Senão todos, a maioria dos agentes de saúde de Salvador está "satisfeita" com a implantação da Emenda Constitucional 120 (EC)/22 no município. Foi uma luta árdua, cheia de altos e baixos, cansaços físico, emocional e psicológico.
A trajetória de luta começou em 2014 com a batalha pelo Piso Nacional, que foi determinado pela lei 12.994, mas que o então prefeito ACM Neto ( UB) intransigentemente não implantou.
Com a EC120 a batalha ganha mais munição, em 2022, para enfrentar o descumprimento indecoroso da Prefeitura de Salvador. O gestor resistiu, mas o apoio de extrema importância do presidente da Câmara, Geraldo Júnior (MDB), à causa dos servidores daria contornos imprevisíveis à luta.
Por unanimidade, os vereadores aprovaram a lei de reajuste dos servidores com emenda que garantia a EC120 e todas as gratificações, o mais famoso de todos os jabutis aprovados pelos edis. O prefeito Bruno Reis (UB) sancionou a lei, vetando a emenda. Nessa altura do campeonato, política partidária se separava da sindical por uma linha tênue, quase imperceptível. Foi o maior erro das Entidades Unificadas, tendo o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Estado da Bahia (Sindacs-BA) encabeçando o processo.
Desde o início, todos sabiam que o caminho pela implantação da EC120 passaria necessariamente pela negociação, que isso significaria alguma perda. O compromisso político das Entidades com o projeto de eleição da chapa do PT ao governo fez com que a corda se esticasse de tal forma, que terminou atrapalhando as negociações. O compromisso com a eleição de Geraldo Júnior (MDB) e Jerônimo (PT), por si só, não significou problema, mas a inabilidade e incompetência do Sindacs-BA fizeram com que a negociação se arrastasse por um tempo desnecessário. A situação ficou tão gritante, que os trabalhadores se reuniram e criaram uma comissão ( a Comissão Vida Nova) para ajudar no processo. No entanto, isso é assunto para tratar na 2a. parte desta matéria.
Parabéns pelo comentário muito pertinente.
ResponderExcluir