sexta-feira, 30 de abril de 2021

Piso Nacional: Será que ACM Neto irá marcar a história dos agentes de saúde de Salvador?


Quando era candidato ao Palácio Tomé de Souza, ACM Neto prometera a alguns agentes de saúde se, eleito, implantaria o Piso Nacional. Vitorioso nas eleições, esqueceu a promessa feita. Pior. Realizou um mandato com mão de ferro. Não reajustou salário nem promoveu melhorias nas condições de trabalho dos servidores, sobretudo os agentes de combate às endemias (ACEs) e  agentes comunitários de saúde (ACSs). Negou-se a sancionar projeto de lei que colocava os ACEs e ACSs no Grupo de Profissionais de Saúde, apesar da sanção não trazer nenhum ônus aos cofres públicos.

Mobilizações, paralisações e greves foram realizadas pela categoria, mas continuava intransigente, ameaçando e cortando o dia de trabalho dos servidores. Afeito a promessas, já no segundo mandato como prefeito de Salvador, chegou a afirmar que faria "história" na vida dos agentes. Todos pensávamos que, enfim, o Piso Nacional seria pago. Isso porque os recursos federais chegavam todo mês às contas da prefeitura e só dependia da boa vontade do gestor. Ledo engano. Continuávamos com o salário achatado e perdendo poder de compra.

Diante dessa negativa em cumprir a lei do piso, sindicatos e associações moveram ações na justiça a fim de que o direito fosse garantido. O governo ACM Neto moveu céu e terra para barrá-las. Atualmente, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a julgar uma ação de repercussão geral, o que pode significar nossa glória ( acreditamos nisso) ou nossa perdição. Se o STF for a favor dos trabalhadores, não caberá mais nenhum questionamento sobre o pagamento do Piso Nacional. Se for contra, perderemos o direito.  A ministra Carmen Lúcia será a relatora da ação. Se os ministros mantiverem o mesmo posicionamento que tiveram com o piso dos professores, obteremos êxito.

ACM Neto terminou seus mandatos sem implantar o Piso Nacional dos ACEs e ACSs, mas ainda pode fazer história derrubando-o não só para os agentes soteropolitanos, mas também para  os agentes de saúde de todo Brasil. Quem viver verá.



quinta-feira, 29 de abril de 2021

ACEs e ACSs devem pressionar prefeitos para que façam adesão ao programa do curso técnico da categoria

 







Com a publicação do Edital 1, de 28 de abril de 2021, no Diário Oficial da União, foi dado mais um passo em direção à implementação do Programa Saúde com Agente, que visa à formação técnica dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate às endemias (ACEs).  Trata-se de uma chamada pública para que os gestores municipal, estadual e do  Distrito Federal façam  adesão ao programa.

"Portanto, a partir de agora  é você aí na base, o seu sindicato, a sua representação que devem exigir dos gestores que façam essa adesão" , afirma  Ilda Correia, presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs).   Ou seja, os ACEs e ACSs devem pressionar os prefeitos por meio dos seus representantes sindicais. Sabe-se que muitos deles criam alguns empecilhos quando surgem leis ou programas que beneficiem esses trabalhadores; a não implantação do Piso Nacional pelo prefeito de Salvador é um exemplo cabal disso.


Nota de Falecimento


É com muita tristeza que informamos que Manoel Bonfim Cerqueira Barreto, irmão do agente de combate às endemias (ACE) Cléber Cerqueira, do Distrito Sanitário Cabula/Beiru (B), que estava desaparecido, foi encontrado, mas infelizmente morto. Nossas condolências ao colega Cléber e a seus familiares. Que Deus conforte a todos.

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Agentes de saúde fazem assembleia em frente à Câmara Municipal; veja os informes


Os agentes de saúde de Salvador fizeram assembleia em frente à Câmara Municipal hoje à tarde. Os servidores reivindicam Piso Nacional, melhores condições de trabalho, auxílio fardamento. Há 8 anos os trabalhadores não têm reajuste salarial, e a prefeitura  insiste em  não implantar o Piso Nacional, apesar de receber recursos federais para fazer o pagamento.


No encontro, os agentes fizeram retrospectiva da luta da categoria, além de homenagear os colegas que perderam a vida para a Covid-19, representando-os simbolicamente com cruzes. Enádio Careca, presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias (Aaces), ressaltou a importância da união das associações e sindicatos para a garantia do direito da vacinação dos trabalhadores

.

O vereador Tiago Ferreira (PT) fez-se presente à assembleia, apoiou o movimento e disponibilizou o mandato para ajudar a categoria.

Os agentes de saúde , também, foram informados do resultado da reunião entre as Entidades Unificadas e a Gestão ontem. O secretário Léo Prates garantiu que o auxílio fardamento entra na conta do próximo mês, 31 de maio; não entrará na folha deste mês porque já teria fechado. Além disso, as lideranças conseguiram garantir na mesa de negociação o aumento da insalubridade dos agentes que trabalham com a Ultra Baixo Volume (UBV) de 20% para 40%, mas não ficou esclarecido quando começariam ver isso no contracheque.


Piso Nacional, ou pelo menos a equiparação do vencimento básico ao salário mínimo, está descartado por enquanto. A Gestão alega alto gasto no combate ao coronavírus, "só que se esquece de que os recursos que custeiam o pagamento salarial dos agentes vêm da Fonte 014, isto é, trata-se de verba carimbada do governo federal", apontaram os sindicalistas.

A vacinação de cães e gatos na Escola Municipal Novo Horizonte começa dia 15 de abril

Os moradores do bairro do Novo Horizonte de Sussuarana e adjacências devem ficar atentos. Amanhã (15), começa a vacinação de cães e gatos na localidade. A aplicação da vacina ocorre na Escola Municipal Novo Horizonte, final de linha do bairro, das 8h às 12h, nos dias 15 e 16 de abril de 2021.

Não deixe de vacinar seus animaizinhos. Quem cria deve cuidar bem dos bichinhos.

Em breve, o castramóvel estará no Novo Horizonte. Por isso, guarde a caderneta de vacinação, porque será exigida para a triagem de castração dos animais.

Em tempo: Foi divulgado num banner  que a vacinação começaria hoje, mas houve um imprevisto, razão por que o início começará dia 15.

terça-feira, 13 de abril de 2021

Entidades Unificadas reuniram-se com a Gestão; amanhã repassam as informações na assembleia



Hoje, ocorreu reunião entre as Entidades Unificadas e a Gestão. Na pauta do encontro, as reivindicações dos agentes de saúde da capital baiana. Todos os informes serão repassados à categoria durante assembleia, amanhã, que será realizada em frente à Câmara Municipal, às 13h.

Os servidores amargam salário defasado, sem reajuste salarial há anos, e sem a implantação do Piso Nacional e do auxílio fardamento.

Quem deseja mudanças e construir as possíveis soluções deve comparecer amanhã, às 13h, à assembleia em frente à Câmara Municipal.

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Assembleia dos ACEs e ACSs dia 14: É hora de dar nossa contribuição à luta

 


As Entidades Unificadas dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate às endemias (ACEs) de Salvador convocam  assembleia da categoria para quarta-feira (14), às 13h, em frente à Câmara Municipal de Salvador. Fazem parte da pauta os seguintes itens:

* Piso Nacional;

* Horário ininterrupto para os ACSs;

* Fardamento e EPIs;

* Melhores condições de trabalho;

* Margem consignável de 5%;

* aumento do percentual do adicional de insalubridade para a UBV;

* Restituição do adicional de insalubridade para ACE e ACS em restrição;

* O que ocorrer.

Apesar da pandemia, outras categorias já estão se reunindo e fazendo mobilização. Agora os agentes de saúde também precisam se mobilizar para cobrar o que lhes é de direito. Portanto, venha, participe, cobre, mas colabore participando das mobilizações.

A assembleia seguirá os protocolos de prevenção à covid-19.



sábado, 10 de abril de 2021

Dia 12 de abril começa vacinação contra gripe-influenza 2021; confira as fases



A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe-Influenza 2021 começa segunda-feira (12). A aplicação do imunizante vai de 12/04/2021 a 09/07/2021 e compreenderá três fases:  

É importante lembrar que as vacinas da Covid-19 e gripe não podem ser aplicadas juntas, devendo haver um intervalo de 14 dias entre as duas. Além disso, por causa da pandemia, deve-se dar prioridade à da Covid-19. Portanto, vacine-se já!

Nota de Falecimento


É com muito pesar que comunicamos o falecimento da agente de combate às endemias (ACE) Alvanira do Nascimento Sales, da Ilha do Bom Jesus dos Passos, em Salvador (BA).  Nossas condolências aos familiares e amigos. Que Deus conforte a todos.



quinta-feira, 8 de abril de 2021

CCJ aprova PL que reconhece ACE e ACS como profissionais de saúde e permite acúmulo de cargo público

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal (CCJ) aprovou na tarde desta  quinta-feira (8) o Projeto de Lei (PL)1802/19, do deputado Afonso Florence - PT/BA, que reconhece o agente de combate às endemias(ACE) e o agente comunitário de saúde (ACS) como profissionais de saúde. Isso possibilitará que esses profissionais possam acumular cargo público.

O texto agora segue ao Senado, onde se espera que a tramitação seja célere.

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Parabéns à ACE Marizete Pires!

Hoje é dia de parabenizar a agente de combate às endemias (ACE) e líder do grupo Mulher por Mulher, Marizete Pires, por mais um ano de vida. Desejamos saúde e muito sucesso à companheira nesta nova etapa de sua vida. Feliz aniversário, Marizete!

Parabéns ao ACE Ubiratan Azevedo!


É com muita alegria que parabenizamos o agente de combate às endemias (ACE) e diretor da Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces) Ubiratan Azevedo. Desejamos ao colega saúde, bênçãos divinas e muito amor dos entes queridos. Feliz aniversário, Ubiratan!

terça-feira, 6 de abril de 2021

Associação encampa campanha nacional em solidariedade a agente de saúde



O agente de combate às endemias (ACE) Augusto Reis Alves Ribeiro, de Salvador (BA), foi submetido a um procedimento cirúrgico. Por conta da cirurgia, o servidor foi encostado pelo Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres). O problema é que os agentes de Salvador não têm o direito ao Piso Nacional respeitado pela prefeitura. Hoje, ganham vencimento inicial no valor de R$877,07. A remuneração do colega foi cortada mais da metade, chegando a mais ou menos R$300,00, inviabilizando sua sobrevivência e gasto com tratamento.

Diante da lamentável situação, agentes de saúde solidarizaram-se com o sofrimento de Augusto e fizeram campanha nas redes sociais a fim de angariar recursos para aliviar as dificuldades do trabalhador. A Associação dos Agentes  Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador (Aaces) também abraçou a causa e lançou uma campanha a nível nacional.

O colega está sem condições financeiras para se deslocar de casa até o local onde faz as sessões de fisioterapia. Quem se sentir sensibilizado pode contribuir com qualquer quantia depositando ou transferindo para a Ag. 3553, Conta Corrente 70342-7, Bradesco, Augusto Reis Alves Ribeiro ou Pix (71) 992924643. Quem preferir pode entrar em contato direto com ele através do telefone ( também Whatsapp)  (71)98803-5669.


Postagem em destaque

Prefeitura de Salvador: Indisposição quando o assunto são os agentes de saúde

  Todos sabem da desvalorização com a qual a Prefeitura de Salvador trata os agentes de saúde ao longo de aproximadamente 12 anos. Primeiro ...