terça-feira, 31 de março de 2020

Parabéns à ACE Balbina Pereira!


É com muita alegria que parabenizamos a agente de combate às endemias (ACE) Balbina Pereira por mais um ano de vida. Muitas felicidades e saúde, colega! Feliz aniversário!



Parabéns à ACE Balbina Visitação!

A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna
Nossas felicitações hoje vão para a agente de combate às endemias (ACE) Balbina Visitação. Desejamos à colega saúde e muitas bênçãos sobre a vida dela. Feliz aniversário, Balbina!

sábado, 28 de março de 2020

Campanha salarial em tempo de coronavírus



Há de se reconhecer o empenho das Entidades Unificadas representantes dos agentes de saúde de Salvador para tentar resolver o imbróglio no qual se tornou o reajuste salarial da categoria. A gestão fez do tempo seu grande aliado para embromar os servidores, fazendo de conta que queria resolver o problema. Nunca quis. A prova é que a campanha se arrasta até hoje.

Em tempo de coronavírus, a pandemia pode servir de argumentação para desfavorecer os trabalhadores. ACM Neto cogitou  até tirar gratificações, mas o alcaide só se esquece de dizer que há mais ou menos 5 anos anos nenhum servidor teve reajuste salarial. No caso dos agentes - que é mais agravante -, não implantou o Piso Nacional, embora receba mensalmente os recursos federais para fazê-lo. 

Portanto, nada justifica uma possível resistência em dar o devido reajuste alegando a pandemia. Isso porque ao longo destes anos todos os servidores não viram um centavo a mais na sua conta, e os recursos federais não cumprem seu objetivo de pagar o piso salarial.

Na terça-feira (31), haverá mais uma Mesa de Negociação. Que as entidades tenham jogo de cintura e façam o que for possível para que se acenda uma luz no final do túnel.

Nota de Falecimento: local e horário


O sepultamento do agente de combate às endemias (ACE) Palmas, do Distrito Centro Histórico, será às 15h30min, na Ordem Terceira de São Francisco, em Baixa de Quintas. Reiteramos nossas condolências aos familiares e amigos. Que Deus console a todos.

Nota de Falecimento


É com muito pesar que comunicamos o falecimento do servidor público e apoiador das lutas dos agentes de saúde da capital baiana Sr. Silvano. Nossas condolências aos familiares e amigos.



sexta-feira, 27 de março de 2020

Nota de Falecimento


É com muita tristeza que comunicamos o falecimento do agente de combate às endemias (ACE) Palma, do Distrito Centro Histórico. Nossas condolências aos familiares e amigos. Que Deus conforte a todos.

quinta-feira, 26 de março de 2020

Associados da Aaces ganham ação do Piso Nacional; não caberá recurso ao STF


Matéria publicada no Blog da Aaces informa que associados da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) obtiveram resultado positivo em ação movida na justiça reivindicando a implantação do Piso Nacional dos agentes de saúde da capital baiana. Ainda segundo o blog, não caberá recurso ao Suprema Tribunal de Justiça (STF).  Veja o texto da decisão na íntegra:

Isto posto, VOTO no sentido de CONHECER e DAR PROVIMENTO PARCIAL AO RECURSO para, determinar a imediata implementação do pagamento do piso nacional da categoria, nos termos regulamentados pela Lei nº 11.350/2006, devendo considerar para tanto o vencimento básico do cargo , com os devidos reflexos legais, bem como as diferenças relativas ao pagamento de seu vencimento inicial da carreira em valor inferior ao piso nacional, nos termos da referida lei, a partir de 23 de junho de 2015 (data de publicação do Decreto 8474/2015) até o trânsito em julgado da presente ação, bem como a sua integração, repercussão e reflexos nas férias simples, acrescidas de 1/3, 13º salários, gratificações, descanso semanal remunerado, adicionais por tempo de serviço, progressões verticais e horizontais, avanços de nível, horas extras, outros adicionais e demais parcelas salariais e remuneratórias, observando-se a prescrição quinquenal e limitando-se a condenação ao limite de alçada dos Juizados Especiais da Fazenda Pública.

Determino, ainda, que a correção monetária dos valores devidos pelas Rés, nos presentes autos, observe o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), e, quanto aos juros moratórios, por se não tratar de débito de origem tributária, seja utilizado o mesmo índice utilizado para a correção dos valores da caderneta de poupança. 

Sem condenação ao pagamento de custas e honorários advocatícios, em razão do resultado. É como voto. 

ANA CONCEIÇÃO BARBUDA FERREIRA 
JUÍZA RELATORA

Parabéns ao ACE Ubiraci Moraes!

Hoje é dia de parabenizar o agente de combate às endemias (ACE) e editor deste blog, Ubiraci Moraes, por mais um ano de vida. Desejamos ao companheiro muita saúde, dindim no bolso e muitas bênçãos sobre a vida dele. Feliz aniversário, Ubiraci!

terça-feira, 24 de março de 2020

Pituba segue sendo o bairro com maior número de casos de Covid-19 em Salvador; confira a lista completa

Resultado de imagem para Imagem de salvador

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS)  divulgou mais uma balanço dos casos de corona vírus na capital baiana. O bairro da Pituba segue sendo o maior com número de casos; veja a lista:

* Pituba - 7;

* Horto Florestal - 6;

* Graça, Brotas e caminho das Árvores - 4;

* Barra - 3;

* Canela, Costa Azul, Itaigara, Ondina, Massaranduba, Paralela, Pernambués, Rio Vermelho, Santa Tereza, Armação, Alphaville, Jardim de Alah, Praia do Flamengo, São Caetano, Stiep e  Jardim Apipema.

Agentes de saúde temem colapso financeiro com proposta de retirada de gratificações de Neto


Os agentes de saúde de Salvador vêm amargando perda de poder de compra há tempos no governo ACM Neto. Isso porque há 5 anos que os servidores não têm reajuste salarial. Além disso, Neto não cumpre a Lei 12.994, que instituiu o piso salarial nacional da categoria, embora receba mensalmente os recursos federais.

Com o advento da pandemia do coronavírus, o gestor fala em conter gastos, inclusive suspendendo gratificações de servidores. Um absurdo para quem já ganha mal. O vencimento básico de um agente hoje é de R$877,07. Portanto, se esse pacote de maldades se concretizar, a maioria dos agentes de saúde verá sua vida financeira entrar em colapso.

A proposta do prefeito da capital baiana, portanto, vai na contramão de ações que deveriam robustecer as finanças dos trabalhadores que ganham um salário muito baixo. Espera-se que a proposta considere a situação desses trabalhadores e não os alcance. Os agentes estão muito temerosos.

segunda-feira, 23 de março de 2020

Começa vacinação contra gripe; idosos serão vacinados de acordo com o mês de nascimento




Hoje (23) começa a vacinação contra a gripe e H1N1 em todo território nacional e se estende até 22 de maio de 2020. Em Salvador, foram disponibilizados 143 postos de saúde com a vacina, além de 14 supermercados que firmaram parceria com a Prefeitura de Salvador e 12 pontos de drive-thru, que permitirão que os idosos sejam vacinados sem precisar sair do carro.


O público alvo da campanha são crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, idosos (a partir de 60 anos), puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, jovens de 12 a 21 anos de sob medidas socioeducativas, professores, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Neste primeiro momento, o público alvo são os idosos e os profissionais de saúde. Os idosos serão vacinados de acordo com o mês de nascimento; veja o calendário.




Parabéns ao ACE Marcus Santos!




É com muita alegria que parabenizamos o agente de combate às endemias (ACE) Marcus Santos. Desejamos ao companheiro saúde, dindim no bolso e muito axé na sua vida. Feliz aniversário, Marcus!

domingo, 22 de março de 2020

Pituba é o bairro com maior número de pessoas infectadas pelo coronavírus; confira a lista completa

O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, divulgou a lista com os bairros que já tiveram pessoas infectadas pelo coronavírus nas redes sociais. Pituba é o bairro que concentra o maior número de casos; confira.




