Era tudo que os agentes de combate às endemias (ACEs) e agentes comunitários de saúde (ACSs) do Brasil temiam: que a relatoria da ação do Piso Nacional caísse nas mãos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Isso porque ele acatou um recurso do Prefeito ACM Neto contra a sentença do Tribunal de Justiça da Bahia que dava ganho de causa aos ACEs e ACSs da capital baiana, exigindo o pagamento imediato do Piso Nacional.
Depois que a maioria dos ministros do STF reconheceram a repercussão geral da ação, isto é, o julgamento da ação pelo plenário valerá para todo Brasil. Se for positivo, não haverá mais nenhum questionamento sobre o pagamento, mas, se negativo, todos os agentes de saúde perderão direito ao Piso Nacional.
Pelo seu histórico de negação, a categoria teme que Alexandre de Moraes apresente relatório contrário ao direito dos trabalhadores. Por isso, para quem tem fé, é bom ir rezando e se mobilizando no sentido de fazer pressão sobre a Corte para que os servidores saiam vitoriosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário