Leia o relato dos professores José Lucas Sobrinho e José Lourenço Dias, respectivamente, diretores do departamento jurídico e do departamento de organização da APLB-Sindicato, sobre a reunião realizada na SEC:
Na terça feira – 19 de maio de 2015 – a APLB-Sindicato, após ter realizado uma plenária com os professores (as) sob regime PST (Prestação de Serviço Temporário), ocorrida no auditório de sua sede na tarde de segunda, participou de uma reunião no gabinete da Secretaria de Educação do Estado, juntamente com uma comissão de professores (as) PST.
Estavam presentes Wilton Cunha, chefe de gabinete do secretário Osvaldo Barreto; e a professora Ana Lins, diretora da Sudepe. Pela APLB se fizeram presentes os professores Claudemir Nonato, José Lourenço Dias, Ana Angélica e José Lucas Sobrinho.
A reunião começou às 09h40min e terminou às 11h50. Inicialmente o professor Claudemir Nonato falou sobre o compromisso da entidade em utilizar de diversas formas na busca de uma educação estadual que seja laica e de qualidade, conforme preceitua a nossa Carta Magna.
A APLB-Sindicato cobrou da SEC um posicionamento em relação ao concurso público para professores efetivos. Os dirigentes observaram que, no entendimento da APLB, o PST e o REDA são serviços temporários e precários, que exploram os trabalhadores. “Mas não podemos nos furtar a defender os trabalhadores que estão nesses regimes”, ressaltou José Lourenço Dias.
Os pontos em discussão foram:
atraso no recebimento de salários
desconto do INSS não repassado
ajuda de custo de alimentação, transporte e difícil acesso
jornada de trabalho de 16 e 32 horas
restituição da diferença salarial dos meses de março e abril
utilização do tempo de ensino em sala de aula como pontuação para titulação em seleção REDA ou concurso para professor na rede
emissão de comprovante de vínculo profissional
respeito e valorização dos companheiros (as) nas unidades de ensino
instauração de uma mesa de negociação permanente que organize a seleção para REDA
convocação imediata dos professores (as) aprovados na seleção REDA de 2013
concurso público para professores efetivos
Nenhum comentário:
Postar um comentário