DISTRIBUICAO DE CASOS DE COVID POR BAIRRO
Pituba-5
Graça-3
Horto Florestal-3
Costa Azul-2
Alphaville-1
Brotas-1
Canela-1
Massaranduba-1
Ondina-1
Paralela-1
Pernambues-1
Rio Vermelho-1
Caminho das Árvores-1
PS: 3 não constam s identificação do bairro

sábado, 21 de março de 2020

Coronavírus e insanidade religiosa





O pastor Leen Man-hee, líder da Igreja sul-coreana de Jesus, está sendo investigado pelo Ministério Público coreano por negligência grave e pode ser acusado por homicídio culposo. Isso porque 60% dos casos do coronavírus na Coreia do Sul serem de membros de sua igreja; 28 pessoas já morreram em consequência da doença.

No Brasil, os empresários da fé Silas Malafaia e Edir Macedo estavam seguindo o mesmo caminho irresponsável e criminoso ao exporem milhões de pessoas, sobretudo idosos, a uma possível infecção pelo coronavírus. Malafaia já recuou diante das pressões e dos decretos governamentais. O dono da Record, também pressionado, deve adotar a mesma atitude.

Esses dois líderes de pessoas ingênuas vão contra tudo que é razoável. Mesmo com o alerta de infectologistas do mundo inteiro para que não ocorra aglomeração, eles simplesmente ignoram e desprezam a orientação científica, numa manifestação egoísta e estúpida. Deveriam ser denunciados por atentado à saúde pública.

Apesar dessa insanidade, há líderes religiosos, nos mais diversos segmentos religiosos, que abraçam a responsabilidade e o cuidado com a vida de seus seguidores. O arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, alerta que “o desprezo pela ciência é grave e pode levar a consequências desastrosas”. É importante ser realista e não desprezar a realidade e a verdade dos fatos", afirmou o religioso sobre a proliferação do coronavírus. Fica  a dica para os gurus responsáveis pela sustentação religiosa  do governo Bolsonaro.














sexta-feira, 20 de março de 2020

Veja o resultado da reunião entre as Entidades Unificadas e a gestão




Na manhã desta sexta-feira (20),  foi realizada uma reunião entre as Entidades Unificadas e a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Andréa Salvador, a DAS e o Gabinete do secretário de Saúde . A discussão do encontro gerou em torno das atividades dos agentes de saúde em um momento delicado da proliferação do coronavírus. 

Um ponto de comum acordo foi o suspensão das atividades dos agentes de saúde na ausência dos EPIs. A gestão se comprometeu em fornecê-los nos próximos dias. Mas, sem a devida proteção, os servidores não irão a campo exercer suas funções. Veja o documento com a deliberação da reunião.

quinta-feira, 19 de março de 2020

Urgente: gerente do CCZ convoca Entidades Unificadas para tratar das atividades dos agentes em tempo de pandemia do coronavírus



A gerente do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador, Andréa Salvador, convocou uma reunião de urgência com as Entidades Unificadas amanhã (20), às 9h, para tratar do trabalho dos agentes de combate às endemias (ACEs) da capital baiana em tempos de pandemia de coronavírus e epidemia de arboviroses.

Os servidores estão trabalhando sem EPIs, portanto, estão  expostos ainda mais a uma possível infecção pelo coronavírus. Se o trabalho desses profissionais é de extrema importância para combater a dengue, zika e chikungunya, preservar a saúde deles se faz urgente também.

A resolução mínima que a categoria espera dessa reunião é que máscara e álcool em gel sejam disponibilizados. Ou, então, suspendam  as atividades como a prefeitura de Campo Grande já fez; o que não pode é que os ACEs continuem trabalhando da maneira que estão.

Decreto de ACM Neto determina quais servidores vão trabalhar em casa; leia o texto


DECRETO Nº 32.268 de 18 de março de 2020 Declara situação de emergência no Município de Salvador e define outras medidas para o enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus.

