo avanço descontrolado da doença, mas também pelo descaso com a saúde pública: faltam insumos, faltam profissionais, faltam hospitais, clínicas e unidades de saúde bem estruturados.

Por isso, não se pode vivenciar esta data como meramente festiva, porém como de luta, perdas e conquistas. É momento de reflexão, de insatisfação com o "status quo", de revolta contra toda esta situação que oprime e desvaloriza as diversas categorias de trabalhadores e trabalhadoras.

Ainda assim, cabe felicitação aos homens e às mulheres, aos jovens e idosos que trabalham e lutam, dando contribuição importante para o bem-estar da população. Aqui, quero particularizar os profissionais considerados essenciais neste momento crítico por que passa o País: profissionais de saúde, caminhoneiros, trabalhadores na área de limpeza pública, e transporte público.

Permitam-me, dentre os profissionais particularizados, ressaltar ainda os agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs). Esses trabalhadores estão na linha de frente do combate  não só do coronavírus, mas também da zika, chikungunya, dengue, diabetes, hipertensão. Enfim, são elos entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a população mais carente que vive no recôndito das terras brasileiras. Parabéns aos guerreiros, que nem sempre são valorizados pelas guerras que enfrentam no dia a dia.


Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...