Trabalho remoto (Trabalhar em casa) para servidores públicos municipais 

Art. 10 - Fica instituído, no âmbito da Prefeitura Municipal do Salvador, o trabalho remoto, enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19), para: 

I - servidores que tenham 60 (sessenta) ou mais anos de idade; 

II - servidores que tenham histórico de doenças respiratórias e doenças crônicas; 

III - servidoras grávidas; 

IV - servidores que utilizam medicamentos imunossupressores. 

§ 1º Os servidores enquadrados nos incisos II, III e IV deste artigo deverão informar a condição aplicável, bem como, enviar os documentos médicos comprobatórios do seu enquadramento no respectivo grupo de risco, por meio eletrônico, para o e-mail atestadodigitalDGP@salvador.ba.gov. br. 

§ 2º A chefia imediata estabelecerá as atividades a serem exercidas no sistema de trabalho remoto, com a indicação dos prazos de execução e o acompanhamento das entregas. 

§ 3º O disposto neste artigo não se aplica aos órgãos ou às entidades que, por sua natureza ou em razão do interesse público, desenvolvam atividades de indispensável continuidade, bem como aos servidores públicos municipais dos órgãos e entidades indicados no parágrafo único do art. 3º, deste Decreto. Dispensa de frequência de Estagiários, exceto da Secretária Municipal de Saúde 

Art. 11. Ficam os estagiários da Prefeitura Municipal do Salvador, exceto os da Secretária Municipal de Saúde, dispensados de comparecer às repartições públicas em que desempenham suas atividades, enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19): Viagens para os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo e viagens internacionais 

Art. 12. Fica vedada a realização de viagem por quaisquer agentes públicos municipais, a serviço ou particular, com destino para os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, bem como, para quaisquer destinos internacionais. Novas regras de quarentena para agentes públicos municipais 

Art. 13. Os agentes públicos municipais que realizaram viagens com destino para os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, bem como, para quaisquer destinos internacionais, independentemente de apresentarem sintomas associados ao coronavírus (COVID-19), conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, deverão executar suas atividades remotamente até o sétimo dia contado da data do seu retorno à cidade do Salvador. Parágrafo único. À critério da chefia imediata, as pessoas referidas no caput do art. 3º deste Decreto, que em razão da natureza das atividades desempenhadas não puderem executar suas atribuições remotamente, poderão ter sua frequência abonada. Entrega de atestados para concessão de licença médica nos casos de afastamento por suspeita ou diagnóstico de contaminação por COVID-19 ou quaisquer outros quadros virais respiratórios. 

Art. 14. A entrega de atestados para concessão de licença médica por suspeita ou diagnóstico de contaminação por COVID-19 ou quaisquer outros quadros virais respiratórios observará o seguinte procedimento: 

I - Todo servidor público municipal, após atendimento médico e suspeita de COVID-19 ou quaisquer outros quadros virais respiratórios, deverá encaminhar relatório médico contendo a suspeita e a indicação de isolamento domiciliar ou internamento, com a informação dos dias de quarentena necessários, para o e-mail atestadodigitalDGP@salvador.ba.gov.br; 

II - Por tratar-se de doença de notificação compulsória, não há impedimento para informação do CID no referido documento; 

III - O envio do e-mail referido no inciso I deverá conter no corpo da mensagem a identificação completa do servidor (nome completo, CPF e matrícula), bem como de seu órgão/entidade de lotação, além da documentação anexa conforme descrita no inciso I; 

IV - Os relatórios recebidos via e-mail serão encaminhados à Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde – SMS para fins de reforço na notificação;

V - Os servidores vinculados ao INSS (REDA e Cargo Comissionado exclusivo), após entrega do atestado especificado no inciso I acima à chefia imediata, deverão – caso necessitem ampliação do prazo de afastamento – comparecer à Junta Médica/GEIMS no dia útil imediatamente posterior ao último dia de afastamento para fins de avaliação e encaminhamento ao INSS, caso necessário; 

VI - O servidor, após o período de afastamento concluído e cessadas as medidas restritivas estabelecidas no documento que trata no inc I, deverá procurar a Junta Médica/GEIMS para apresentar o atestado de afastamento original. § 1º As regras gerais da licença médica estão mantidas, de acordo com a Lei Complementar nº 01/1991, art. 110, I a IV, e seguintes, bem como o Ofício Circular DGP nº 014/2019 e todos os demais dispositivos vigentes no momento desta publicação. § 2ºA alteração nos procedimentos perdurará no decorrer da vigência das demais medidas de contingência para enfrentamento da pandemia de COVID-19. § 3º As medidas ora estabelecidas estão sujeitas à ampliação ou revogação a qualquer momento, podendo ser ajustadas gradativa e progressivamente a depender da propagação do coronavírus (COVID-19) e seus desdobramentos sobre a dinâmica social. Disposições finais 

Art. 15 Caberá aos Secretários e Dirigentes dos órgãos e entidades integrantes da Administração Pública Municipal Direta e Indireta assegurar a preservação e funcionamento dos serviços considerados essenciais ou estratégicos. 

Art. 16. Os titulares dos órgãos da Administração Direta, Autarquias e Fundações, no âmbito de sua competência, poderão expedir normas complementares, relativamente à execução deste decreto, e decidir casos omissos. 

Art. 17. Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação. 

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DO SALVADOR, 
em 18 de março de 2020. 

ANTONIO CARLOS PEIXOTO DE MAGALHÃES NETO

 Prefeito


quarta-feira, 18 de março de 2020

Para que serve o Comunicado do CCZ?


O maior problema dos agentes de saúde da capital baiana hoje, em tempos de pandemia do coronavírus, é a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) para que os servidores possam realizar suas atividades com o mínimo de proteção. Sabe-se que a função dos trabalhadores, intrinsecamente os expõe a uma situação de risco. Isso porque o contato direto com as pessoas é constante. Portanto, sem esses EPIs, as atividades deveriam ser suspensas até que máscara e álcool em gel fossem providenciados.

O comunicado do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ao campo hoje (18) tenta mitigar o problema, mas não o resolve, já que o contato dos profissionais com as pessoas continua, portanto a exposição a uma possível infecção pelo coronavírus torna-se possível.

A simples suspensão da visita intradomiciliar não é suficiente para proteger os agentes, apenas serve para que o trabalho seja feito de forma insatisfatória, além de impedir que reservatórios focados deixem de ser devidamente inspecionados e tratados; confira o texto do comunicado na íntegra.



Salvador, 18 de março de 2020

CI GCZO/SUGARBO Nº 80/2020

COMUNICADO AO CAMPO Nº 02

Sabe-se que o município vem enfrentando um cenário epidemiológico, com aumento do número de casos suspeitos e confirmados de dengue, zika e chukungunya, em relação ao ano de 2019. No entanto, paralela a esta condição, o município também já registra a ocorrência de casos de COVID19 e vem se preparando, através de medidas preventivas, para impedir ou retardar o avanço do novo Coronavírus (Covid-19) no território.

Desta forma, o Centro de Controle de Zoonoses, considerou como necessária a aplicação imediata de algumas medidas preventivas temporárias à forma de trabalho dos ACEs que atuam diretamente na visita aos imóveis.

Para tanto, o Centro de Controle de Zoonoses orienta que sejam tomadas as seguintes medidas imediatamente:

1. Nas atividades dos ACEs, durante a visita ao imóvel, sejam restritas à área peridomiciliar. Dessa forma, ficará temporariamente suspensa a inspeção na área intradomiciliar, com consequente reforço das orientações ao morador sobre a identificação de criadouros e a sua eliminação como ação essencial ao controle vetorial do Aedes.

2. Intensificação como ações complementares as visitas a terrenos baldios, ações do chaveiro, mutirões de limpeza e bloqueio de transmissão que visam a eliminação de focos larvários e consequente diminuição da circulação viral.

Isolina Miguez Allem Ciuffo  Eliaci Couto de Lima Costa

SUGARBO/CCZ                   SUCAB/CCZ

Em tempo de coronavírus, Unidades Unificadas vão discutir com MPT situação dos agentes de saúde de Salvador

Sem Equipamento de Proteção Individual (EPI), os agentes de saúde de Salvador, representados pelas Entidades Unificadas, terão audiência amanhã (19), às 14h, com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para discutir a situação perigosa em que os profissionais se encontram ao realizarem suas  atividades diretamente em contato com  a população, mas sem usar máscara e álcool em gel.

O presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces), Enádio Careca, em vídeo divulgado nas redes sociais, fala sobre o assunto; ouça.

terça-feira, 17 de março de 2020

Sem EPI, ACS e ACE de Salvador trabalham ainda mais expostos ao coronavírus

A maior preocupação de estados e municípios é criar estratégias que contenham a disseminação acelerada do coronavírus. Por isso, aglomeração de pessoas está proibida, parques públicos, cinemas, escolas, bibliotecas e museus já estão suspendendo o funcionamento. Isso porque os infectologistas advertem sobre o risco desses locais, por concentrarem muitas pessoas, serem disseminadores em potencial de vírus.  Além disso, os especialistas prescrevem a necessidade de lavar as mãos constantemente com água e sabão ou utilizar o álcool em gel 70, evitar abraços e manter a distância entre as pessoas de, no mínimo, 1,50 cm.

 As atividades do agente de combate às endemias (ACE) e agente comunitário de saúde (ACS) os expõem a uma constante  situação de risco. Esses profissionais exercem suas funções diretamente em contato com a população, quer em atendimentos em unidades de saúde, quer em  visitas a domicílios.

Por isso, além de terem uma exposição ao coronavírus em decorrência das próprias atividades realizadas, o ACE e ACS de Salvador enfrentam um outro agravante que é a falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI). No caso específico, máscaras e álcool em gel 70. Como podem trabalhar assim?

O secretário de Saúde, Léo Prates, já se manifestou afirmando que houve problema com a empresa fornecedora. Sim, e daí? Enquanto não se resolve, os agentes de saúde ficam reféns de uma possível infecção pelo coronavírus? Não seria mais prudente e sensato suspender as atividades dos servidores até que as máscaras e álcool em gel sejam providenciados?  Por pusilanimidade nas ações preventivas, a Itália está pagando um alto preço. Os agentes da capital baiana também serão vítimas desse mesmo descaso?

Morre 1ª vítima do coronavírus no Brasil

O Estado de São Paulo registra a 1ª  morte pelo coronavírus no Brasil. A vítima é um homem de 62 anos. 

segunda-feira, 16 de março de 2020

As aulas em escolas municipal e particular de Salvador são suspensas quarta-feira (18)


A Prefeitura de Salvador acaba de anunciar que cinemas, academias de ginástica, parques públicos, escolas municipal e particular terão as aulas e os expedientes suspensos por 15 dias a partir de quarta-feira (18). A iniciativa foi tomada como meio de impedir a disseminação do novo Coronavírus.

sábado, 14 de março de 2020

Parabéns ao ACE Raimundo Silva!


É com muita alegria que parabenizamos o agente de combate às endemias (ACE) Raimundo Silva pela passagem do seu aniversário. Saúde, paz e bem, companheiro! Feliz aniversário!

A Feira da Comunidade de Novo Horizonte acontece hoje (14)

Depois de ser suspensa devido ao mau tempo, A Feira da Comunidade do Novo Horizonte acontece hoje (14) no estacionamento da Escola Municipal Novo Horizonte, no final de linha, das 9h às 15h. No evento, os moradores da comunidade poderão desfrutar dos serviços de artesanato, moda, papelaria, cosméticos e ainda curtir os shows dos cantores Lucius Sena com participação de Carol Santos (ambos agentes de saúde) e Jeanne Vox com o melhor da MPB, além da Banda Vibe 3 e roda de capoeira e dança. Não perca essa oportunidade! Venha se divertir e escutar música de qualidade!





























sexta-feira, 13 de março de 2020

Agentes de saúde de Salvador realizam assembleia quinta-feira (19)

Os agentes de saúde da capital baiana vão realizar assembleia na próxima quinta-feira (19). Na pauta, o auxílio fardamento e a cobrança da resposta da gestão à contraproposta aprovada pela categoria. O encontro será em frente à Secretaria Municipal de Gestão (Semge), às 9h, nos Barris.

Lobato tem a 1 ª morte por chikungunya de 2020



Salvador teve aumento de 640% de casos notificados de chikungunya no início de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado. No bairro do Lobato, ocorreu a 1ª morte pela doença."Estamos preocupados com o novo Coronavírus, mas estamos esquecendo de um inimigo já instalado. Nossa preocupação maior é a chikungunya", falou Prates, em coletiva dada na manhã desta sexta-feira (13).

quarta-feira, 11 de março de 2020

Nota de Falecimento


É com muita tristeza que comunicamos o falecimento do agente de combate às endemias (ACE) da Funasa Jilson Pereira da Silva. O colega morava na Nova Sussuarana e era conhecido pelo bom humor, camaradagem e pela vaidade dos anéis de prata que ostentava nos dedos. Que Deus conforte os amigos e familiares

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, oceano, água e atividades ao ar livre


terça-feira, 10 de março de 2020

Tarifa de ônibus fica mais cara na quinta-feira: R$4,20

Acabou o teatro  da Prefeitura de Salvador. ACM Neto bate o martelo, e a tarifa de ônibus da capital baiana passa a R$4,20 quinta-feira. Um reajuste de 5%, mas a população continua a ter um serviço de péssima qualidade.

segunda-feira, 9 de março de 2020

Parabéns ao ACE Alex Santos!

A imagem pode conter: Alex Santos, sorrindo, close-up
Parabenizamos o agente de combate às endemias (ACE)  e diretor da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces) Alex Santos por mais um ano de vida. Paz , saúde e bênção sobre sua vida, Alex. Feliz aniversário!

domingo, 8 de março de 2020

Hoje é dia de celebrar as Marias!


As Marias das dores e das alegrias

As Marias das lutas e dos fracassos

As Marias das perseveranças

As Marias trabalhadoras

As Marias chefas de família

As Marias incansáveis no cuidado

As Marias meninas, mulheres e avós

As Marias mães, irmãs e tias

As Marias sobrinhas e primas

As Marias firmes e ternas 

As Marias proféticas e das fés 

As Marias amantes e amadas

As Marias subjugadas e esquecidas

As Marias vivas e falecidas

As Marias de 8 de maio e de todos os dias

A Maria de Jesus e nossa

Salve as Mulheres hoje e sempre!

Resultado de imagem para Imagem de Maria das dores

sábado, 7 de março de 2020

Chuva: Feira da Comunidade do Novo Horizonte é suspensa

Os organizadores da Feira da Comunidade do Novo Horizonte informam que o evento que estava marcado para acontecer hoje (7) foi suspenso por causa da chuva que cai em Salvador. Outra data deve ser divulgada em breve.

sexta-feira, 6 de março de 2020

Reforma da Previdência: Presidente da Aaces convoca categoria



O presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (Aaces), Enádio Careca, em vídeo, convoca os agentes de saúde da capital baiana para manifestação a realizar-se na próxima terça-feira (10), às 13h, em frente à Câmara de Vereadores. O aumento de 11% para 14% da alíquota previdenciária é um dos pontos negativos do projeto de lei enviado para apreciação dos parlamentares; assista ao vídeo e confira.

Feira da Comunidade do Novo Horizonte; agentes-cantores são atrações



O bairro do Novo Horizonte de Sussuarana vai promover A Feira da Comunidade do Novo Horizonte no estacionamento da Escola Municipal Novo Horizonte, no final de linha, na manhã de sábado (7), das 9h às 15h. No evento, os moradores da comunidade poderão desfrutar dos serviços de artesanato, moda, papelaria, cosméticos e ainda curtir os shows dos cantores Lucius Sena com participação de Carol Santos (ambos agentes de saúde) e Jeanne Vox com o melhor da MPB, além da Banda Vibe3 e roda de capoeira e dança.
Não perca essa oportunidade! Venha se divertir e escutar música de qualidade!



















Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...